7 sinais que podem indicar uma crise alérgica

Uma crise alérgica pode ser uma ocorrência perigosa e, se não administrada de forma correta e em tempo hábil, pode oferecer muitos riscos ao organismo. Desse modo, é preciso ter muito cuidado e atenção, verificando de maneira imediata desconfortos e todo e qualquer comportamento fora dos padrões.

Mas você sabe como identificar uma alergia? Sabe quais são os primeiros sintomas de uma crise alérgica? É muito importante conhecê-los bem para que medidas de controle sejam tomadas de forma coerente nessas ocasiões.

Para ajudar você nessa questão, preparamos o artigo de hoje com sete sinais importantes que podem indicar uma crise alérgica. Fique de olho e veja como interpretar as reações do seu corpo.

1. Dor abdominal pode ser sintoma de crise alérgica

A dor abdominal é bastante comum nos casos de crise alérgica, e essa tende a se manifestar pouco tempo depois da ingestão do alimento que gera a hipersensibilidade. Ela pode vir como uma pressão no estômago ou em forma de cólica, de acordo com o comportamento de cada organismo.

Vale lembrar de que a dor abdominal pode ser considerada como um sintoma comum entre aqueles que apresentam sensibilidade no estômago e outras muitas doenças, mas mesmo nesses casos, a hipótese de alergia não pode ser descartada, principalmente se acompanhada de outros sinais e sintomas que veremos a seguir, já que podem integrar o quadro mais grave de alergia, a anafilaxia, onde diversas partes do corpo podem manifestar reações.

2. Náuseas e vômitos

Nos casos de crise alérgica, a dor abdominal tem evolução rápida, e pode vir acompanhada também de náuseas e vômitos. Esses sintomas tendem a ser bastante intensos e podem surgir de forma repentina, sem aviso prévio. Ainda que esses sinais possam significar outras inúmeras ocorrências, eles precisam ser analisados com a possibilidade de indicarem alergias, principalmente se forem recorrentes e relacionados a ingestão do mesmo alimento.

3. Diarreia

Além das náuseas e dos vômitos, é muito comum que uma crise alérgica venha acompanhada de diarreia. Apesar de ser um sintoma característico de infecções intestinais (especialmente quando acompanhada de enjoos e febre), a diarreia precisa ser verificada, especialmente se o episódio for atrelado ao consumo de determinado alimento, se for aguda (durar poucos dias) quando associada a outros sinais e sintomas de alergia, ou crônica (durar várias semanas), especialmente com a presença de sangue nas fezes.

4. Vermelhidão e coceira na pele

Um dos sintomas mais característicos de uma crise alérgica são as reações de pele. Manchas, placas, vermelhidão e muita coceira em diversas partes do corpo são indícios muito expressivos desse tipo de ocorrência. Esse sintoma tende a ser um dos primeiros a serem manifestados após o contato com o alérgeno. Além de inchaços (angioedema) em determinadas partes do corpo, como lábios, pálpebras, mãos, pés e garganta.

 

5. Coceira na boca

É muito comum que você sinta um formigamento e coceira no “céu” na boca (palato) ou região da língua imediatamente após o contato com determinada substância causadora de alergia, chamamos de síndrome de alergia oral. Essa hipersensibilidade pode significar que o seu organismo não respondeu de forma adequada ao que foi exposto. Pode vir acompanhada de outros sintomas, como vômitos e placas vermelhas na pele.

6. Inchaço na língua e garganta

Se você começou a perceber algum indício de inchaço na língua ou garganta, esse pode ser um forte sinal de uma crise alérgica mais intensa. Você sentirá uma espécie de pressão e aquela tão comentada “dificuldade para engolir”. Quando esse tipo de sintoma começa a surgir, o atendimento médico deve ser procurado com urgência, pois a crise já está em estágio mais avançado. Outros sinais como tosse seca e grossa e voz rouca, principalmente no paciente que já sabe que é alérgico após o contato com o alérgeno al qual é sensível, já alertam para essa reação mais intensa.

7. Falta de ar

A falta de ar é um fator determinante para os casos de crise alérgica e indica que o tratamento adequado precisa ser administrado imediatamente. É por isso que se além dos sintomas descritos acima, você também apresentar falta de ar, esse indício é ainda maior para uma crise mais grave. Pode se manifestar com tosse, chiado no peito e cansaço.

Como vimos, é preciso ter atenção a qualquer possível sinal de uma crise alérgica e buscar atendimento com a máxima urgência. Nesses quadros, os sintomas evoluem rapidamente e podem trazer danos irreparáveis para o organismo. Portanto, preste atenção no seu corpo e não negligencie qualquer reação adversa. O seu médico alergologista vai deixar um plano de ação, que é uma série de medidas e medicações que devem ser realizadas quando do surgimento de uma crise de alergia. O atendimento médico deve ser buscado com urgência nos casos mais graves.

E então, ficou mais claro para você esses sinais de uma crise alérgica? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *