Qual a relação entre alergias e infecções?

Há mais de 100 anos surgiu a palavra alergia. Ela foi usada pela primeira vez em um artigo publicado por Clemens Von Pirquet, no German Medical Journal, um jornal da Alemanha, e definia uma resposta imunológica anormal e diferente das defesas contra infecções. No entanto, você sabe qual é a relação entre alergias e infecções?

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse assunto que causa muitas dúvidas na maioria das pessoas. Quer ficar bem informado sobre o tema? Então, acompanhe a leitura do nosso post!

Como funciona o sistema imunológico?

Antes de você conhecer a relação entre alergias e infecções, é preciso saber o que é o sistema imunológico. Ele é formado por células cuja função é defender as outras células e os tecidos do corpo, e seu papel é diferenciar o que é nocivo ao corpo.

Por isso, esse sistema é formado por células que são conhecidas como anticorpos, mastócitos, macrófagos, pele e as membranas teciduais.

É importante ressaltar que os problemas de imunidade e de inflamação estão relacionados. A primeira é resposta do sistema imunológico à lesão e à infecção, para tentar reparar a área lesada e eliminar o agente que causou a agressão ao corpo.

O que significa resposta alérgica e resposta às infecções?

A experiência dos pacientes e a prática diária dos médicos mostram que a resposta alérgica e a resposta às infecções são parecidas no processo imune e, muitas vezes, difíceis de separar.

A ocorrência de infecções por vírus respiratórios e a sensibilização aos alérgenos é simultânea. Isso quer dizer que a alta exposição aos vírus que causa a alergia e as infecções respiratórias aumentam o risco de asma persistente.

Além disso, a infecção respiratória viral pode ativar e manter as condições alérgicas nas vias respiratórias.

Como é a relação entre alergias e infecções?

No primeiro ano de vida, os antibióticos utilizados para o tratamento de infecções podem causar, tempos depois, doenças como asma, dermatite atópica e rinite alérgica.

Os antibióticos administrados em pacientes alérgicos explicam a associação entre as alergias e a eficácia dos próprios medicamentos. Com isso, a recorrência de infecções é frequente nos pacientes que têm alergias.

Portanto, a clínica médica e as evidências constatadas em pesquisas científicas mostram que existe uma relação entre alergias e infecções ao ponto que é difícil separar causas e efeitos.

O que fica claro é que existe um efeito na resposta imunológica quando nos referimos a infecções, e, por isso, há uma sensibilização alérgica que tem como consequência rinites, asma alérgica, dermatite atópica e rino-sinusites.

Como reduzir as crises alérgicas e as infecções?

Então, você deve estar pensando: como fazer para reduzir as crises alérgicas e as infecções? O tratamento mais indicado para isso é a imunoterapia alérgeno-específica e o tratamento da susceptibilidade às infecções.

Os dois tratamentos reduzem de maneira simultânea e de forma significativa os episódios de inflamação, impedindo a evolução do ciclo patológico e da doença crônica. Os benefícios são grandes para os pacientes, e isso fica mais evidente quando eles são comparados a outros que utilizam somente antibióticos ou medicamentos sintomáticos.

Agora que você já sabe a relação entre alergias e infecções, fique atento aos antibióticos que seus filhos tomam, combinado? Preste atenção nos quadros alérgicos e infecciosos e, qualquer dúvida, procure um médico alergologista.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto! Até a próxima!

Compartilhe:

2 thoughts on “Qual a relação entre alergias e infecções?”

  1. Tenho a mais de um mês uma alergia na pele q está espalhada pelo corpo e uma infecção interna nos braços. Já fui vários médicos, inclusive um alergologista. Mas me problema está se agravando. Sinto que posso morrer.POR FAVOR ME AJUDEM.

    1. Bom dia!
      Sra Dalva Oliveira, entre em contato com nossa central de marcação (81- 3221 7676) e solicite um agendamento com nossos alergologistas, para lhe ajudar é necessário que a sra vá em uma consulta e explique o que está acontecendo para que o médico possa lhe dar um diagnóstico.

      Agradecemos o contato!
      Att. Dr Alergo Imuno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *