6 dicas para evitar crises alérgicas no período de superlotação de hospitais

As crises alérgicas, em momento algum, são bem-vindas. No entanto, neste período de pandemia do novo coronavírus, devemos ter cuidados ainda maiores para evitá-las. Isso porque pacientes com sintomas alérgicos podem causar uma sobrecarga no sistema de saúde, prejudicando o atendimento de quem está infectado com o Covid-19.

Além disso, visitar esses ambientes de maior circulação de pessoas e de pacientes com suspeita ou diagnóstico de coronavírus pode representar um risco extra de contágio para o paciente alérgico.

Portanto, a prevenção das crises alérgicas é muito importante nesse momento. Acompanhe nossas dicas para ajudá-lo nisso.

O que são as crises alérgicas?

As crises alérgicas são uma reação exagerada do corpo a um alérgeno. Um alérgeno é normalmente uma substância inofensiva no ambiente, como o pólen, por exemplo, mas que faz com que o sistema imunológico reaja como se o alérgeno fosse prejudicial.

Existe então uma reação exagerada do sistema imunológico, com a liberação de substâncias que levam aos sinais e sintomas da doença alérgica. As crises representam os momentos de descompensação (descontrole) da doença. Elas podem ocorrer de modo leve, moderado ou grave.

Essas crises podem ocorrer instantaneamente ou levar horas para se manifestar após o contato com o alérgeno.

Quais são os principais sinais das crises alérgicas?

Entre os sinais característicos de uma crise alérgica, estão:

  • Dor abdominal e diarreia (sendo comuns especialmente em crises alérgicas alimentares).
  • Náuseas e vômitos (também sendo mais comum no quadro de alergia alimentar).
  • Vermelhidão, coceira na pele e inchaço (sintomas que tendem a se apresentar após contato com alérgeno). O inchaço é mais comum nos lábios, nas pálpebras, mãos, nos pés e na garganta.
  • Coceira nos olhos, vermelhidão e lacrimejamento.
  • No nariz: espirros, obstrução, coriza e coceira.
  • Tosse, chiado, cansaço e falta de ar (sintomas esses que precisam ser administrados com maior urgência, especialmente a falta de ar ou dificuldade para respirar).

Dicas para evitar as crises alérgicas durante a pandemia do novo coronavírus

Além de seguir as recomendações específicas de seu médico, veja nossas dicas para evitar crises alérgicas no período de superlotação de hospitais:

1. Mantenha a casa limpa e arejada

A circulação de ar é importante para evitar as crises alérgicas. Por isso, mantenha todos os ambientes da casa sempre limpos, arejados e bem ventilados. Na medida do possível, deixe também o sol entrar nos cômodos.

Para a rotina de limpeza, utilize um pano úmido e aspirador de pó com filtro HEPA (especialmente para retirar do ambiente pelos de animais domésticos).

2. Utilize soro fisiológico

Especialmente em momentos de tempo seco, há maior ressecamento das vias respiratórias. Para ajudar a lidar com esse problema, é possível utilizar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

3. Mantenha o aparelho de ar-condicionado e seus componentes sempre higienizados

Para evitar crises alérgicas, é muito importante manter limpo o ar condicionado. É preciso dar uma atenção especial à higienização de seu filtro para evitar o acúmulo de ácaros, fungos e bactérias que podem levar à manifestação de alergias respiratórias e eventuais crises.

4. Evite utilizar tapetes e carpetes em sua casa

Por mais bonitos que sejam, esses ornamentos acumulam ácaros e pó, que podem servir de gatilho para crises alérgicas. Assim, prefira pisos de madeira ou cerâmica, que podem ser higienizados facilmente com um pano úmido, evitando o acúmulo e a proliferação de alérgenos.

5. Limite o acesso de pets ao quarto de dormir

Por mais vontade que tenhamos de permanecer próximos de nossos animais de estimação, os bichinhos podem soltar pelos no ambiente e estimular crises alérgicas. Além de evitar o acesso deles ao ambiente de dormir, mantenha seus pelos bem aparados e siga uma rotina de higienização adequada para os bichinhos.

6. Certifique-se de não ter vazamentos em sua casa

Residências mais antigas ou que não passam por manutenções estruturais periódicas podem esconder focos de vazamentos hidráulicos. Acontece que esses podem ser campos propícios para a proliferação de fungos que causam crises alérgicas e outros problemas.

E então, que tal adotar essas medidas para ajudar a evitar crises alérgicas? Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *