Saiba como identificar as doenças alérgicas mais comuns em crianças

As doenças alérgicas são bastante evidentes no público infantil e, naturalmente, constituem uma grande preocupação para os pais. O processo alérgico em crianças, que ainda estão com o sistema imunológico em formação e são mais sensíveis ao ambiente, pode gerar manifestações inconvenientes a qualquer momento, demandando atenção e cuidados para que o problema não se agrave.

Mas não é preciso entrar em desespero, pois identificando a alergia em crianças de forma rápida, o tratamento pode ser administrado adequadamente, de modo a não haver riscos acentuados à saúde dos seus filhos.

Confira, neste artigo, algumas das doenças alérgicas mais comuns nas crianças e saiba como identificá-las.

Doenças Alérgicas em crianças: atenção a sinais característicos

Os casos mais comuns de alergia em crianças costumam apresentar determinados sintomas e sinais que podem ajudar os pais a identificá-las:

1. Alergia as proteínas do leite

Um dos principais alérgenos quando o assunto é alergia alimentar em crianças é o leite de vaca. Este, que depois do leite materno, é o primeiro alimento apresentado aos bebês, é um dos principais causadores de reações alérgicas durante os primeiros anos de vida.

E identificar a presença dessa rejeição no corpo dos seus pequenos não é difícil, pois, a partir do primeiro contato, os sintomas já poderão ser percebidos. Manifestações na pele, cólicas, vômitos e diarreia estão entre os indícios de alergia em crianças sensíveis as proteínas do leite de vaca.

2. Outras alergias alimentares

Não é somente o leite que pode causar alergia nos pequenos, mas também outros alimentos comuns nas suas rotinas. O glúten por exemplo, presente no trigo de pães e massas, pode ser a causa de reações no organismo das crianças.

As reações, aqui, são bem semelhantes às manifestadas pela alergia ao leite (manchas na pele, dores de barriga, etc.) e tendem a aparecer imediatamente após o consumo do alimento. Nos casos mais severos dessas alergias alimentares em crianças, o quadro pode evoluir para a insuficiência respiratória, e portanto, é preciso ficar atento a qualquer sinal dessa condição.

3. Dermatite de contato

A dermatite de contato representa uma das alergias mais comuns entre os pequenos – isso porque a pele ainda é muito delicada e sensível nessa fase da vida. Desde os produtos utilizados para a higiene dos bebês até os tecidos das roupas, além do próprio calor, podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de reações alérgicas do tipo.

E para identificar essa espécie de ocorrência, é importante redobrar a atenção com os seus pequenos: observe sempre a pele de todo o corpo e busque investigar áreas com manchinhas vermelhas fora do comum, pele muito seca e irritada – pois são elas o primeiro sinal de dermatite. Qualquer coceira, inchaço e ardência também devem ser investigados.

4. Alergias respiratórias

Outra manifestação comum de alergia em crianças são as chamadas “ites” – rinite, sinusite, bronquite, etc. Essas doenças respiratórias são bastante características do público infantil e geram grande preocupação nos pais.

Para identificá-las, poucas manifestações já são necessárias: coceira no nariz, tosse seca, chiado no peito e presença de secreção nas vias aéreas, de modo freqüente e persistente, são os sintomas mais comuns. Entretanto, esses são muito semelhantes aos apresentados nos casos de gripe e resfriados, quadros também corriqueiros no público infantil, por isso, procurar um médico é sempre a melhor opção para um diagnóstico correto. O quanto antes as alergias respiratórias forem identificadas, mais eficiente será o tratamento dos pequenos.

Esses são alguns tipos de doenças alérgicas mais comuns entre as crianças e que podem ocasionar problemas relacionados à saúde e ao bem-estar dos seus filhos, especialmente se não forem administradas de forma correta. Mas lembre-se de que os sintomas podem variar um pouco de criança para criança, então, tenha muita atenção: em caso de qualquer manifestação suspeita, não hesite em procurar o pediatra e/ou um médico especialista.

E então, ficou mais fácil agora identificar os sintomas característicos de algumas das doenças alérgicas mais comuns em crianças? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *