Alergia à maquiagem: quais os sintomas?

Em primeiro lugar é preciso diferenciar se o que o paciente apresenta é uma alergia (chamada dermatite de contato alérgica) ou uma irritação (chamada de dermatite de contato irritativa) após o contato com a maquiagem.

A irritação causada pela maquiagem é localizada e se deve à sensibilidade da pele da pessoa. os sintomas são coceira, queimação (ardência) sensação de “picadas” e até inchaço, que surgem geralmente minutos após aplicação de cosméticos no rosto, região onde a pele é mais sensível. As medidas iniciais para conter a irritação são a remoção imediata do produto do rosto, lavar abundantemente com água e se estiver disponível aplicar algum hidratante hipoalérgico até que você seja examinado por um médico, mais recomendado que seja um dermatologista ou um alergologista. Na consulta lembrar de levar o produto consigo.

Já a alergia geralmente surge de 12 a 48 horas após o uso do cosmético, mas pode haver uma reação mais imediata, se a pessoa estiver muito sensibilizada pelo contato anterior com os produtos. Os sintomas da alergia se espalham para além da área onde o produto foi aplicado. A pele fica vermelha, inchada, áspera, coça e descama. As medidas iniciais também podem ser de retirar o produto e lavar a área da pele com água, mas a avaliação médica também é necessária para condutas adequadas.

No caso de alergia à maquiagem, é importante você procurar um médico alergologista, pois a lesão da alergia não passa facilmente. No entanto, você sabe quais são os sintomas da alergia à maquiagem?

Neste post, vamos explicar cada um deles. Aqui, você também vai aprender qual é a relação entre maquiagens e alergia de contato e o que fazer para evitá-la. Acompanhe.

Qual é a relação entre maquiagens e a alergia de contato?

As maquiagens podem conter vários componentes que podem causar alergia de contato, com o Parafenilenodiamina, Euxyl K-40, parabenos, colofônios, entre outros.

Quais são os sintomas?

Coceira

Um dos primeiros sintomas da alergia à maquiagem é a coceira. Geralmente, ela aparece logo após a aplicação do produto na pele. Uma dica para você não ter mais esse tipo de alergia é fazer um pequeno teste com a amostra da maquiagem em um cantinho da pele. Se coçar, não use mais o cosmético.

 Inchaço

Esse inchaço pode ser percebido nos lábios quando você passa o batom ou nos olhos quando aplica uma sombra, um lápis ou um rímel. Se você tiver algum problema com inchaço, evite a maquiagem, pois este é um sintoma de uma alergia de pele que pode se tornar mais grave.

 Descamação da pele

A descamação da pele ocorre, geralmente, quando você aplica um pó compacto no rosto ou uma base. Tome muito cuidado com os produtos que provocam essa reação, pois além de dar um aspecto feio à sua pele, a descamação deixa o local totalmente desprotegido.

O que fazer para evitar a alergia à maquiagem?

Leia o rótulo da maquiagem

Um dos maiores erros de quem é alérgico é não ler o rótulo antes de comprar qualquer tipo de maquiagem. Por isso, observe a data de validade do produto e verifique se ele é indicado para quem tem alergia.

Se não houver algum tipo de indicação, prefira outro cosmético e evite as crises alérgicas, como as dermatites de contato.

Compre produtos hipoalergênicos

Quando comprar maquiagem, prefira os produtos hipoalergênicos. Eles são indicados para prevenir a coceira e as placas sobre a pele. Isso porque não têm conservantes que causam alergias e nem deixam um aspecto áspero nas peles mais delicadas.

Tire a maquiagem para dormir

Jamais durma maquiada, pois esse é um grande erro que pode causar alergia na pele. Por mais que você chegue exausta do trabalho ou que tenha tido um dia cansativo, lave seu rosto e retire a maquiagem com o auxílio de um demaquilante. Dessa forma, você manterá seus poros limpos e não terá problemas alérgicos.

Tenha cuidado com as marcas desconhecidas

Não confie em marcas de cosméticos que você nunca ouviu falar. Lembre-se que nem sempre vale a pena comprar aquele batom ou blush mais barato. Na dúvida, leia sobre a marca, veja se há comentários sobre a mesma em algum site e confira se ela oferece produtos para evitar alergias. Quando falamos sobre pele, é preciso ter cuidado para mantê-la sempre conservada.

E você, sofre com alergia à maquiagem ou conhece alguém que tem esse problema? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *