Vacina contra o sarampo causa alergia?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que, depois de bastante tempo, voltou a preocupar em razão do crescimento do surto no país. Transmitida de modo direto por meio de secreções respiratórias, a doença pode ser prevenida por meio da imunização. Entretanto, algumas pessoas têm dúvidas sobre a segurança do procedimento e sobre questões como se a vacina contra o sarampo causa alergia, e estão deixando de se vacinarem ou a seus filhos. O problema é que esse comportamento tem favorecido o incremento de casos de sarampo no Brasil.

Neste artigo, tire suas dúvidas sobre o tema e tome a decisão mais segura para você e para quem você ama.

Afinal, vacina contra o sarampo causa alergia e outras reações adversas?

A vacina mais utilizada para proteger contra o sarampo, a tríplice viral, que também imuniza para caxumba (conhecida como papeira) e rubéola, de fato, pode, em pouquíssimos casos, gerar algumas reações adversas, sendo as mais relatadas febre, dor ou inchaço no local da aplicação, manchas na pele e mal-estar. Esses efeitos devem logo desaparecer sem causar maiores problemas, porém, é importante sempre contar com a avaliação médica, visto que eles podem ser sintomas de outro problema e sem relação direta com a vacina.

Agora, especificamente sobre a questão se essa vacina contra o sarampo causa alergia, podem ocorrer episódios raríssimos de reações alérgicas, cerca de 30 a 60 minutos após a aplicação da dose.

Em relação ao risco em pacientes verdadeiramente alérgicos a ovo, não há contra-indicação a aplicação dessa vacina. Diversos estudos em todo o mundo já mostraram que pessoas alérgicas a ovo, mesmo as com reações graves, tem risco insignificante de reagir a vacina. E, por precaução, é recomendado que esses pacientes sejam vacinados em ambiente com suporte para atendimento de reações alérgicas graves, e permaneçam nessas unidades em observação por uma hora.

Já em relação a pacientes com alergia a proteína do leite de vaca, uma dessas vacinas tríplice viral utilizada, de um laboratório específico, tem traços de lactoalbumina (uma das proteínas do leite de vaca). Dessa forma, pacientes alérgicos a proteína do leite de vaca não devem receber a vacina tríplice viral desse laboratório, podendo utilizar de outros como alternativa.

Para evitar reações, deve-se evitar a vacinação?

É importante que os pais assumam um comportamento responsável e proativo pensando na saúde e no bem-estar de seu filho no longo prazo. A partir disso, deve-se ter em mente que, mesmo que algum eventual sintoma ou reação surja, sua gravidade e seu impacto na vida da criança na imensa maioria das vezes serão menores do que os da doença em si.

Desse modo, é mais seguro fazer a imunização do que correr o risco de ser infectado. É importante lembrar que o sarampo pode até mesmo levar o paciente a óbito. Em 2018, foram registrados em torno de 10 mil casos no país, e 12 mortes foram confirmadas. Ainda, o sarampo pode levar a quadros de pneumonia e de problemas gastrointestinais.

Essa vacina pode ser contraindicada somente em casos bem específicos, como os de pessoas com problema momentâneo de imunidade – por exemplo, quem recentemente passou por um transplante de órgão ou está em tratamento com quimioterapia contra câncer. Via de regra, para gestantes e bebês com menos de 12 meses, o procedimento também poderia ser contra-indicado, porém, em situações de surto, essa recomendação pode mudar. Para agir com segurança, tirar as dúvidas com um médico é o melhor caminho.

Vacina contra o sarampo e questões alarmadas pelo movimento antivacina

Antigamente, pessoas morriam de enfermidades que poderiam ser facilmente prevenidas. Por meio das vacinas, a imunização se tornou possível e a erradicação de enfermidades, que até então geravam muitas mortes, foi viabilizada.

Infelizmente, um grupo de indivíduos que desconhece essa parte da história e todo o cuidado por traz do desenvolvimento de uma vacina tem propagado informações equivocadas, que levam algumas pessoas a não se vacinarem ou a negarem esse direito aos seus filhos.

Notícias falsas como: “Vacina contra o sarampo causa alergia sempre”, “vacina gera tumores”, “vacina causa autismo”, entre outras informações imprecisas são divulgadas sobretudo via redes sociais. Portanto, tome sempre cuidado de checar a fonte e a veracidade de tais pseudonotícias, a fim de evitar problemas graves de saúde para você ou para quem você ama.

Vacinar é um ato que protege a você, a todos ao seu redor e as pessoas do mundo todo. Com o mundo globalizado, doenças que voltam a ocorrer, se espalham rapidamente de um local para outro. A vacinação é um modo eficiente de erradicar doenças e prevenir complicações e mortes.

E então, ficou mais claro para você a importância da vacina contra o sarampo? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *