Quais as principais alergias em gestantes?

Doenças alérgicas em gestantes é um problema que não deve ser ignorado. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 1/3 da população em geral sofre de doenças alérgicas, e  cerca de 8% das mulheres desenvolvem alergias durante a gravidez, sendo rinite, asma e dermatite atópica (doença de pele) as mais comuns.

Vamos então falar um pouco a respeito. 

1. Asma

A asma ocorre em 5% a 10% das mulheres grávidas e se manifesta por sintomas como tosse, falta de ar, chiado e opressão no tórax. Ela geralmente vem em crises que pioram mais pela manhã e noite, com maior ocorrência entre a 24ª e 36ª semanas de gestação. A doença pode já existir ou surgir durante a gravidez em pacientes com fatores predisponentes, tanto genéticos quanto do  ambiente. A literatura mostra que das pacientes que já tinham asma antes da gravidez, 1/3 apresenta melhora, outro 1/3 piora e 1/3 permanece do jeito que estava (fica estável).

Essa alergia respiratória pode piorar durante a gestação por alterações hormonais, principalmente ao aumento de progesterona e estrogênios, que têm ação pró-inflamatória, e por alterações nos volumes dos pulmões decorrentes da própria gravidez.

Outro agravante ao qual é preciso estar atenta é a presença do refluxo gastresofagiano. Ele pode piorar na gestação e contribuir para  as crises de asma. A ansiedade e transtornos psicológicos associados também acabam levando à manifestação da alergia respiratória.

2. Rinite

No caso da rinite, que pode afetar cerca de 20% a 50% das gestantes, os sintomas mais comuns são a obstrução nasal, coriza, coceira no nariz e os espirros recorrentes. Um fator que pode piorar os sintomas são as alterações do sistema nervoso. É que ele pode provocar um desequilíbrio no sistema autônomo e liberar os mediadores pró-inflamatórios, chamados de neuropeptídios.

As alterações hormonais também são uma das responsáveis pelo agravo e manifestações da doença.

A mulher já pode ter rinite e piorar na gravidez ou existem os casos menos comuns de rinite que se desenvolve durante a gravidez e melhora após o parto.

3. Urticária, angiodema e dermatite atópica

As urticárias se manifestam por placas avermelhadas na pele que coçam, aparecem e somem em diversas partes do corpo. O angiodema (inchaço)ocorre quando as camadas mais profundas da pele são acometidas e afetam mais os lábios, as pálpebras, as extremidades (mãos e pés) e a região genital. Já a dermatite atópica manifestasse com pele seca, coceira e eczemas (áreas vermelhas e feridas da pele). Da mesma forma, essas doenças cutâneas podem já existir antes e piorar  durante a gravidez por conta das alterações hormonais ou iniciarem durante a gravidez. 

Mas por que tratar essas doenças?

Elas tem impacto na qualidade de vida da gestante, podendo interferir no sono, nas atividades diárias, afetando outras doenças já existentes e até trazendo riscos para a mãe e o bebê, a depender da doença e gravidade da mesma. A asma por exemple, com falta de ar pode comprometer a oferta de oxigênio para o bebê. Assim, são doenças que devem ser devidamente tratadas para que a gestação não sofra influências negativas e condições saudáveis sejam impostas. 

É importante então que a gestante com doenças alérgicas seja consultada por um médico alergologista, e principalmente as mulheres que já têm doenças alérgicas prévias tenham consultas regulares , pois a literatura científica já mostra que doenças alérgicas prévias devidamente tratadas e bem controladas têm mais chances de permanecerem estáveis e sem riscos adicionais durante a gravidez. 

O alergologista junto com o obstetra podem determinar as melhores opções de tratamento, sabendo quais medidas e medicações mais seguras podem ser utilizadas. Sabendo que tratar alergia não depende apenas de medicações, medidas de controle no ambiente contribuem, como: manter a casa limpa; evitar contato com poeira e fumaça; evitar fumar e ingerir bebida alcoólica; manter hidratação adequada.

E então, ficou com alguma dúvida sobre as principais alergias em gestantes? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *