Devo ir à minha consulta com a pandemia de coronavírus?

Nesse momento de pandemia de coronavírus, há muitas dúvidas sobre quais medidas devemos tomar e que tipo de compromissos devem ou não ser mantidos ou adiados. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) defende o isolamento social e destaca esse como o melhor caminho para se prevenir o contágio e a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Mas, como todas as regras, será que essa também tem sua exceção? Quando falamos em consultas médicas, por exemplo, devemos seguir essa recomendação à risca ou manter o compromisso em nossas agendas?

A questão está dividindo opiniões, e cada caso precisa ser analisado de forma mais individualizada para que a melhor decisão possa ser tomada.

Neste artigo, descubra em quais casos é recomendado evitar a consulta ao médico e em quais casos ela é recomendada. Acompanhe a seguir.

Quando não devo ir à minha consulta médica nesse período de pandemia de coronavírus?

Quando pensamos na quebra do isolamento social, o “não” é o posicionamento mais coerente a ser adotado. E, com as consultas médicas de caráter mais eletivo, a realidade não é diferente – inclusive, o Conselho Federal de Medicina já orientou os profissionais da área para cancelamento/reagendamento de certas cirurgias e outros procedimentos eletivos.

Portanto, caso você tenha alguma consulta de rotina agendada, sem necessidades urgentes e se encontra bem, pode ser mais seguro para todos adiar a visita ao consultório. É mais seguro – para sua própria saúde – que você assuma uma posição preventiva nesse momento e adie essa visita para um período posterior no qual estejamos todos menos vulneráveis à pandemia de coronavírus.

Quando devo ir à minha consulta médica com a pandemia de coronavírus?

Ainda que a orientação seja de cancelamento de consultas médicas e procedimentos eletivos (procedimentos programados), é preciso reavaliar os casos de urgência e doenças crônicas – evitando que outros danos à saúde dos pacientes sejam causados. Existem alguns tratamentos que não podem ser pausados durante a pandemia de coronavírus e que merecem atenção médica especial – um bom exemplo são os pacientes oncológicos, que não devem parar seu tratamento. Outros são os atendimentos de gestantes com pré-natal de risco ou intercorrências durante a gestação. Também de outros pacientes com doenças que são do grupo de risco para quadros graves pela Covid-19 e que se encontram descompensados, como doenças cardiovasculares ou paciente com asma persistentes, cujos ajustes em medicações e outras medidas precisam ser tomadas com auxílio médico.

A consulta ao médico deve então ser mantida em situações que possam oferecer risco à saúde do paciente ou ao sucesso de seu tratamento se a mesma não ocorrer. Lembrando de que, nesses casos de atendimento excepcional, os profissionais devem seguir à risca todas as recomendações sobre condições de higienização, proteção e contato com o paciente. Especialmente quando consideramos pacientes já em situação debilitada (baixa imunidade), todo o cuidado com o novo coronavírus se faz necessário.

Como garantir assistência médica durante a pandemia de coronavírus?

Durante esse período, a assistência médica e a elucidação de dúvidas devem ser tentadas por outros meios em substituição ao presencial. Seja por telefone, mensagem, redes sociais ou outros canais de comunicação, ter acesso à informação oficial ajuda a manter tranquilidade para a população.

Contate o seu médico de confiança e não deixe de lhe pedir as orientações recomendadas para manter sua saúde em dia nesse período. Ainda, em caso de qualquer sintoma suspeito, não deixe de informá-lo e questioná-lo sobre a melhor atitude a ser tomada. Essa assistência facilitará a rotina de quarentena e evitará que a população se coloque em risco desnecessário ao ir para a rua e ter contato com mais pessoas. Além disso, é um cuidado que ajuda a evitar a sobrecarga no sistema de saúde nesse momento tão desafiador.

Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve ou não ir à sua consulta ou realizar qualquer outro procedimento voltado à sua saúde nesse momento de pandemia de coronavírus, entre em contato com seu médico. E, para preservar sua saúde, lembre-se de seguir todas as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Para saber mais sobre a pandemia de coronavírus e sobre os cuidados indicados para esse período, siga acompanhando o blog da Alergo Imuno.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *