As alergias em crianças são difíceis de ser identificadas, mas causam grandes transtornos, como problemas respiratórios e de pele. Por isso, quando seu filho apresentar algum sinal de que algo não está bem, o melhor que você tem a fazer é consultar um médico alergologista.
Para ajudá-la a identificar os tipos mais comuns de alergias em crianças, preparamos dicas com os principais sintomas dessas reações, os causadores e o que fazer para evitar esses problemas. Acompanhe.
Alergias respiratórias
É uma das mais comuns alergias em crianças. Entre as principais alergias respiratórias estão a rinite e a asma.
Rinite é uma das alergias em crianças
A rinite é uma alergia respiratória muito comum entre as crianças, e causa coceira, espirros, coriza e obstrução nasal.
Para evitá-la, mantenha os ambientes sempre limpos e ventilados, evite animais de estimação dentro de casa, lave a roupa com água quente, utilize o climatizador de ar, use forros impermeáveis no colchão e travesseiro e evite cheiros fortes, como perfumes e materiais de limpeza.
Asma
No caso da asma, quem mora em casa ou apartamento e permanece com os ambientes muito fechados e poucos ensolarados pode ter o problema, já que a crise pode ser causada pelo acúmulo de ácaros e pelos de animais domésticos.
Em relação aos sintomas, os principais são a falta de ar, chiados no peito e tosse. Para prevenir essa alergia em crianças, você deve evitar carpetes e tapetes em casa, manter os ambientes livres de poeira, cuidar para que a criança não fique em lugares muito fechados.
Alergias de contato
Já as alergias de contato provocam reação inflamatória na pele por conta da exposição a algum componente que causa irritação ou alergia.
Dermatites ou eczemas
Os sintomas das dermatites são vermelhidão, coceira e descamação, que podem lesionar a pele e provocar processos infecciosos. Entre as maneiras de prevenir a dermatite, está a identificação do agente que causa o problema e a eliminação à exposição, hidratação da pele e uso de pomadas e cremes com prescrição médica.
Urticária
A urticária é uma doença de pele que é caracterizada por muita coceira e placas vermelhas na pele, com possível aparecimento de inchaços.
Quando acontecer a paciente deve procurar atendimento médico para as devidas orientações e prescrição de medicamentos.
Alergia alimentar
A alergia alimentar pode se manifestar com sintomas digestivos, como vômitos, diarreia e má absorção intestinal. Há crianças que também podem apresentar quadros cutâneos, como eczema e urticária.
Essa alergia é variável, ou seja, a evolução do problema depende do tipo de alimento que a criança consumiu e do seu grau de sensibilização. Alguns alimentos, como peixe, leite, ovo, amendoim e trigo costumam provocar alergias na infância.
Alergia ocular
A alergia nos olhos provoca coceira, lacrimejamento e vermelhidão. Esses sintomas podem ser intensos e causar até o comprometimento da visão. Por isso, fique atento em relação às reclamações da criança.
Alergia à picada de inseto
Os pequenos adoram brincar ao ar livre, no entanto, em alguns lugares podem ter formigas, abelhas, vespas e borrachudos, que provocam alergias em crianças.
Para saber se a criança tem alergia à picada de inseto, observe a pele. Se seu filho teve contato com alguns desses insetos, o quadro alérgico vai se manifestar alguns minutos depois. Um dos sinais é a formação de placas avermelhadas na pele, coceira exagerada e lesões.
Agora que você conhece as principais alergias em crianças, fique atento a qualquer manifestação fora do comum e procure um médico para ter o correto diagnóstico. E então, ainda ficou com alguma dúvida em relação às alergias em crianças? Escreva para gente nos comentários e até a próxima.
3 thoughts on “Quais as principais alergias em crianças?”