Por que espirramos nas crises de rinite?

Basta o frio se aproximar ou a temperatura mudar de forma brusca para os espirros aparecerem. Se engana quem pensa que ele vem sozinho: muitas vezes, aparece acompanhado de outros fatores, como coriza, congestão nasal e coceira no nariz. Alguns, ao sentir esses sintomas, pensam estar gripados, outros, no entanto, associam os sintomas a situações alérgicas e, consequentemente, percebem que estão passando por crises de rinite.

Mas, afinal, qual é a relação entre os espirros e as crises de rinite? Descubra a seguir!

Crises de rinite e os espirros

Frio repentino, luz “forte” (luminosidade intensa), pó, poeira, pelos de animais domésticos, vírus e bactérias são encarados como agressões, e são os espirros que ajudam a proteger o organismo dessas situações. Isso porque ele é uma reação natural, que serve para expulsar agentes infecciosos e alérgicos, garantindo a proteção das vias respiratórias ao impedir que esses materiais, que geram a crise alérgica, possam ter acesso ao interior dos pulmões.

Cada espirro pode colocar mais de 100 mil germes para fora. No entanto, quando as crises de rinite são muito fortes, eles não são o suficiente para combatê-los, e outros sintomas como a congestão nasal, que é estimulada pelo inchaço das mucosas, costuma aparecer concomitantemente.

Os sintomas podem ser tão incômodos que estudos mostram que cerca de 25% dos pacientes com rinite alérgica faltam ao trabalho ou à escola. Além disso, outro levantamento realizado na América Latina mostrou que 79% das pessoas que possuem crises de rinite observam algum tipo de impacto sobre sua vida diária quando há a presença de algum dos sintomas.

Como controlar esse quadro?

Em primeiro lugar, ao apresentar crises de rinite, é preciso buscar a razão que levou a esse quadro. A partir da detecção do alérgeno ou fator irritante causador, é preciso evitar o contato com ele.

Dentre as recomendações para que isso aconteça, é sugerido manter a casa limpa e bem arejada, fazer a substituição da vassoura pelo aspirador de pó ou pelo pano úmido – a fim de evitar acúmulo de pó que, assim como os fatores climáticos, é um forte causador das crises de rinite. Além disso, evitar o acúmulo de roupas no armário e produtos com cheiros fortes são outras boas práticas preventivas.

Ainda, quem possui quadro alérgico, em geral, tem problemas com o cigarro. Por isso, permanecer durante muito tempo em um ambiente com fumaça pode fazer com que a crise desperte em seu organismo. Portanto, evite essa prática nociva.

Além desses cuidados, há outra recomendação bastante importante: lavar o nariz diariamente com solução isotônica e o soro fisiológico à 0,9%, é recomendado para isso. Tomando os cuidados necessários, é possível controlar e conviver bem com os sintomas.

Agora, se a crise alérgica aparecer, lembre-se de que o tratamento da doença não é nada complicado. Os medicamentos mais frequentemente usados são os anti-histamínicos e os corticoides nasais, mas, para não piorar o quadro, evite a automedicação. Somente um médico poderá determinar o melhor tratamento para o seu caso.

E então, ficou mais claro por que espirramos nas crises de rinite? Você tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *