Alergia e lente de contato: qual a relação?

As lentes de contato são uma alternativa muito prática para quem apresenta determinados tipos de problemas oftalmológicos – promovendo a melhora da qualidade de vida. Usada em substituição ou como alternativa aos óculos, elas podem ser adaptadas às rotinas, facilitando as atividades. No entanto, você sabia que as lentes podem ser um risco para os alérgicos? Existe, de fato, uma relação entre alergia e lente de contato, que precisa ser entendida, a fim de evitar danos ao organismo.

Por isso, neste artigo, saiba mais sobre a relação existente entre alergia e lente de contato e tire suas dúvidas.

Como são as lentes de contato?

As lentes de contato são usadas para correção da visão e são desenvolvidas em formato côncavo, para boa adaptação na região ocular. Como a própria denominação sugere, elas ficam em contato direto com o olho, e devem ser integradas à camada lacrimal que cobre a córnea.

As lentes podem ser produzidas a partir de material rígido ou gelatinoso (de acordo com o tipo de reparação necessária). O uso delas é cada vez mais comum, e as variedades disponíveis no mercado garantem qualidade e bons resultados aos seus usuários.

Como se dá a reação a lente de contato?

Ainda que as lentes de contato sejam produzidas de forma especializada para a boa adaptação ocular, elas podem ser a causa de reações adversas. Isso porque cada organismo reage de uma forma diferente à sua presença, o que pode, por exemplo, levar a uma crise alérgica, já que a lente não deixa de ser um “corpo estranho”, que pode ser alvo de rejeição.

A reação ocorre associada ao uso das lentes de contato, pela intolerância à própria lente ou aos seus produtos de esterilização ou conservação.

Reação a lente de contato: quais são os sintomas?

Dentre os sintomas mais comuns percebidos estão coceira, vermelhidão, acúmulo de secreção, sensação de corpo estranho e o inchaço na região do olho. Ainda, podem ser notados outros desconfortos – tais como dor, visão embaçada e intolerância ao uso das lentes. É importante ter atenção a qualquer uma dessas ocorrências, para que o diagnóstico possa ser feito de forma rápida e o quadro revertido com sucesso.

O que fazer se as lentes de contato causarem reação?

A primeira atitude a ser tomada é a suspensão do uso da lente de contato. Após, é preciso a avaliação de um oftalmologista. Medidas para uma boa higienização na região dos olhos, bem como a administração de medicamentos, principalmente em forma de colírios,  são condutas inicialmente prescritas por esses profissionais.  

Como prevenir que alergia e reação a lente de contato andem juntas?

Se você usa lentes de contato (ou pretende), é muito importante saber que algumas responsabilidades são necessárias. Primeiramente, é preciso investir em um produto de qualidade, adequado para suas necessidades e fabricado por um laboratório confiável.

As rotinas de cuidado precisam ser levadas à sério, sobretudo as relacionadas ao armazenamento e à higienização. Também, em momentos de baixa imunidade ou outras crises alérgicas, é recomendado evitar o uso das lentes.

Alergia e lente de contato podem andar lado a lado, por isso, todo o cuidado deve ser tomado. Faça o uso das lentes com responsabilidade e não negligencie qualquer rotina recomendada. Nossos olhos são muito frágeis e qualquer má administração pode causar consequências prejudiciais.

E então, ficou mais clara a relação entre alergia e lente de contato? Você já passou por algum incômodo ocular utilizando lentes? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *