Como usar o Espaçador para asma corretamente?

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar o Espaçador corretamente para o tratamento da asma. Vale lembrar que esse é um objeto utilizado para administrar as medicações em spray dosimetrado, ou seja, as famosas “bombinhas” de asma e diminuir os efeitos colaterais do medicamento.

Se você também não sabe como usar o Espaçador, preste atenção neste post. Aqui vamos ensinar como usar esse objeto que é tão importante no tratamento da asma principalmente em crianças.

Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, leia o nosso artigo!

Qual é o Espaçador ideal?

Antes de você saber como usar o Espaçador no tratamento da asma, você vai aprender qual é o Espaçador ideal. Não sei se você parou para pensar sobre o assunto, mas o Espaçador ideal deve ser:

  • De tamanho e volume adequados para a idade do paciente;
  • Ter o tamanho da máscara adequado à face do paciente;
  • Ser limpo uma ou duas vezes ao mês;
  • Ser um aliado efetivo no tratamento da asma;
  • Ser indicado pelo médico alergologista.

Por que usar o Espaçador?

As crianças pequenas ou que não conseguem fazer esforço suficiente para utilizar a bombinha para asma, devem usar o Espaçador. Ele é um reservatório onde o medicamento que será inalado, fica suspenso, aguardando a inspiração e expiração da criança e permitindo uma maior deposição pulmonar da medicação.

Há vários tipos de Espaçadores, com volumes e materiais diferentes: com máscara (indicado para crianças menores de cinco anos), sem máscara, com válvula (que permite maior deposição da medicação), sem válvula e artesanais.

Os Espaçadores de alumínio são considerados os melhores, pois o alumínio não possui uma carga eletrostática, o que evita que a medicação fique aderida às paredes do objeto. Entretanto, também existem os Espaçadores de plástico, mas esses possuem uma alta carga eletrostática, que retém parte da medicação às paredes do Espaçador.

Como usar o Espaçador?

  • Agite o frasco do spray dosimetrado e verifique se o jato está homogêneo;
  • Coloque o frasco no Espaçador;
  • Envolva a boca e o nariz da criança;
  • Faça o spray e aguarde 10 segundos. Isso vai dar aproximadamente 5 respirações.

Se forem prescritos dois ou mais jatos do medicamento, para cada jato você deve repetir o processo de agitar o frasco, colocar no Espaçador e fazer o jato com o medicamento.

Após usar o Espaçador, deve ser feita a higiene da mucosa oral do paciente. As crianças maiores devem fazer um bochecho com água e jogar fora. No caso das menores, a mãe ou o responsável pela criança devem pegar uma gaze, enrolar no dedo e fazer a higiene na boca do paciente.

Como fazer a desinfecção do objeto?

A desinfecção do Espaçador deve ser feita pelo menos uma vez na semana. Para limpá-lo, basta usar quatro gotas de detergente neutro para um litro de água. Mergulhe o Espaçador nessa solução por cinco minutos , enxague-o e deixe-o secar naturalmente.

Nunca enxugue a parte interna do Espaçador. Dessa maneira você não vai criar uma carga eletrostática e vai aumentar a eficácia do objeto. O Espaçador também não pode ser utilizado quando estiver molhado. Para guardá-lo, coloque em um local seco e limpo.

Viu como é fácil usar o Espaçador da maneira correta? Agora que você já sabe, vai poder fazer o medicamento para asma em seus filhos e familiares, não é mesmo? Continue com a gente em nosso blog e fique bem informado!

Você tem mais alguma dúvida sobre como usar o Espaçador para asma? Escreva para gente nos comentários!

Compartilhe:

One thought on “Como usar o Espaçador para asma corretamente?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *