Bombinha para asma vicia?

A asma é uma das doenças crônicas mais conhecidas atualmente, atingindo cerca de 20 milhões de brasileiros. Seu caráter inflamatório promove manifestações incômodas, que merecem atenção especial para a garantia de uma vida saudável. Seja qual for a gravidade ou frequência das crises, é preciso garantir o tratamento adequado para a correta administração dos sintomas – sem prejudicar o organismo em outras instâncias. E um dos mecanismos característicos para isso é a bombinha para asma – com medicamentos que objetivam melhorar o funcionamento do pulmão e, consequentemente, a capacidade de respiração do organismo.

Mas, afinal, quais são as propriedades da bombinha para asma? E como pode ser administrada? Ela pode causar algum vício? Tire essas e outras dúvidas a seguir.

O que é a asma? E quais são os seus sintomas?

A asma é uma doença crônica, de origem respiratória e se caracteriza, mais precisamente, como uma inflamação nos pulmões, mais precisamente nos brônquios e bronquíolos, as chamadas vias aéreas, que são os “canais por onde o ar passa.”. O que acontece nesse quadro é que os brônquios e  bronquíolos – ficam oprimidos, e com secreção dentro, o que dificultando a movimentação do ar.

Ela pode vir combinada com outras doenças alérgicas ou não (como a rinite,  a sinusite e refluxo) ou atuar isoladamente no organismo. Para o diagnóstico, é preciso atentar para alguns sintomas comuns, dentre os quais estão a falta de ar, a tosse, a pressão, o chiado e a dor no peito.

O que pode ocasionar a asma?

A manifestação de asma no organismo é acionada por diferentes fatores. A predisposição genética, a incidência de outras alergias, os hábitos alimentares, as exposições a alérgenos, a baixa imunidade e o tabagismo são alguns dos principais pontos de podem favorecer o surgimento da asma.

O que acontece é que não há um motivo único e específico para as manifestações, mas sim, a combinação de diferentes questões. Vale ainda ressaltar que a asma pode apresentar diferentes graus e ir se modificando progressivamente, agravando ou ficando mais controlada. Cada caso é um caso, e cada organismo apresenta características específicas. Assim, a predisposição genética e a exposição a fatores ambientais são responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

O que é a bombinha para asma?

A chamada bombinha – que nada mais é do que um pressurizador – é o recurso mais utilizado para o tratamento da asma. Ela consiste em um medicamento isolado ou  combinado de ação broncodilatadora e/ou anti-inflamatória, responsável por aliviar os principais sintomas dessa doença.

A bombinha, quando com as medicações chamadas de broncodilatadores, ajuda na distensão dos brônquios, facilitando a passagem de ar dentro do pulmão, sendo bastante eficaz e deve estar sempre junto aos portadores dessa enfermidade – em caso de crise, deve ser administrada imediatamente aquelas do tipo de início rápido de ação.

As que tem corticóide na formulação tem o efeito de desinflamar as vias respiratórias. Existem as que tem os dois tipos de medicamentos associados, apresentando assim as duas ações principais no tratamento da doença.

Como a bombinha para asma é utilizada? Ela pode causar dependência?

Existem as que devem ser utilizadas diariamente, para controle de doença como um todo, formam o principal tratamento de manutenção. E as que são utilizadas apenas nas crises de asma, nos períodos de piora da doença pois tem início rápido. Todas devem ser utilizadas por meio de inalação, já que se caracterizam como um pressurizador dosimetrado.

Muito se ouve falar que a bombinha para asma pode causar vício, mas a verdade é que ela atua apenas como outro medicamento – tratando determinada fragilidade. O que acontece é que o uso frequente e contínuo (percebido especialmente nos portadores de asma crônica) precisa de um acompanhamento médico especializado – a fim de evitar outros prejuízos à saúde. Portanto, não é caso de dependência: a bombinha é uma necessidade para quem tem asma, a doença, de acordo com sua gravidade, è que gera dependência da bombinha.

A importância do tratamento para asma

A asma é uma doença muito comum e que precisa ser bem administrada para que não se torne ainda mais prejudicial ao organismo. O uso dos medicamentos corretos e na frequência ideal é a forma mais segura de tratamento, que tem a famosa bombinha como uma ótima aliada, desde que seja administrada com cautela e conforme orientação médica. A asma è uma doença que traz muito impactos na vida do paciente e da família, afetando atividades com trabalho e escola, além de poder levar a morte do paciente, nas suas formas graves e sem controle.

Vale ressaltar que a bombinha, aliada a outras ações e medicamentos, é parte importante do tratamento para asma. Infelizmente, a falta de controle sobre a condição é uma das razões que estão levando a óbito oito brasileiros por dia. A asma, em si, não deveria gerar tal quadro, mas quando não é levado a sério o tratamento prescrito, essa é uma consequência que pode ocorrer em casos mais graves. Por isso, sempre siga as orientações médicas: dessa forma, você vai controlar a doença e ter mais saúde e qualidade de vida.

E então, ficou claro que a bombinha para asma não vicia? Você tem alguma dúvida sobre o tratamento da doença? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *