Como funciona um diário alimentar de alergia?

Os casos de alergia estão atingindo proporções preocupantes, especialmente entre as crianças. Nessa idade o corpo fica bastante vulnerável e tende a apresentar reações adversas a partir do contato com determinadas substâncias as quais não está acostumado. É um processo delicado e que precisa ser acompanhado com muito cuidado pelos pais, e um dos instrumentos para auxiliar nisso é o diário alimentar de alergia.

Fazer um diário alimentar de alergia é uma prática que vem se tornando comum entre os pais de crianças alérgicas e ajuda tanto no diagnóstico como na prevenção de crises.

Para saber mais sobre essa iniciativa, descubra, no artigo de hoje, um pouco mais sobre o diário alimentar de alergia e conheça alguns de seus principais benefícios.

O que é o diário alimentar de alergia?

Como a denominação sugere, o diário alimentar de alergia funciona mesmo como um registro. Nele, são anotadas quaisquer ações relacionadas à alimentação que possam representar alguma alergia.

Nesse diário, se descreve com detalhes toda a alimentação da criança, como ela passou o dia, se teve alguma reação fora do comum, se tomou alguma medicação, quanto tempo depois de ingerir os alimentos as manifestações surgiram, se dormiu bem, etc. É importante que esse registro seja bem especificado para que se possa analisar com atenção o quadro da criança e, se for o caso, auxiliar o médico para diagnosticar com eficiência e rapidez a alergia. Se possível fotografar reações na pele. Se necessário ir na urgência por conta de reações, pedir o relatório do atendimento, com todo o registro da crise e das medicações utilizadas.

Quais são os benefícios do diário alimentar de alergia?

Mas o diário alimentar de alergia faz mesmo sentido? Por que essa ideia deve ser posta em prática pelos pais? Entenda quais são os benefícios proporcionados por essa prática:

  • Com o diário alimentar de alergia, nenhum comportamento vai passar despercebido. Você terá tudo anotadinho no mesmo lugar para repassar ao médico na hora da consulta.
  • Aplicando o diário alimentar na rotina do seu filho, você irá conseguir identificar com bastante precisão os alimentos que, de fato, podem lhe causar alergia.
  • O diário alimentar de alergia também ajuda a estabelecer uma rotina de vida para a criança, seja ela alérgica ou não (ou em fase de descoberta). Com essa ideia, você vai proporcionar ao seu pequeno hábitos regulares e, até mesmo, mais saudáveis.
  • Estabelecer o diário alimentar de alergia na rotina é uma forma de organizar a alimentação. Mesmo que de forma indireta, você começará a pensar mais na administração dos alimentos junto ao seu pequeno – eliminando o excesso de gorduras, doces e outras substâncias que prejudiquem o seu desenvolvimento e a sua saúde.

Como fazer um diário alimentar de alergia?

Não há dificuldade para fazer um diário alimentar de alergia. Para colocar a ideia em prática, basta ter boa vontade, organização e comprometimento.

Antes de qualquer coisa, faça uma escolha inteligente de diário (pode ser uma brochura em formato de diário mesmo, uma agenda, um caderno, uma pasta online, um aplicativo, etc.). O importante é que seja algo acessível ao seu dia a dia e facilite a sua organização. Depois é só começar a fazer os registros.

Assim, anote no diário toda a alimentação que você deu para o seu filho, incluindo os horários e as quantidades. Até detalhes da preparação devem ser registrados. Use o diário também para anotar qualquer outra observação em relação à alimentação – se a criança apresentou algum sintoma ou desconforto, quanto tempo depois, se precisou medicar, se passou o dia normalmente, etc.

A dica é estar com o diário sempre a postos para que nenhuma informação seja negligenciada. Esse recurso será a sua base para identificar e melhor tratar as alergias alimentares do seu filho.

A prática do diário alimentar de alergia é realmente muito proveitosa e oferece um melhor ponto de vista em relação às reações alérgicas. Tendo tudo registrado nesse instrumento, o diagnóstico e a prevenção de manifestações alérgicas se tornam muito mais fácil e rápido – afinal, você terá informações precisas com fácil acesso.

O que você achou da ideia de adotar um diário alimentar de alergia para seu filho? Como você costuma fazer o controle do que seu pequeno consome?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *