Dicas para evitar crises de alergia no Carnaval

Uso de tintas para o cabelo e pele

As tintas utilizadas para colorir e ornamentar os cabelos e a pele devem ser adequadas e específicas para essa finalidade – as tintas orgânicas são boas alternativas. Na hora de aplicá-las, é importante tomar cuidado para não causar irritações em mucosas, nos olhos, na boca e no nariz. Prefira fazer a aplicação em pequenas extensões do corpo para ir observando a tolerância ou ocorrência de reações.

É importante que, se no momento da aplicação, você perceber sinais como coceira, vermelhidão e ardência na pele ou no couro cabeludo, interrompa o uso imediatamente e retire o produto já aplicado. É recomendado procurar um médico para o diagnóstico do agente desencadeador do problema e para evitar a recorrência ou agravo.

Após os festejos, remova imediatamente o produto com água e sabonete hipoalergênico, nunca durma sem retirar a tinta da pele e dos cabelos.

Proteja-se do sol e contra insetos

Muitas pessoas festejam o Carnaval na praia, ambiente que demanda cuidados com a exposição ao sol e a insetos para evitar casos de alergia no Carnaval e outros problemas.

Por isso, aplique o protetor solar a cada duas horas de exposição (e sempre o reaplique após contato com a água do mar) e, depois, utilize também um repelente hipoalergênico. Lembre-se também de passar um protetor labial que contenha proteção solar.

Escolha sua fantasia com atenção

Como já vimos aqui no blog, há tecidos que podem favorecer as alergias. Materiais sintéticos em geral podem desencadear o problema, principalmente quando em contato com suor ou com fricção na pele. Portanto, leve esse ponto em consideração na hora de escolher sua fantasia.

Ainda, plumas e paetês podem estar associados à manifestação de dermatite de contato. O recomendado para curtir seu carnaval com menor risco de alergia é optar por roupas de tecidos leves (como o algodão) e, preferencialmente, com proteção UV.

Não descuide de sua alimentação

A alergia alimentar é outro problema bem comum nessa época do ano. Situações como ingerir produtos que não está habituado e não conhecer a procedência dos alimentos e nem como foi feito o seu preparo podem favorecer esses casos.

Entre os desencadeadores mais comuns estão os frutos do mar, que além das reações alérgicas também podem levar a reações tóxicas em razão da falta de cuidado com a conservação do alimento.

Sendo assim, sobretudo se você já sabe que tem sensibilidade a algum alimento, prefira consumir apenas itens de procedência e preparo seguros, alimentos que você já esteja acostumado a comer e itens mais leves, para não atrapalhar sua diversão.

E então, pronto para aplicar nossas dicas e evitar crises de alergia durante o Carnaval? Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados recomendados? Deixe sua mensagem nos comentários e aproveite toda a alegria dos festejos!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *