Febre amarela: o que você precisa saber para se prevenir?

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram confirmados alguns casos e até mesmo mortes devido à febre amarela silvestre no Brasil. A febre é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Atualmente, os estados em situação de emergência no país são: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. E temos a área endêmica, onde temos a circulação do vírus de forma estável, que são as regiões Norte e Centro-Oeste.

A febre amarela silvestre, que é a que ocorre atualmente no território brasileiro, é transmitida pelos mosquitos Hemagogus e Sabethes. Há, ainda, um outro tipo, a febre amarela urbana, que é transmitida pelo mesmo mosquito da zika e da chikungunya, entretanto, essa não tem registro de casos no país desde a década de 1940.

A seguir, saiba mais sobre a febre amarela e como se prevenir da doença. 

Sintomas da febre amarela

A febre amarela tem um período de incubação (tempo decorrido entre a exposição e início da doença – sinais e sintomas que pode variar entre três e seis dias após a picada. Os sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, nas costas, no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em geral, até 15% dos infectados desenvolvem a versão mais grave da doença e, desses, de 20% a 40% correm risco de morte.

Como se contrai a doença?

Há duas formas de contágio. Os casos que têm surgido recentemente no Brasil foram transmitidos pelo mosquito Haemagogus, que capta o vírus de alguns animais, como o macaco, e o transmite a humanos pela picada. Neste ponto, é importante ressaltar que a febre amarela não é transmissível por contato humano ou com macacos contaminados. O transmissor da febre amarela é o mosquito.

A prevenção

A vacinação é a forma mais segura e eficaz para quem quer se prevenir contra a febre amarela. Outra recomendação importante é evitar circular pelas áreas de risco. A proteção se dá mediante uma aplicação única da vacina, a qual leva dez dias para começar a fazer efeito e deixar, dessa forma, a pessoa imune à febre amarela.

Apesar de ser o meio mais eficaz de proteção, a vacina tem restrições. Em geral, não é recomendado para gestantes, lactantes e pessoas imunodeprimidas. Para quem tem mais de 60 anos, a recomendação é que só tome a vacina se estiver em área com contaminação ativa, ou se for viajar para locais de risco – e, mesmo assim, a avaliação médica é necessária.

Em caso de dúvidas, a recomendação é consultar o manual elaborado pelo Ministério da Saúde, que apresenta quatro passos para saber se você deve ou não tomar a vacina. Para aqueles que não podem se vacinar, a aplicação de repelentes autorizados pelo médico e o uso de roupas que cubram todo o corpo são práticas recomendadas.

Cabe ressaltar, também, que dores no corpo e na cabeça, além de febre, podem afetar 5% das pessoas que tomam a vacina, devido ao vírus ser vivo atenuado. No entanto, esses efeitos que acometem algumas pessoas não podem ser motivo para que deixar de buscar esse meio de proteção.

E então, você ficou com alguma dúvida sobre a febre amarela, seus efeitos e como se prevenir? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *