Como saber se você tem alergia a ácaros?

Duas das alergias respiratórias mais comuns são a asma e a rinite. E os ácaros são seres pequenos em tamanho, porém enormes em quantidade nos ambientes fechados, e que podem levar a diversos problemas de saúde, mesmo que indiretamente.

Neste artigo, saiba mais sobre esses microrganismos, os sinais característicos da alergia a ácaros e conheça dicas de controle ambiental para reduzir a presença e os impactos desses seres em sua vida. Acompanhe a seguir.

O que são os ácaros e como eles podem afetar nossa saúde?

Os ácaros domésticos são um tipo de aracnídeo invisível a olho nu, já que comumente chegam a medir em media 0,5 mm de comprimento. Eles se alimentam de substâncias orgânicas ricas em proteínas, incluindo restos de pele morta que soltamos diariamente em tapetes, sofá, roupas de cama, colchão, travesseiro, etc. Há estimativas de que mais de 1,5 milhão de ácaros habitem apenas em nossa cama.

A alergia a ácaros pode se manifestar, por exemplo, quando se aspira ou inala pedaços desses microrganismos mortos e as fezes que eles soltam. Em nosso corpo, esses elementos entram em contato com o mastócito, através do anticorpo da alergia (IgE). O mastócito é uma das células de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico. Com isso, o mastócito libera uma substância chamada histamina. Essa e outras substâncias agem em diversos órgãos, tecidos e sistemas do corpo, gerando os sinais e sintomas presentes nas doenças alérgicas.

Desse modo, embora diretamente eles não transmitam doenças, esses aracnídeos estão relacionados a boa parte das alergias. Asma, rinite, conjuntivite e dermatite atópica são algumas das condições que são estimuladas pelos ácaros.

Como saber se você tem alergia a ácaros? Quais são os principais sinais e sintomas e como é feito o diagnóstico?

A alergia a ácaros pode se apresentar com sinais e sintomas leves – como lacrimejamento, espirros, corrimento ou bloqueio nasal – ou graves – com tosse e falta de ar. Ainda, além de se manifestar no nariz e nos brônquios, também pode manifestar-se na pele, gerando coceira e o surgimento de eczemas, e nos olhos, com vermelhidão, coceira e lacrimejamento.

Desse modo, se você apresenta esses sinais e sintomas, procure um especialista para verificar sua suspeita de alergia a ácaros e obter o diagnóstico correto.

O diagnóstico para a alergia a ácaros baseia-se, sobretudo, no histórico detalhado do paciente em relação a sinais e sintomas e as manifestações surgidas principalmente a partir do contato com a poeira domestica, onde mais se frequentemente se encontram os ácaros.

A partir da existência de sinais e sintomas apos contato com ácaros, os testes alérgicos, realizados na pele ou através de exames em laboratório, confirmam a sensibilização e assim a existência de doença alérgica. 

Como é o tratamento para alergia a ácaros?

O tratamento para os problemas relacionados a esses microrganismos inicia pela prevenção. É preciso ter em mente que, mesmo nas casas com uma rotina de limpeza intensa, será possível encontrar ácaros. Por isso, é fundamental adotar medidas para reduzir a presença deles nos ambientes.

Os ácaros preferem permanecer e se reproduzir em locais com maior umidade do ar, de temperaturas elevadas, pouca luminosidade (sobretudo a natural) e com muita poeira. Portanto, é preciso agir para evitar quando possível essas condições ideias para eles.

Para isso, é recomendado:

  • Fazer faxinas frequentes na casa.
  • Eliminar focos de pó.
  • Evitar tapetes grossos e cortinas de tecido.
  • Optar por móveis que acumulem menos pó e que sejam fáceis de limpar (por exemplo, os de superfícies lisas).
  • Higienizar a roupa de cama com frequência, dando preferência a materiais sintéticos.
  • Utilizar nos travesseiros e colchões capas anti-ácaros.
  • Para limpar a casa, utilizar aspirador de pó com filtro HEPA.
  • Trocar os filtros do ar-condicionado conforme as recomendações do fabricante.
  • Abrir as janelas durante o dia, deixando o ambiente ensolarado e ventilado.
  • Colocar no sol itens que acumulem pó (como almofadas e bichos de pelúcia).

Além dessas medidas de controle ambiental, pode ser necessário tratamento medicamentoso para aliviar os sinais e sintomas da alergia. Assim, o médico poderá recomendar as medicações conforme a doença, suas queixas e gravidade.

E então, ficou mais claro para você como se dá a alergia a ácaros? Ficou com alguma dúvida sobre como saber se você tem essa condição? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *