Os casos de alergia estão cada vez mais comuns. No entanto, apesar da alta prevalência e de a condição demandar tratamento, muitas pessoas desconhecem os tipos de sintoma de alergia mais frequentemente manifestados. Uma das dúvidas recorrentes é se a febre pode ser um desses sinais de crise alérgica.
Para ajudar a sanar com essa e outras dúvidas sobre o tema, preparamos o artigo de hoje. A seguir, saiba mais sobre o que é um sintoma de alergia e descubra se a febre pode ser considerada como tal.
O que são as alergias?
As alergias são determinadas como uma hipersensibilidade do organismo em relação a alguma substância. Os sintomas desencadeados por elas, então, atuam como uma resposta do sistema imunológico a partir da exposição a esse elemento chamado alérgeno.
As reações alérgicas geralmente surgem no primeiro contato do organismo com o alérgeno em questão (embora também possa ocorrer a partir de uma exposição prolongada e constante) e a intensidade dos sintomas está diretamente relacionada à imunidade de cada pessoa – ou seja, enquanto alguns apresentam manifestações mais sutis, outros podem ser levados até mesmo a óbito.
Por isso, é preciso ter atenção aos possíveis sintomas de um quadro alérgico para que as melhores medidas de tratamento sejam tomadas em tempo hábil para reversão e controle do quadro.
Quais são os sintomas comuns em uma crise alérgica?
As crises alérgicas podem vir acompanhadas de diferentes sintomas, alguns mais comuns e outros mais isolados. Eles também variam conforme o tipo de alergia (alimentar, a medicamentos, a ácaros, etc.). Entretanto, entre as manifestações, destacam-se:
- Vermelhidão, manchas, inchaço e coceira na pele.
- Náuseas e vômitos.
- Dores de cabeça e de estômago.
- Cólicas e diarreia.
- Inchaço na região dos olhos, boca, nariz ou garganta.
- Coceira na garganta.
- Dificuldade para respirar.
Estes sintomas geralmente aparecem imediatamente após o contato com a substância alérgena (entre 30 minutos e 2 horas), mas podem vir em ordem e associações variáveis – que são determinadas de acordo com o caso em questão.
Afinal, a febre pode ser um sintoma de alergia?
Essa é uma pergunta bastante frequente e que gera muitas dúvidas na avaliação dos quadros alérgicos. É preciso entender que a febre, apesar de não ser um dos sintomas mais característicos das alergias, pode sim ser um indicativo desse tipo de reação.
A febre é uma resposta imediata do corpo que indica que “algo não vai bem”. Por isso, a febre pode surgir de forma concomitante aos sintomas característicos das crises alérgicas.
Vale lembrar de que a própria febre (que, além de alergia, pode ser sinal de outras inúmeras doenças) também pode desencadear algumas reações no corpo. Dessa forma, para o correto diagnóstico, é fundamental que seja feita uma consulta com especialista.
Como lidar com os sintomas de alergia?
Em caso de qualquer possível sintoma de alergia, a ação precisa ser imediata. O quadro pode evoluir rapidamente, causando, inclusive, danos irreversíveis ao organismo. No caso de indicativos desse tipo de reação, recomenda-se a busca por um atendimento médico especializado para diagnóstico e tratamento.
Após esse momento, você contará com as orientações específicas sobre o que fazer para evitar a recorrência da manifestação dos sintomas e de outros problemas relacionados à sua alergia.
E então, tiramos sua dúvida se a febre pode ser um sintoma de alergia? Tem alguma outra questão que não ficou clara? Deixe sua mensagem nos comentários.