Sinusite ou alergia: saiba como diferenciar

Os casos de sinusite são bastante comuns – sobretudo em épocas de tempo seco, quando a ocorrência tende a aumentar três vezes. No entanto, também é comum que essa condição seja confundida com outras patologias – por exemplo, é recorrente a dúvida se o caso se trata de sinusite ou alergia respiratória.

Por isso, é preciso ter bastante atenção à manifestação dos sintomas para relatá-los a um médico com precisão. Apenas a partir disso é possível fazer um diagnóstico correto e o tratamento assertivo.

No entanto, há alguns sinais e sintomas que podem ajudar a reconhecer se o caso pode ser de sinusite ou alergia. Para conhecê-los, acompanhe!

O que é sinusite?

A sinusite é uma doença de origem respiratória, que surge a partir de uma reação inflamatória na mucosa dos seios da face. Sua causa pode estar atrelada a diferentes fatores, tais como outras patologias recorrentes e/ou crônicas (gripes e alergias, por exemplo), ter a participação de agentes infecciosos (virais, bacterianos ou fúngicos, por exemplo) e até questões anatômicas, como desvio do septo nasal.

Quando devidamente tratada em sua forma aguda, comumente ela não causa complicações mais severas, mas pode ocasionar muita dor e desconforto no período de atividade. No entanto, nos casos em que o problema não é tratado adequadamente, pode gerar complicações mais sérias.

Já o quadro crônico leva o paciente a ter sintomas mais persistentes e recorrentes, como dor na face, secreção no nariz e na garganta, tosse, entre outros sinais e sintomas que levam o paciente a perceber e relatar que “vive doente”, tendo então as recaídas (períodos de adoecimento) muito frequentes, com procura de atendimento médico e uso de medicações. 

O que é alergia?

A alergia é uma reação adversa do sistema imunológico, desencadeada a partir do contato com uma substância percebida como estranha. O organismo, hipersensibilizado por essa substância (chamada alérgeno), comporta-se de forma intolerante e apresenta algumas manifestações, a partir de uma resposta exagerada.

Quando falamos em alergias respiratórias, geralmente temos como causa o contato com substâncias específicas que funcionam como alérgenos – como ácaros da poeira, pólen das flores, pelos de animais, baratas, fungos, etc. Além de outras substâncias que funcionam como “irritantes” das vias aéreas e acabam deixando a região vulnerável, levando às reações,. Exemplos desses últimos agentes são as mudanças climáticas, o tempo seco, a fumaça, cheiros fortes, etc.

A alergia respiratória que gera comprometimento no nariz é a rinite alérgica. Os pacientes podem apresentar sinais e sintomas típicos, que são recorrentes ou mais persistentes, como coceira, coriza, espirros e obstrução nas narinas. Surgem então após contato com o alérgeno e pioram com os fatores irritantes descritos acima. A sensibilidade do paciente ao alérgeno pode ser comprovada através dos testes alérgicos realizados na pele ou por exames de sangue. Essa uma doença crônica, mas controlada com os tratamentos, como anti-alérgicos orais (anti-histamínicos), os sprays nasais e/ou a imunoterapia alérgeno específica (conhecida popularmente como vacina de alergia).

Como identificar se é sinusite ou alergia?

Mas, então, como identificar se o seu quadro é de sinusite ou alergia? Ainda que sejam confundidas muitas vezes, essas ocorrências podem ser diferenciadas. Ou seja, é preciso prestar atenção nas manifestações do seu organismo para ajudar no diagnóstico. Mas também ter consciência que as duas doenças podem estar associadas no mesmo paciente.

Entre os principais sintomas da sinusite, estão:

  • Dor e pressão na face (especialmente na região dos seis nasais).
  • Dor de cabeça.
  • Dor de ouvido.
  • Dor no maxilar e nos dentes.
  • Congestão nasal.
  • Tosse com presença de secreção.
  • Perda do olfato.
  • Febre pode estar presente.

Por sua vez, fazem parte dos sintomas característicos da alergia respiratória (rinite alérgica):

  • Coceira no nariz.
  • Inchaço e vermelhidão na região do nariz.
  • Coriza clara (transparente).
  • Espirros frequentes.
  • Tosse seca (sem presença de secreção).
  • Irritação e coceira nos olhos podem estar associados.
  • Irritação na garganta.
  • Congestão nasal.

 

Apesar do fato de que reconhecer esses sinais e sintomas seja muito importante, lembre-se de que, para o correto diagnóstico entre alergia ou sinusite, a visita a um especialista é fundamental. Procure por um atendimento médico especializado para a identificação do quadro.

Qual é o melhor tratamento para sinusite ou alergia?

O melhor tratamento vai depender do correto diagnóstico, por isso é tão crucial garantir que seja feito por um médico especialista. Em se tratando de uma alergia, a administração dos sintomas deve ser feita sobretudo a partir da eliminação do contato com os alérgenos e do uso de medicações anti-histamínicas. No caso da sinusite, é comum se fazer necessário o uso de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios.

Independentemente se o caso for de sinusite ou alergia, ou as duas associadas, o importante é buscar o correto diagnóstico para estabelecer a melhor rotina de prevenção e tratamento. Ambas são reações que atrapalham a saúde e o bem-estar dos pacientes e precisam ser tratadas de forma coerente.

E então, está mais claro para você como diferenciar sinusite ou alergia? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *