10 dicas para evitar alergia nos olhos

Nossos olhos são conhecidos como as “janelas da alma”, mas, também, são alvos potenciais para uma série de problemas, tais como a alergia nos olhos, já que estão em exposição direta a ambientes e substâncias que podem ser nocivas.

Neste artigo, saiba mais sobre a alergia nos olhos e confira boas práticas para prevenir esse tipo de reação. Acompanhe a seguir.

O que é a alergia nos olhos?

Trata-se de uma reação exagerada (hipersensibilidade) do sistema imunológico do indivíduo a substâncias conhecidas como alérgenos ou a fatores irritantes. Os alérgenos podem ser ácaros da poeira, fungos, pelos de animais de estimação e polens, por exemplo. Já os fatores irritantes, temos como exemplos fumaça, perfume, entre outros.

Estima-se que até 20% da população mundial apresente alergia nos olhos – também conhecida como alergia ocular. Essa condição atinge pálpebras, conjuntiva (camada de tecido que reveste parte do olho) e córnea, apresentando maior prevalência entre aqueles que já têm alguma outra alergia.

Quais são os sintomas características da alergia nos olhos?

Os sintomas são semelhantes aos apresentados por uma conjuntivite, incluindo vermelhidão, coceira e irritação na área, além de inchaço, desconforto e sensibilidade à luz.

No entanto, ao contrário da conjuntivite infecciosa, que costuma durar até duas semanas, uma crise de alergia nos olhos, quando recebe o tratamento devido, geralmente apresenta redução da manifestação de seus sintomas no segundo ou terceiro dia. Mas a doença (alergia ocular), pode ser persistente, podendo durar semanas, meses ou anos, com períodos de melhora e piora.

Cabe destacar que, se não for tratada com auxílio médico, esse tipo de alergia tende a evoluir e a gerar complicações na visão. Portanto, ao apresentar os sintomas, é importante buscar auxílio médico e o tratamento mais adequado.

Dicas para evitar a alergia nos olhos

Entre as boas práticas, destacam-se:

1. Reduza os pontos de contato com ácaros

Como vimos, os ácaros podem atuar como alérgenos. Por isso, para evitar problemas é importante reduzir ou eliminar os pontos de acúmulo de ácaros. Usar travesseiros anti-ácaros, não escolher cortina de tecido e nem utilizar bichos de pelúcia e outros objetos que acumulem poeira e sejam atrativos para esses microrganismos são boas iniciativas, entre diversas outras.

2. Higienize adequadamente a roupa de cama e utilize material antialérgico

Se possível, higienize cobertores e lençóis com água quente, os deixando secar ao sol. Essa ação é benéfica para eliminar potenciais alérgenos. Ainda, prefira utilizar travesseiros e capa de colchão antialérgicos ou feitos com material impermeável.

3. Tenha atenção com vazamentos de água

Os vazamentos de água, além de trazer diversos inconvenientes para a rotina, também podem ser a porta de entrada para a formação de fungos, como o mofo – outro elemento que pode favorecer a manifestação da alergia nos olhos.

4. Não coce os olhos

Há momentos nos quais coçar os olhos pode parecer uma boa ideia, porém, não caia nessa armadilha. O ato de coçá-los pode machucá-los e irritá-los, estimulando a alergia ocular, além de favorecer o surgimento de problemas de saúde, como ceratocone. As mãos sujas também podem levar ao desenvolvimento de infecções nos olhos por contaminação, principalmente com vírus e bactérias. Portanto, não coçar os olhos é muito importante.

5. Tenha cuidado com o contato com pelos de animais

É importante manter o pelo de seus bichinhos tosados e bem aparados. Ainda, evite que eles fiquem no quarto, e, em caso de sensibilidade, é preciso lavar as mãos após manuseá-los. Os animais com pelos sujos também podem carrear agentes, como os ácaros.

6. Evite ambientes com riscos em potencial

Ambientes com produtos químicos e odores fortes, poluentes e excesso de poeira podem estimular a manifestação dos sintomas da alergia nos olhos. Portanto, quando possível, evite a permanência nesse tipo de lugar e, quando não for viável, busque usar óculos de proteção nesses espaços.

7. Não aplique maquiagem e cosméticos vencidos

Usar produtos de beleza fora de seu prazo de validade é um perigo para a sua saúde, sobretudo em uma área tão sensível quanto a dos olhos. Além de estar atento à validade, opte sempre por produtos de qualidade e, preferencialmente, hipoalergênicos e sem perfume.

8. Higienize adequadamente suas lentes de contato

Se você é usuário de lentes de contato, é importante limpá-las e conservá-las conforme as instruções de seu fabricante. Quando não passam por esse processo, elas podem ser infectadas e gerar, inclusive, problemas graves para a saúde de seus olhos. Além de veicular partículas que podem funcionar como alérgenos ou irritantes.

9. Higienize e lave as mãos com frequência

Ao longo do dia, tocamos e temos contato com uma série de ambientes, objetos, substâncias e pessoas. E, com isso, elementos potencialmente nocivos podem ficar retidos em nossas mãos, e em contato com os olhos, acabam desencadeando um quadro de alergia.

10. Não utilize soro fisiológico de rotina sem recomendação médica

Embora pareça inofensivo, na verdade, o sal do soro fisiológico pode acabar irritando os olhos. Portanto, em caso de coceira ou problema similar, não lave logo os olhos com esse produto, aplique compressas frias sobre a área e busque auxílio médico. Colírios lubrificantes adequados, devidamente prescritos por médicos especialistas é que podem melhorar os sintomas sem riscos de prejuízo.

Como vimos, com cuidados simples, é possível agir preventivamente contra quadros de alergia nos olhos. Você já sofreu com o tipo de sintomas que apresentamos aqui? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *