Como funciona a alergia de contato?

A  alergia de contato é uma das mais comuns do Brasil, e também é conhecida como dermatite, uma reação da pele provocada por alguma substância que causa alergia ou irritação e que gera desconforto aos pacientes. 

Geralmente, essa é uma doença descoberta na infância, e as pessoas que já apresentam outro tipo de alergia são as mais propensas à alergia de contato.

No artigo de hoje você vai aprender quais os sintomas clássicos da alergia de contato e os tratamentos mais indicados para o problema. Acompanhe. 

Quais são os tipos de alergia de contato?

1. Dermatite de contato alérgica

Esse tipo de alergia de contato é, geralmente, descoberto na infância. As pessoas que têm alguma alergia, como rinite, por exemplo, são as mais propensas a essa condição. Esse tipo de dermatite é uma reação do sistema imunológico do corpo a uma substância que esteve em contato com a pele. Por vezes, uma pessoa pode ficar sensível à substância com apenas uma exposição e, em outras ocasiões, a sensibilização ocorre depois de muitas exposições. 

2. Dermatite de contato irritativa

Qualquer pessoa pode desenvolver esse tipo de reação alérgica na pele quando entra em contato com alguma substância que irrita o local. No caso dos adultos, é comum a irritação ser causada por bijuterias, plantas, roupas, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros.

Como saber se você tem alergia de contato

É importante ressaltar que a alergia de contato não é uma doença contagiosa, mas, sim, uma reação exagerada do corpo. No caso da dermatite de contato alérgica, os sintomas podem surgir imediatamente ou até 6 dias após o contato com a substância alérgena.

Já no caso da dermatite de contato irritativa, que é considerada a mais comum, os sintomas podem surgir logo após o contato ou até 48 horas depois da exposição ao agente. 

Em todos os casos, apesar dos sintomas localizados, eles só desaparecem se o paciente eliminar o agente causador do problema.

Quais os principais sintomas dessa alergia?

1. Vermelhidão e coceira no local

Logo após o contato com o agente causador da alergia, vermelhidão e coceira na pele podem ser sentidas. Esses são sintomas clássicos da alergia de contato. 

2. Descamação e pequenas bolhas

A área afetada pode apresentar descamação e pequenas bolhas com ou sem líquido. Se esses sintomas aparecerem, vá ao médico alergologista, pois você pode estar com alergia de contato.

Quais as áreas do corpo que podem ser afetadas?

1. Rosto

Os problemas podem ser causados por produtos de cuidados pessoais, como cremes ou loções, principalmente se esses estiverem com o prazo de validade vencido.

Por isso, preste atenção ao que você usa: prefira cremes de marcas conhecidas e verifique no rótulo se eles são adequados para o seu tipo de pele.

2. Olhos e pálpebras

Maquiagem, cosméticos, shampoos ou sabonetes podem causar alergia de contato nos olhos e nas pálpebras. Portanto, muito cuidado ao escolher cada produto: se você tem a pele sensível, prefira maquiagens sem chumbo, dermatologicamente testadas, shampoos e sabonetes neutros.

3. Couro cabeludo

As mulheres são as que mais sofrem com a alergia de contato no couro cabeludo, porque frequentam salões de beleza e são submetidas a procedimentos como alisamentos com formol, e usam tintas e shampoos que, muitas vezes, irritam o couro cabeludo.

4. Orelhas

A alergia de contato pode aparecer nas orelhas por conta dos brincos de bijuteria ou perfumes. Há pessoas com a pele tão sensível que podem apresentar alergia à prata. Sempre que for dormir, portanto, retire o brinco da orelha e prefira usar acessórios feitos com ouro. 

Quais os tratamentos recomendados?

Há tratamento para a alergia de contato, e, para isso, é preciso procurar um médico alergologista e seguir as recomendações do especialista. Evite, também, o contato com a substância que pode estar causando irritação – geralmente, o indivíduo que tem alergia de contato deve evitar o componente agressor pelo resto da vida.

Além disso, recomenda-se lavar o local com água fria abundante, passar creme com anti-histamínico ou corticoide e usar loções e pomadas indicadas pelo médico. 

Para os casos em que a pele está irritada e como sente-se muita coceira, o médico pode prescrever remédios via oral ou até mesmo injetável.

Agora que você já sabe como funciona a alergia de contato ficará mais atento aos sintomas, não é mesmo? Gostou do nosso post? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente nos comentários e até a próxima. 

 

Compartilhe:

One thought on “Como funciona a alergia de contato?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *