5 mitos sobre a alergia ao leite de vaca

A alergia as proteínas do leite de vaca é uma das alergias alimentares mais comuns nos dias de hoje e representa um ponto de atenção nas rotinas. Esse alimento, de consumo tão corriqueiro, pode ser mesmo uma ameaça à saúde e ao bem-estar dos pacientes sensíveis!

Podem surgir vários mitos sobre as razões desse tipo de alergia, bem como sobre seus possíveis tratamentos.

Então, que tal conhecê-los? Confira, neste artigo, alguns dos principais equívocos quando o assunto é alergia a proteína do leite de vaca. Vale a pena entender um pouco mais sobre o assunto!

Mito #1. A alergia as proteínas do leite de vaca só atinge crianças

É verdade que a alergia as proteínas do leite de vaca geralmente surge nos meses iniciais de vida – quando ocorrem os primeiros contatos, exposições. Mas isso não significa que essa alergia não possa atingir o público adulto, certo?

Muitas pessoas acreditam então que a alergia ao leite de vaca é exclusividade da criançada, o que não é uma verdade: mesmo sendo muito mais comum nos primeiros meses e anos de vida, ela pode surgir a qualquer momento, em qualquer fase da vida.

Mito #2. A intolerância a lactose e a alergia ao leite de vaca são a mesma coisa

Muito se confunde a chamada intolerância à lactose com a alergia as proteínas do leite de vaca. Ambas podem ser desencadeadas a partir do mesmo produto, mas possuem características bastante diferentes.

A intolerância representa uma incapacidade do organismo em digerir um tipo de açúcar encontrado no leite – a lactose -, sendo então um problema metabólico, enquanto a alergia representa uma reação do sistema imunológico do organismo a partir do contato com as proteínas desse alimento. A intolerância a lactose causa exclusivamente sintomas intestinais, como náuseas, dores abdominais e diarreias, já a alergia as proteínas pode levar também a sintomas intestinais, que podem ser mais intensos, e acometimento de outros locais do corpo, como a pele, e sintomas mais graves e até mesmo à anafilaxia.

Mito #3. A alergia as proteínas do leite de vaca não tem cura

A cura é sempre um ponto muito delicado no caso das doenças alérgicas, pois algumas tem comportamento crônico. Curar uma alergia é mesmo algo complicado, especialmente porque se trata de uma forte característica do organismo.

Entretanto, em alguns casos, é possível prever a sua cura. Por exemplo: um recém-nascido, que ainda está com seu sistema imunológico em desenvolvimento, pode apresentar uma reação adversa temporária ao leite – “curando” desse estado a partir do seu crescimento. Assim, apesar de a tolerância (superação da alergia) estar ocorrendo um pouco mais tardiamente nos dias de hoje, ou seja, em crianças cada vez mais velhas, a maioria supera sim esse processo.

Mito #4. A alergia as proteínas do leite de vaca só se manifesta a partir da ingestão do alimento

É verdade que as reações geradas pela alergia as proteínas do leite comumente tendem a aparecer após o seu consumo, mas isso não significa que essa seja a única forma de os sintomas aparecerem. Há alguns casos, mais severos, em que um simples contato desse alérgeno com a pele pode ser motivo para uma crise. E isso pode ocorrer, inclusive, a partir de produtos que contenham leite em sua composição, como produtos de higiene e uso pessoal – como sabonetes, cremes hidratantes, etc.

Mito #5. A alergia as proteínas do leite de vaca desencadeia os mesmos sintomas em todos os pacientes

Assim como qualquer outra alergia, não há como determinar os sintomas de cada paciente – pois isso dependerá muito do seu organismo, nível de sensibilidade, sistema imunológico, etc. O que é possível dizer é que existem alguns sintomas comuns nesse tipo de ocorrência e, dentre eles, se destacam os vômitos e diarréia, a vermelhidão, as manchas, a coceira e o inchaço na pele.

A alergia as proteínas do leite pode ser perigosa, especialmente porque se refere a um produto de uso muito comum. E agora que você já conhece um pouco mais sobre os mitos que envolvem essa alergia, vale reforçar a atenção para possíveis sintomas. Lembre-se de que, seja qual for a alergia, o melhor tratamento é sempre a prevenção. Cuide da sua saúde e garanta o seu bem-estar diário.

E então, você conhecia esses mitos sobre a alergia ao leite de vaca? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *