O que leva alguém a ter alergia ao chocolate?

O chocolate é considerado uma guloseima saborosa, e é o doce preferido de muitas pessoas. No entanto, nem todos podem comer um bombom ou tomar um leite com achocolatado. O motivo? A alergia ao chocolate.

Mas o que causa essa reação? Hoje, nós vamos explicar o que leva alguém a ter esse problema. Quer ficar por dentro do assunto? Então acompanhe o artigo.

O que é a alergia ao chocolate?

A alergia ao chocolate não é uma reação ao doce em si, mas às substâncias e os produtos adicionados que o compõe, como, por exemplo,  o leite, o cacau, os chamados frutos secos (castanhas, amendoim, avelã e nozes), o trigo, a cafeína, o ovo, a soja e os aditivos (corantes, essências e conservantes).

Esse sintoma indesejável envolve o sistema imunológico e faz com que o organismo tenha reações exageradas em relação às substâncias presentes no alimento.

O que causa a reação alérgica?

Entre os ingredientes do chocolate, o que mais causa a reação alérgica é o leite. Suas proteínas são as responsáveis pela maioria dos casos do problema entre os brasileiros.

A alergia ao cacau, embora também possa desencadear a mesma reação, é mais rara. Mesmo assim, diante da suspeita de uma reação alérgica ao chocolate, essa substância também deve ser investigada, assim como as demais.

O corante utilizado na fabricação do produto ou outros aditivos, por sua vez, podem ser os responsáveis por sintomas inespecíficos, que nem sempre são considerados alérgicos.

Como identificar os sintomas?

É importante ficar atento quando o assunto é alergia ao chocolate. Coceira, falta de ar, tosse, inchaço, gases, pressão baixa e até chiado no peito são sintomas do problema alérgico.

Caso você identifique algumas dessas reações, procure um alergologista, faça exames e verifique se há alguma relação com o doce.

O que fazer se há suspeita de alergia?

Caso seja alérgico, a primeira coisa a se fazer é ler o rótulo do alimento. Você pode ainda consultar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa fabricante do produto, para que todas as substâncias utilizadas sejam descriminadas e a investigação seja feita da melhor maneira possível.

Em relação à ocorrência de uma reação alérgica, com a suspeita de que a causa seja o chocolate, o médico alergologista deve ser consultado.

O profissional vai lhe examinar, fazer o estudo clínico, e testes alérgicos na pele ou no sangue poderão ser solicitados para esclarecer o que realmente ocorreu. Além disso, o médico poderá orientar o paciente, ou seus responsáveis, sobre o que pode ser consumido e evitado.

Como substituir o chocolate?

O doce pode ser substituído por alimentos que retiram de suas fórmulas substâncias como amendoim, leite, castanhas, etc. Chocolates sem componentes alergênicos são ótimas opções para quem não quer abrir mão desse pequeno prazer, que é tão apreciado por crianças, jovens e adultos.

Outra boa alternativa para os pacientes alérgicos é retirar o leite e o cacau. Para isso, você deve produzir seu doce com a alfarroba, uma vagem comestível, cuja polpa, após soterrada e moída, origina um pó que é utilizado para substituir o cacau.

Essa iguaria é muito parecida com o chocolate, no entanto, tem poucas calorias e gorduras, e também é uma excelente opção para quem está controlando a alimentação em busca da perda de peso.

No mercado, o doce com alfarroba pode ser encontrado em tabletes, pronto para o consumo. Ele também não possui lactose, o que faz com que as pessoas com intolerância a lactose possam consumir o doce sem problemas.

Você também pode fazer seu próprio chocolate com uma receita sem os ingredientes que causam a alergia. Basta buscar alternativas junto ao seu médico e nutricionista, que terão a receita perfeita para que você possa saborear o chocolate sem sair da sua dieta.

Agora que você já sabe o que leva alguém a ter alergia ao chocolate, fique atento e observe os sintomas. Caso eles apareçam, procure um alergologista , investigue as causas e se cuide!

E então, ficou com alguma dúvida sobre como é desencadeada a alergia ao chocolate no organismo? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

24 thoughts on “O que leva alguém a ter alergia ao chocolate?”

  1. Olá, sempre comi chocolate e não me dava alergia, ultimamente tenho comido e me dado bolinhas que coçam pelo corpo. Tenho herpes zorter…isso pode ser alergia ao chocolate, talvez eu esteja com a imunidade baixa.

  2. Meu neto surgiu vários caroços no queixo,pés e joelhos,cosar muito.Eu levei ao médico e eles me disseram que é pra dar bastante banho,não ter contato cm mais nenhum crianças,passou um analgésico em caso de febre.O que devo fazer.urgente

  3. Pois é eu sou alérgica ao cacau. O me impede de comer chocolate e sempre surpriende as pessoas pois alguns nem sabem que é possível fazer oq kkk

    1. Boa tarde!
      Sra Rita, se a paciente é alérgica a substância do Cacau, o ideal é que a mesma não ingira nenhum alimento que contenha a substância que ela seja alérgica.
      Agradecemos seu contato!
      Att.
      Dr Alergo Imuno.

  4. Boa noite. Meu filho tem 2 anos e comia chocolate normalmente. Um dua fiz um bolo com cacau em pó, ele comeu e empolou td da cabeça aos pés. Será q a alergia é ao cacau? Pq qdo era bebê ele já teve alergia à proteina do leite mas só vomitava e depois com 1 ano sumiram os sintomas.

  5. Olá comi dois chocolate ontem,e apartir dai parece que no meu estômago têm uma bola, não consigo respirar direito , até para falar me falta o ar, isso pode ser por causa do chocolate?

    1. Boa tarde!
      Sra Vera, é necessário passar por uma consulta com o alergologista para o mesmo solicitar o teste e confirmar ou não a possível alergia ao chocolate.

      Agradecemos o contato!
      Att.
      Dr Alergo Imuno.

  6. Olá, boa tarde! Eu tenho uma bebê de 3 anos que apresenta sintomas a alérgicos ao chocolate, pois sempre que consome algo do tipo, logo aparecem por todo o corpo dela várias manchas vermelhas, são grandes e em relevo. Sem contar que quase sempre tem febre tbm. Ela sempre foi alérgica a leite, tentei vários quando era menorzinha, mais hoje ela toma um tipo só de leite que não causa diarréia. Mais isso só depois de 2 anos procurando o leite certo! Já que além da diarréia maltratar tanto, ainda queimava toda a pele dela. Hoje toma leite, mais noto essa alergia a chocolate. Isso é muito perigoso?

    1. Boa tarde!
      Sra Ednilcia Teles, qualquer tipo de alergia trás um pouco de perigo. O correto é a sra levar sua filha para um alergologista, ele irá solicitar o exame específico para confirmar a possível alergia ao chocolate.

      Agradecemos o contato!
      Att
      Dr Alego Imuno.

  7. Oi , minha filha com 8 meses foi impedida de tomar tudo que tivesse lactose , desde que nasceu ela tinha muita diarreia , era mamar e já fazia suas fezes , a bunda dela ficava no vivo de tanta assadura , com 8 meses a médica cortou a lactose e tudo se resolveu com 1 ano e 4 meses ela começou a tomar leite integral e não deu mais aquelas diarreias pois agora se ela comer chocolate ou tomar leite com chocolate a diarreia aparece imediatamente , então por isso sempre dava leite e 1 colher de açúcar , como tenho outro filho que mama com chocolate , ela quer mamar com “cate” também , então eu comecei a dar e percebi que apareceu tipo uma herpes em sua boca , seu queixo e beirando o cilhos , por algum motivo desconfiei do chocolate e parei de dar , as “ herpes “ foram sumindo a do olho sumiu , a do queixo e da boca ficou mais fraca hoje ela ganhou um ovo de Páscoa e comeu , quando foi a noite a herpes na boca estava inchada , e bem avermelhada
    Ela vive com tosse nariz escorrendo peito chiando , já levei em médicos e dizem ser gripe , mais nunca Sara da gripe
    Alguma relação com o chocolate ?

    1. Boa tarde!
      Sra Ana Claudia, o ideal é a Sra levar sua filha à um alergologista, ele solicitará exames específicos para e a conduzirá para um tratamento específico se for necessário.

      Agradecemos o contato!
      Att.
      Dr Alergo Imuno.

  8. Tive uma reação alérgica na minha infância por ter consumido muito chocolate, ontem na páscoa eu comi e minha garganta incho senti falta de ar e muita coceira

  9. Boa tarde,tenho bronquite alérgica e quando como chocolate me dá crise, sinto falta de ar e tenho muita tosse. Será que o chocolate branco por ser feito somente apartir da gordura do cacau vai desencadear isso em mim? Não sou alérgica a lactose e nem a outros ingredientes que vem junto ao chocolate.

    1. Bom dia!
      Sra Barbara, a substância do chocolate é o cacau, uma vez que surge uma alergia ao chocolate preto, logo haverá a alergia ao chocolate branco, visto que a substância do chocolate é constituída pelo cacau.

      Agradecemos seu contato!
      Atenciosamente,
      Dr Alergo Imuno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *