Como identificar uma alergia ocular?

Os olhos são alvos fáceis para problemas e irritações diversas – entre eles, a alergia ocular. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 15 a 20% da população sofre com esse quadro alérgico em algum momento da vida. E, com as mudanças no clima, a vida mais urbana, em ambiente fechado e a maior proliferação de poluentes no ar, os casos podem aumentar.

Então, se você está com os olhos inchados, vermelhos e lacrimejando, e principalmente com coceira, pode ser sinal de alergia ocular. Ao manifestar sintomas como esses, é preciso buscar auxílio médico, já que a falta de tratamento adequado pode levar a complicações na visão.

Para saber mais sobre o que é e como identificar uma alergia ocular, continue a leitura do artigo de hoje.

O que é alergia ocular?

Os nossos olhos são naturalmente sensíveis, quando os abrimos, a membrana fina que recobre a sua superfície fica diretamente exposta ao ambiente e a possíveis alérgenos.

Desse modo, assim como outros tipos de alergia, a alergia ocular se trata de uma resposta exagerada do sistema imunológico quando em contato com alguma substância que o organismo considere estranha.

São considerados alérgenos os ácaros da poeira, pólen, fungos (mofo) e pelos de animais, por exemplo. Já os produtos de limpeza, fumaça de cigarro, perfumes, entre outros elementos, funcionam mais como fatores irritantes que agravam a doença. O tipo mais comum de alergia nos olhos é a conjuntivite alérgica.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode ter alergia ocular. No entanto, quem já apresenta um quadro de rinite alérgica, asma ou outras alergias (como dermatite atópica) pode apresentar maior risco de também ser acometido pela alergia ocular.

Quais são os sintomas característicos para identificar uma alergia ocular?

São sintomas comuns desse quadro alérgico:

  • Vermelhidão, coceira, irritação, lacrimejamento e inchaço na área dos olhos.
  • Desconforto ocular.
  • Sensibilidade à luz.

Cabe salientar também que, além da causa, o que difere a alergia ocular de outras doenças oftalmológicas é o tempo de duração dos sintomas que, em casos de doenças infecciosas, duram de uma a duas semanas. Já na forma alérgica, o processo sem tratamento, pode ser crônico (durar semanas, meses ou anos) e/ou recorrente, com períodos de melhora e piora frequentes.

Por ter sinais semelhantes aos de outras doenças, a alergia ocular nem sempre é descoberta facilmente. O diagnóstico preciso é obtido somente por meio de uma consulta com um especialista, nesse caso o médico oftalmologista e alergologista.

Como tratar e prevenir a alergia ocular?

O diagnóstico de alergia ocular é dado a partir de um exame clínico e da análise de sinais e sintomas. Nesse momento, são avaliadas questões como a história pessoal e familiar de alergia ocular ou outras doenças alérgicas.

O médico pode, ainda, solicitar exames específicos para indicar a causa da alergia com mais precisão, que são os testes alérgicos feitos na pele ou através de exames de sangue.

Para tratar a alergia ocular, o primeiro grande passo é descobrir qual é o agente causador do problema para evitá-lo. Além disso, o especialista pode prescrever colírios capazes de diminuir ou barrar a reação alérgica nos olhos, medicações orais ou até mesmo injetáveis para tratamento ou controle dos sintomas.

Outras medidas comumente indicadas são:

  • Utilizar compressa de água fria para acalmar a irritação, aliviar a coceira e a sensação de ardência, reduzindo o desconforto durante as crises. É fundamental evitar coçar os olhos. O ato de coçar pode ferir e levar a infecções nos olhos.
  • Limpar e arejar o ambiente para reduzir a presença de fungos e ácaros que desencadeiam as reações alérgicas.

Já para prevenir e ajudar a controlar a alergia ocular, considere tomar algumas medidas proativas, tais como:

  • Reduzir a quantidade de cortinas, bichos de pelúcia e objetos que acumulem poeira em casa.
  • Higienizar as roupas de cama com água quente e deixá-las secando ao sol.
  • Manter a casa limpa, arejada e com iluminação natural do sol.
  • Trocar as vassouras por aspirador de pó (para não espalhar a poeira durante a limpeza dos ambientes).
  • Limpar o ar condicionado e os ventiladores semanalmente.
  • Manter os animais domésticos sempre limpos e tosados.
  • Evitar coçar os olhos.
  • Não utilizar cosméticos vencidos. Preferir o uso de produtos hipoalergênicos.

Lembre-se de que essas são informações gerais sobre o problema e como identificar uma alergia ocular, mas é necessário avaliar caso a caso para entender a causa e indicar o melhor tratamento. Por isso, ao perceber qualquer sintoma, consulte-se com um médico especialista no assunto.

Agora que você já sabe mais sobre como identificar uma alergia ocular, descubra também como evitar o problema com a leitura do artigo que preparamos com 10 dias para evitar alergia nos olhos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *