Tempo seco: como evitar as crises alérgicas?

Muitas pessoas relacionam o frio as crises alérgicas – até pode desencadear alergia respiratórias, mas o maior problema dessa época do ano é o tempo seco. As partículas de vários tipos de alérgenos, como ácaros, enxofre que sai do escapamento dos veículos, poeira e restos de materiais queimados ficam suspensas no ar e são inaladas pelas pessoas.

Dentro das narinas, os pelos umidificam e filtram o ar. Como no período da estiagem o oxigênio entra mais seco pelo nariz para chegar ao pulmão, acaba havendo um esforço maior do sistema respiratório.

Por isso, para lhe ajudar a manter a sua saúde e a dos seus filhos, preparamos dicas simples de como evitar as crises alérgicas. Acompanhe. 

Substitua os alimentos fritos pelos assados

Você pode até se perguntar o que isso tem a ver com as crises alérgicas e o tempo seco. Bem, quando você substitui os alimentos fritos pelos assados, facilita o processo de digestão. Além disso, também é importante consumir mais frutas e legumes. Isso fortalece seu organismo com vários nutrientes e vitaminas, inclusive com a vitamina C, que ajuda no sistema imunológico.

Beba água e sucos de fruta

Não é segredo para ninguém que o nosso corpo precisa estar sempre hidratado. Apesar de muitas vezes você não sentir sede no inverno, faça um esforço e beba água e sucos naturais. Isso vai ajudar a eliminar as toxinas do organismo. Já os sucos que são feitos com a própria fruta, como laranja, acerola e limão, são uma importante fonte de vitamina C.

Evite o acúmulo de poeira

Sabemos que o frio pode provocar aquela preguiça, não é verdade? No entanto, é importante que você evite a poeira na sua casa. Para limpar, utilize um pano úmido. Com o auxílio de uma flanela úmida, limpe todos os móveis pelo menos 2 vezes na semana. Se você tem animais domésticos também é importante aspirar. Assim, você evita que as partículas de poeira fiquem suspensas no ar e fica longe das crises alérgicas.

Deixe uma bacia com água no ambiente

Para quem não tem um umidificador, uma dica simples é colocar uma bacia com água nos ambientes para melhorar a umidade do ar, ou toalhas molhadas. No entanto, faça isso só durante o dia, pois a umidade do ar tende a aumentar no período noturno, e em regiões realmente frias e/ou com baixa umidade relativa do ar. Caso contrário um ambiente muito úmido facilita proliferação de fungos e ácaros que são desencadeantes de alergias respiratórias.

Use soro fisiológico

Como o ar seco resseca as vias respiratórias, utilize soro fisiológico nos olhos e nas narinas, inclusive nas crianças. Ele evita o ressecamento das vias aéreas.

Pratique exercícios

É importante praticar atividade física. No entanto, no tempo em regiões de clima seco, você deve evitar os exercícios ao ar livre, principalmente entre 10 h e 16 h. Também é necessário moderar a intensidade, pois o tempo seco reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades físicas.

Viu como é fácil evitar as crises alérgicas no tempo seco? Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar nossas dicas em prática?

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar mais informado sobre esse e outros assuntos? Curta a página da Alergo Imuno – Clínica de Alergia, no Facebook e continue bem informado!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *