Ar condicionado: dicas para evitar alergias respiratórias

Com a chegada do calor que, em algumas partes do Brasil, está beirando os 40 graus, há um item que se torna indispensável para muitas pessoas, mas que para outras tantas pode ser sinônimo de problema: o ar condicionado.

Assim como ele alivia a sensação de calor, pode ser prejudicial para quem sofre com alergias. Respiramos cerca de 20 mil vezes por dia, e o ar climatizado artificialmente pode ser prejudicial à saúde, especialmente se cuidados essenciais com os aparelhos não forem tomados.

Com o passar do tempo, a pouca renovação do ar no ambiente climatizado acaba privilegiando a circulação de poluentes como fuligem, fumaça de cigarro, poeira, fungos, ácaros e bactérias.

Esses fatores contribuem para a deterioração dos aparelhos, que passam a trabalhar em condições inferiores às necessárias, o que coloca em risco a saúde das pessoas.

A seguir, veja algumas dicas de cuidados com o aparelho e para evitar alergias respiratórias. Acompanhe!

Como evitar alergias respiratórias com a higienização do ar condicionado?

A primeira maneira para evitar alergias respiratórias é a higienização periódica do equipamento de ar condicionado. Há medidas que podem ser tomadas de forma caseira, entretanto, limpezas mais pesadas devem ser feitas por empresas especializadas. Esse detalhe é fundamental, uma vez que muitos dos problemas observados estão localizados em áreas que o usuário não pode alcançar, como, por exemplo, a turbina do evaporador.

Um ar condicionado central pode promover a formação de contaminantes biológicos pesados. O ar frio produzido por esses sistemas é transportado através de uma estrutura de dutos de ar em sótãos e paredes. Como o ar refrigerado viaja através dos dutos de ar nessas áreas mais quentes, pode ocorrer a condensação, que cria um ambiente propício para a produção de mofo e bolor.

A periodicidade desta limpeza deve levar em consideração o ambiente em que está exposto. Locais cujo acúmulo de poeira seja maior demandam um processo de limpeza semanal, já aqueles menos propensos à sujeira devem ser higienizados a cada um ou dois meses.

Como fazer a limpeza adequada do ar condicionado?

A limpeza de dutos e filtros de ar deve ser feita com água e produtos de limpeza, como álcool e limpadores específicos não inflamáveis. Além de limpar os dutos, eles devem ser inspecionados quanto aos vazamentos.

Os filtros, especificamente, devem ser limpos com água da torneira e completamente secos antes de serem substituídos no sistema.

Cabe ressaltar que bons filtros e a limpeza profissional regular podem ajudar muito, mas para alergias graves, precauções adicionais precisam ser tomadas. Purificadores ultravioletas e umidificadores de ar, usados em conjunto, são altamente eficientes no combate a alergias provocadas pelo ar condicionado.

Aparelhos de ar e o risco de alergia

Um ar condicionado que, para a limpeza, basta remover a sua grade pelas laterais do produto é ótimo para evitar alergias respiratórias, tendo em vista que são modelos de fácil limpeza. Já aqueles portáteis, como o Del Longhi Pinguino PAC C 105, podem ter essa limpeza dificultada.

Apesar de seu filtro ter certa efetividade contra a poeira, a limpeza deve ser efetuada semanalmente, o que acaba exigindo maior esforço e, ao mesmo tempo, mais cuidado.

Você ficou com alguma dúvida sobre como evitar alergias respiratórias em locais com ar condicionado? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *