5 dicas para usar o ar condicionado sem crises alérgicas

O calor do verão chegou com tudo e o uso do ar condicionado é uma realidade cada vez mais frequente. Com os dias mais quentes, esse equipamento nos ajuda a garantir o conforto térmico necessário para manter nossa rotina e nosso bem-estar. No entanto, essa prática deve respeitar alguns cuidados, de modo que se consiga aproveitar os benefícios do ar condicionado sem crises alérgicas.

Isso porque esse dispositivo tão requisitado nessa época do ano traz consigo o perigo de proliferação de ácaros, fungos e bactérias, o que pode ocasionar fortes crises de alergia.

Para ajudar você a evitar esse tipo de situação, preparamos o artigo de hoje. Confira as dicas a seguir!

Boas práticas para utilizar o ar condicionado sem crises alérgicas

Para garantir a climatização ideal, mas sem abrir mão de sua saúde, é importante:

1. Fazer a higienização adequada do equipamento

Antes de qualquer coisa, você precisa investir em uma boa higienização do ar condicionado. Especialmente antes de começar a temporada de verão, garantir que o filtro do ar esteja devidamente limpo é essencial. E sua retirada para limpeza regular deve ser seguida a risca.

Como o aparelho fica bastante tempo parado, ele acaba acumulando muitos ácaros, fungos e bactérias, o que atinge diretamente aqueles que apresentam alergias respiratórias. Desse modo, a limpeza e higienização mais completa do aparelho, realizada por profissionais certificados, deve ser de tempos em tempos, conforme recomenda o fabricante.

2. Utilizar o purificador de ar pode ajudar a usar o ar condicionado sem crises alérgicas

Você já ouviu falar sobre os purificadores de ar? Eles são uma alternativa para quem quer usar o ar condicionado sem crises alérgicas.

Esse aparelho ajuda a retirar e diminuir as impurezas do ar (como a poeira, a fumaça e os ácaros), devolvendo aos ambientes suas condições ideais.

3. Manter os ambientes limpos e arejados

Você vai precisar investir em rotinas de cuidado com seu ambiente para impedir que o ar condicionado traga prejuízos à sua saúde. É indispensável que você trabalhe com uma boa higienização e organização do espaço.

Mantenha tudo muito limpo e troque com frequência as roupas de cama e afins. Lave seus estofados e não esqueça de abrir as janelas nas primeiras horas da manhã para deixar o ambiente arejar.

Um detalhe importante: quanto maior for a exposição ao sol, melhor! A iluminação natural ajuda a eliminar a presença e a proliferação de ácaros no ambiente.

4. Utilizar a função de circulação do ar

O mercado atualmente oferece opções bastante inteligentes de ar condicionado, garantindo também uma segurança extra para aqueles que apresentam algum tipo de alergia. Há uma função nos aparelhos que já atuam com uma proposta de circulação do ar, garantindo que esse seja distribuído de forma homogênea em todo o ambiente. Isso ajuda a evitar o acúmulo de poeira, bem como de ácaros e bactérias.

5. Não direcione o ar diretamente para você

Se você já sabe que possui alguma alergia, evite direcionar o jato do ar condicionado diretamente em sua direção. Esse cuidado poderá ajudar a evitar crises alérgicas e a preservar sua saúde.

Além dessas dicas, sempre avalie a real necessidade de utilizar o aparelho. Seu uso em alguns momentos pode levar ao ressecamento de nariz, garganta, olhos e pele e estimular crises, problemas respiratórios, entre outros transtornos.

Como vimos, quando for necessário, usar o ar condicionado sem crises alérgicas é algo possível. Seguindo à risca os cuidados aqui compartilhados e sempre respeitando as orientações de seu médico, é possível garantir bem-estar mesmo na época mais quente do ano.

Quais cuidados você toma com o uso do ar condicionado? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Para saber mais sobre essa questão, confira também o artigo que preparamos com os riscos do ar condicionado e do ventilador para os alérgicos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *