Verão: picadas de inseto e alergia

O verão traz consigo a possibilidade de momentos incríveis de sol, mar, piscina e lazer ao ar livre. No entanto, também se torna o momento de lidarmos com situações indesejadas, como as proporcionadas pelas picadas de inseto e alergia.

Acontece que o calor e a umidade favorecem a proliferação de determinados insetos, então, esse é um período especialmente perigoso para quem é obrigado a conviver com a dupla indesejada formada por inseto e alergia.

Nessa época, mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, percevejos, abelhas, vespas, entre outros insetos apresentam riscos mais acentuados para quem apresenta alergia a insetos. No verão, também deixamos nossa pele mais exposta, o que eleva as chances de sofrermos as picadas.

Neste artigo, saiba mais sobre como se dá essa reação alérgica e conheça dicas para evitar seus incômodos ou reações mais agressivas relacionadas à picada de inseto e alergia. Acompanhe a seguir.

O que acontece quando se é picado por insetos?

A picada de inseto mais comum é a do mosquito, e muitos de nós temos uma reação semelhante a ela, na qual nossa pele fica um pouco inchada ao redor da marca de picada e apresenta coceira.

Isso ocorre porque, quando os mosquitos picam, eles retiram sangue enquanto injetam parte de sua saliva, que contém um anticoagulante e proteínas. Como essas proteínas não são familiares ao nosso corpo, nosso sistema imunológico libera histamina e envia glóbulos brancos para a área. É principalmente a histamina que causa reações como a coceira, a inflamação e o inchaço na área dessas picadas. As proteínas presentes na saliva do inseto também geram as reações locais, comuns a qualquer pessoa que sofre a picada, independente dela ser ou não alérgica.

Então existe a reação mais leve a picada, que gera sintomas na pele, e no paciente que é sensível e desenvolve a alergia, as reações são de coceira, lesões vermelhas e papulares, que as vezes geram feridas, e ocorrem nos locais da picada e em outras áreas da pele a distância em consequência da reação imunológica desencadeada.

De forma geral, a relação entre picada de inseto e alergia que leva às piores reações são as que envolvem vespas, abelhas e formigas selvagens – essas, em última instância, podem até levar a óbito nos pacientes altamente sensibilizados as proteínas presentes nos venenos desses insetos.

Quais são os principais sintomas de uma reação alérgica à picada de inseto?

Quando picada de inseto e alergia se encontram, diversos sintomas podem ocorrer no organismo sensibilizado. Eles vão desde o inchaço na pele até o choque anafilático em casos mais agravados. Estima-se que em torno de 90% das pessoas picadas por insetos tenham reações mais brandas e o restante, as mais acentuadas e agressivas.

De modo geral, esses sintomas podem incluir:

  • Vermelhidão e inchaço na pele.
  • Dor e desconforto na área afetada.
  • Coceira.
  • Sensação de queimação ou formigamento na região da picada.

Para esses casos mais simples não piorarem, é fundamental não coçar o local. Ao coçar, pode-se abrir fendas na pele de proporções suficientes para que, com o auxílio das unhas, entrem bactérias no local e surjam outros problemas de saúde.

Já as reações alérgicas mais graves, podem envolver:

  • Dificuldade respiratória.
  • Tosse e chiado no peito.
  • Náusea, vômitos e tontura.                                                                     
  • Batimento cardíaco acelerado.
  • Inchaço nos lábios ou garganta.
  • Sensação de fechamento da garganta.
  • Espasmos musculares.
  • Confusão mental ou perda de consciência.

Ao apresentar tais sintomas, deve-se buscar auxílio médico imediato.

Inseto e alergia: como evitar as picadas e as reações alérgicas no verão?

Embora seja difícil evitar completamente as picadas de insetos, sobretudo no verão, há alguns cuidados que podem ajudar a evitá-las o máximo possível. Entre eles, podemos destacar:

  • Evitar andar descalço na grama.
  • Utilizar repelentes hipoalergênicos (no caso de crianças, essa ação e o tipo de proteção deverão ser recomendados pelo pediatra).
  • Eliminar depósitos de água parada e lixo acumulado e a céu aberto.
  • Evitar beber refrigerante ou outras bebidas diretamente de latas abertas e comer doces em ambientes externos.
  • Tomar cuidado ao se aproximar de flores ou cuidar do jardim.
  • Utilizar telas de proteção nas janelas.
  • Cuidar para manter a higiene dos pets em dia, já que pulgas também podem picar seres humanos.
  • Preferir roupas mais compridas.
  • Utilizar telas em janelas e portas.

Como saber se sou alérgico a insetos?

Se você percebe que as picadas geram sintomas mais agravados ou de maior duração, é importante procurar auxílio médico. O médico alergologista é um dos profissionais que poderá fornecer um diagnóstico preciso e as recomendações específicas para seu caso.

Para chegar a esse diagnóstico, ele analisa o histórico do paciente e solicita exames de sangue e testes de alergia para identificar quais alérgenos sensibilizam o paciente.

Embora picadas de insetos possam ser incômodas, elas não devem estragar o seu verão! Por isso, adote esses e outros cuidados preventivos e, em caso de suspeita de ter alergia, procure um médico para agir proativamente e evitar situações mais agravadas.

Além da picada de inseto, o verão é caracterizado pelo aumento de casos de outras alergias. Descubra mais sobre elas, no artigo sobre as 4 alergias de pele mais comuns no verão. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *