Como identificar alérgenos nos rótulos de produtos?

Um dos desafios e das grandes preocupações de quem tem alergia alimentar por exemplo é a compra de produtos no supermercado, especialmente os itens industrializados. Isso porque muitas dessas mercadorias não apresentam com clareza a presença de determinadas substâncias que podem causar reações em quem tem sensibilidade ou intolerância a elas. Portanto, é necessário ficar de olhos bem abertos nos rótulos para identificar alérgenos presentes nos alimentos.

No artigo de hoje, confira algumas dicas para lidar com essa tarefa e para identificar alérgenos nos rótulos de produtos. Acompanhe.

1. Para identificar alérgenos, não vá com pressa ao mercado

Antes de aprender a ler os rótulos para identificar alérgenos, você deve adotar um novo comportamento de compras. Isso porque esse cuidado com os alérgenos lhe demandará mais tempo e paciência na hora de escolher os produtos.

Afinal, você terá de olhar com atenção cada uma das informações presentes na embalagem, fazer comparações e, por vezes, realizar pesquisas complementares na internet antes de adquirir certos itens.

2. Leia com atenção todos os ingredientes da fórmula

É preciso olhar todos os ingredientes presentes na fórmula dos produtos antes de tomar sua decisão de compra. Algumas vezes, as pessoas focam somente nos primeiros itens da lista (que são os que se apresentam em maior quantidade no produto) – mas pode ocorrer de os alérgenos estarem bem “escondidos” no final da fórmula. Portanto, é preciso atenção aos detalhes.

3. Cuidado com os alérgenos “escondidos”

Este é um ponto muito importante para identificar alérgenos nos rótulos de produtos. Nem sempre o ingrediente que você é alérgico virá descrito de forma explícita no rótulo.

Vamos pensar no exemplo do leite de vaca – uma das grandes causas de alergia. Não necessariamente você vai encontrar a palavra “leite” no rótulo: você pode encontrar outras derivadas ou aditivos que contêm essa substância – caseína, caseinato, whey protein, fermento lácteo, lactoalbumina e lactoglobulina são algumas dessas denominações.

Portanto, ao identificar uma alergia, converse com seu médico sobre essa questão e peça orientações sobre quais itens nos rótulos dos produtos você deve procurar para que sejam evitados.

4. Verifique, também, a informação dos traços de alérgenos

Os organismos que apresentam alergia tendem a ser muito sensíveis, e qualquer contato (mesmo que mínimo) pode ser razão para uma forte crise. Pensando nisso, é extremamente importante prestar atenção naquela informação em letras miúdas dos rótulos que diz “pode conter traços de …”.

Isso indica que o alimento em questão foi exposto a determinados alérgeno durante o seu processo de produção, o que pode ser motivo suficiente para o seu organismo se sentir agredido e reagir.

5. Compreenda que “sem glúten” e “sem lactose” não são sinônimos de “sem alérgenos”

Os produtos sem glúten e sem lactose viraram febre, inclusive entre aqueles que não apresentam alergia/intolerância às substâncias. Mas é preciso ter cuidado, pois eles podem estar cheios de alérgenos em suas composições.

Muitos acabam comprando esses produtos sem olhar com atenção para o rótulo, presumindo que eles são mais seguros e saudáveis – o que nem sempre é verdade. É preciso cuidar porque, em muitos casos, são utilizados ingredientes em substituição ao glúten ou lactose, e que podem ser razão de outras alergias (a farinha de amêndoa, por exemplo, é um grande risco para os alérgicos a oleaginosas). Além do fato de que produtos que dizem sem lactose (apenas isso), mantém as proteínas do leite em sua composição, que são justamente as causadoras da alergia.

Ainda que hoje já seja obrigação das indústrias alimentícias descreverem de forma clara nos rótulos a presença de alérgenos, reforçar o cuidado é fundamental. Preste muita atenção na hora de escolher os seus produtos, olhando com cautela cada um dos ingredientes da composição. E, para isso, naturalmente, é preciso ter o diagnóstico correto do seu tipo de alergia (intolerância à lactose, por exemplo, é uma questão metabólica diferente de alergia à proteína do leite). Portanto, a consulta, diagnóstico e acompanhamento de um medico especialista são imprescindíveis.

E então, ficou mais claro agora como identificar alérgenos nos rótulos de produtos? Que dificuldades você encontra na hora de escolher os produtos no mercado?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *