Asma e bronquite são a mesma coisa?

Muitas pessoas acreditam que asma e bronquite são sinônimos para a mesma condição. Entretanto, apesar de apresentarem sintomas semelhantes, tratam-se de doenças respiratórias distintas.

No artigo de hoje, compreenda quais são as principais diferenças e os tratamentos para cada uma dessas patologias. Acompanhe a seguir.

Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por limitação na passagem do ar e reatividade das vias aéreas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a asma atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que em nosso país existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, sendo a quarta maior causa de hospitalização no Brasil.

A asma provoca a inflamação e o estreitamento dos brônquios – tubos  que tem a função de levar o ar aos pulmões. Com isso, os bronquíolos acabam secretando mais muco, dificultando ainda mais a respiração. Por esse motivo, os pacientes possuem mais dificuldade de expirar (colocar o ar para fora) do que inspirar (colocar o ar para dentro dos pulmões).

É importante saber que a asma não tem cura, mas, realizando o tratamento recomendado pelo médico especialista, é possível tratar os sintomas e até fazer com que eles desapareçam por tempo indeterminado.

Entre os sintomas frequentes dessa condição, estão falta de ar, chiado no peito, tosse seca e opressão no peito. Gripes e resfriados podem ser fatores desencadeantes ou agravantes.

As crises costumam piorar à noite ou nas primeiras horas da manhã. Fatores como a prática de exercícios físicos intensos, contato com alérgenos, mudanças climáticas, tabaco e poluição ambiental também podem agravar o problema.

A definição do tratamento é feita a partir do histórico e dos sintomas do paciente. Geralmente, são recomendados medicamentos junto a mudanças de hábitos e medidas educativas.

Entre os medicamentos mais comumente utilizados, estão aqueles com ação anti-inflamatória, também chamados controladores, sendo os corticosteroides inalatórios (bombinha) os principais. Outros são os com efeitos de dilatarem as vias aéreas, como os chamados broncodilatadores.

Bronquite: principais sintomas e opções de tratamentos

A bronquite refere-se a uma inflamação nos brônquios, que em geral está associada a um processo infeccioso, causada por vírus ou bactérias, e por vezes pela exposição a substâncias irritantes, como tabagismo, poluição atmosférica, partículas de poeira e vapores, além de outros agentes poluentes.

A bronquite pode se apresentar de forma aguda, com duração de dias até poucas semanas, ou de forma crônica, caracterizada por tosses que duram mais de três meses, durante dois ou mais anos seguidos.

O que provoca os sintomas da bronquite é a inflamação dos brônquios, que favorece o estreitamento das vias aéreas, dificultando a respiração e fazendo com que os demais sinais e sintomas surjam.

Entre os principais sintomas da doença estão tosse, muitas vezes acompanhada de catarro, aperto no peito, dificuldades para respirar, dor de cabeça e sensação geral de mal-estar.

Para diagnosticar a bronquite, assim como outras doenças respiratórias, é necessário consultar um médico especialista para análise clínica, além de, conforme orientação médica, realizar exames de diagnóstico, como raio X, exame de sangue, espirometria, entre outros.

Já para o tratamento da condição, medicamentos como broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios podem ser prescritos.

Nos casos de bronquite aguda, não há tratamento específico, mas recomenda-se hidratação, uso de vaporizadores e descongestionantes.

Asma e bronquite: o que diferencia essas doenças?

Como vimos, asma e bronquite apresentam características distintas. Resumidamente, o que diferencia essas condições é:

  • A bronquite é uma infecção nos brônquios, já a asma é uma doença causada pela inflamação das vias aéreas.
  • A bronquite, muitas vezes, tem cura. A asma não tem cura, mas pode ser tratada.
  • O quadro de bronquite é causado por vírus ou bactéria, enquanto a asma pode surgir por diversas razões, inclusive com susceptibilidade genética.

Asma e bronquite são condições diferentes, porém, possuem similaridades. Apenas um especialista poderá fazer o diagnóstico preciso e prescrever o melhor tratamento para cada paciente.

E então, ficou mais claro agora que asma e bronquite não são a mesma coisa? Você tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *