Qual a diferença entre alergia e intolerância?

A alergia alimentar e a intolerância são problemas de saúde que causam dúvidas na maioria das pessoas. Se você também já questionou o assunto e sempre quis saber o que são esses dois problemas, preparamos o artigo de hoje com as principais diferenças entre essas duas condições. Acompanhe. 

Qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

Para entender qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar, você precisa saber o que é cada um desses problemas.

Alergia aos alimentos

A alergia alimentar se caracteriza pela resposta imunológica do organismo, que pode ser mediada por IgE específico, que ocorre quando há ingestão ou contato com determinado alimento. Na alergia, as manifestações clínicas podem ser são imediatas, no caso de reações IgE mediadas.

Intolerância alimentar

Na maioria das vezes o problema é metabólico, como por exemplo a pessoa que não consegue digerir completamente um grupo de alimentos por conta de uma enzima deficiente do sistema digestivo, ou até outro mecanismo desconhecido.

Quais são os sintomas da alergia e da intolerância alimentar?

Nem sempre é fácil diferenciar alergia de intolerância pelos sinais e sintomas. O médico é quem pode fazer isso. Na alergia alimentar, pode ocorrer inchaço no rosto ou na língua, vermelhidão na pele e urticária, dificuldade para respirar, vômito e diarreia. 

Já na intolerância, além do vômito e diarreia, a pessoa também pode apresentar sensação de queimação na garganta, dor de estômago, inchaço na barriga entre outros sintomas – que podem demorar horas ou dias para aparecerem.

O mais importante é ficar atento aos sinais e sintomas presentes ao ingerir determinados alimentos, assim como a possível melhora ao evitá-los e relatar tudo ao médico para que ele possa, através das sua história e exames, chegar ao melhor diagnóstico. 

Quais os alimentos que causam alergia e intolerância alimentar?

Pelo fato de os sintomas variarem de uma pessoa para outra, nem sempre é possível identificar os alimentos que provocam a alergia ou a intolerância.

No entanto, é comum a alergia alimentar ser provocada por camarão, marisco, kiwi, tomate e amendoim. Já a intolerância pode ser provocada pelo leite de vaca, morangos, nozes, ovo, espinafre, pão, banana, couve, bacalhau, arrenque, carne bovina, vinho tinto, pimenta e chocolate.

Como prevenir os problemas, independentemente da diferença entre alergia e intolerância?

A melhor forma de prevenir a alergia e a intolerância alimentar é identificar os alimentos que possam fazer mal e evitá-los. Como vimos, as reações costumam ser imediatas, ou em curto período depois da ingestão dos alimentos, aproximadamente meia hora, o que ajuda a observar a resposta do seu corpo a determinadas substâncias. 

Agora que você já sabe qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar, poderá cuidar ainda mais da sua saúde e da sua família, não é verdade? Caso desconfie de que tenha alergia ou intolerância, procure um médico alergologista para que o problema seja diagnosticado adequadamente. 

E aí, você tem mais alguma dúvida sobre a diferença entre a alergia e intolerância alimentar? Escreva para gente nos comentários e até a próxima. 

 

 

 

Compartilhe:

2 thoughts on “Qual a diferença entre alergia e intolerância?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *