Alergia nos olhos: quais as causas mais comuns?

A alergia é uma manifestação do organismo a partir do contato com determinada substância que provoca hipersensibilidade. Essa reação pode se dar em qualquer parte do corpo, já que tudo depende da forma de contato e exposição.

A alergia nos olhos, por exemplo, é mais comum do que se pensa, e pode ser causada por fatores que geralmente passam despercebidos. 

Quer conhecer quais são as causas mais comuns da alergia nos olhos e como elas podem ser tratadas? Acompanhe o post de hoje e descubra tudo sobre o assunto!

Alergia nos olhos e os alérgenos ambientais

Os alérgenos ambientais são os principais fatores causadores de alergia e, infelizmente, estão presentes em todos os lugares.

Aqui enquadram-se substâncias como poeira, ácaros, pólen das flores, pelos de animais e poluição. Quando eles entram em contato com os olhos, podem promover irritação e desencadear uma alergia nos olhos.

É mais comum que isso aconteça com pessoas que já apresentem quadros de sensibilidade a essas substâncias, mas nada impede que qualquer um possa desenvolver a alergia.

Como os olhos são uma região de exposição direta a esses alérgenos, o importante é manter alguns cuidados preventivos como, por exemplo:

  • Lavar as mãos constantemente
  • Evitar ambientes muito empoeirados
  • Manter os pelos dos animais de estimação curtos e limpos
  • Optar pelo uso de óculos de sol em regiões de muitos poluentes ou irritantes que podem piorar as alergias no olhos. 

Alérgenos químicos e a alergia nos olhos

Os produtos químicos podem ser muito eficientes no uso industrial, mas quando entram em contato com nosso organismo, causam sérios danos. Os olhos, que são hipersensíveis, podem apresentar fortes reações por apenas dividirem o mesmo ambiente com um desses produtos.

A relação mais comum pode ser observada junto aos produtos de estética e cosmética, já que são produzidos a partir de sustâncias químicas e frequentemente utilizados para tratamento de pele e cabelos. Por isso, antes de utilizar qualquer loção, leia atentamente seus componentes e evite aplicação nas regiões mais delicadas do corpo.

Alérgenos alimentares x alergia nos olhos

Por mais que as reações por alérgenos alimentares tendam a se manifestar em outras regiões do corpo, é preciso considerar essa possibilidade. Quando o organismo entra em contato com substâncias adversas, o sistema imunológico desencadeia inúmeras reações no corpo, inclusive, na região ocular.

Ainda assim, há, também, casos isolados em que só o olho apresenta complicações, já que é bastante vulnerável à presença de corpos estranhos. Podem ser considerados sintomas comuns a coceira, o inchaço, a vermelhidão, a ocorrência de secreção e a ardência. É preciso ter muito cuidado e buscar conhecer qual foi a causa para que outras ocorrências possam ser evitadas.

E o tratamento para alergia nos olhos?

O melhor tratamento é sempre a prevenção, evitando o contato com quaisquer substâncias que possam provocar alergias no seu organismo. Ainda assim, sabemos que, infelizmente, algumas situações não podem ser evitadas, e a relação com esses possíveis alérgenos deve ser administrada.

Recomenda-se, como principal forma de tratamento, a limpeza regular da área dos olhos, além da aplicação de colírios específicos para alergias. Lembre-se de que, para o uso desse último, é importante a prévia consulta médica com um especialista, visto que a automedicação pode agravar bastante o quadro.

Com o constante aumento da poluição e com os organismos cada vez mais sensibilizados, o cuidado preventivo se torna fator essencial para nossa saúde e qualidade de vida. Proteja-se das substâncias estranhas e procure sempre a ajuda de bons profissionais para administrar possíveis quadros alérgicos. Ainda, não subestime essas reações, pois precisam ser bem tratadas para não acabar causando danos maiores ao seu corpo.

E então, tiramos sua dúvida sobre as causas mais comuns de alergia nos olhos? Se você tem algum outro questionamento ou experiência sobre esse tema, deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *