Quais os sintomas de alergia ao sol?

Para algumas pessoas, falar de alergia ao sol pode parecer algo inusitado, que faz lembrar de alguns personagens famosos da ficção. No entanto, esse quadro alérgico é uma condição que realmente impacta na qualidade de vida de muitos pacientes.

Na verdade, o termo alergia ao sol é uma denominação frequentemente utilizada para descrever uma série de condições associadas a problemas na pele após a exposição aos raios solares.

Neste artigo, descubra mais sobre o que isso significa, seus principais sintomas e como evitar o surgimento das incômodas manifestações dessas doenças relacionadas ao sol. Acompanhe a seguir.

O que são as doenças relacionadas ao sol?

A luz solar desencadeia uma reação autoimune anormal em algumas pessoas. Essa reação exagerada que leva a problemas geralmente nas áreas da pele exposta aos raios solares é o que genericamente chamamos de alergia ao sol. No entanto, vale ressaltar que em certas condições e casos mais agravados os sintomas podem se manifestar até mesmo na pele coberta pela roupa, ou seja, não apenas nas áreas expostas.

Embora em um primeiro momento possa parecer algo incomum, há estimativas de que um quinto da população mundial apresente condições de doenças relacionadas ao sol.

Quais são as principais doenças relacionadas ao sol?

Há diferentes tipos de condição que desencadeiam também diferentes tipos de sintomas. Entre eles, estão:

  • Prurigo actínico: os sintomas tendem a ser bastante acentuados e podem surgir ainda na infância. Nesse quadro, surgem lesões elevadas ou nodulares, que tendem a coçar intensamente.
  • Reação fotoalérgica: ocorre quando um produto químico aplicado à pele ou ingerido reage com a luz solar. Vários tipos de medicamentos, bem como protetores solares, cosméticos e fragrâncias podem causar a reação. Por vezes, os sintomas aparecem somente após alguns dias da exposição.
  • Erupção polimorfa à luz (PMLE): a PMLE geralmente surge sob a forma de erupções cutâneas que causam coceira e que podem ser acompanhadas por bolhas ou pequenas áreas avermelhadas. Os sintomas comumente aparecem algumas horas após a exposição ao sol. Acontece em pessoas predispostas.
  • Urticária solar: essa alergia ao sol é mais rara e produz urticária. As lesões (urticas) podem aparecer logo após alguns minutos de exposição ao sol. Os sintomas podem ser leves ou graves a ponto de ocasionar, inclusive, choque anafilático, em raros casos.

Quais são os sintomas característicos dessas doenças?

Os sintomas geralmente se manifestam na pele que foi exposta ao sol e comumente surgem minutos ou horas, e até dias após tal exposição, podendo surgir também em áreas de pele protegidas pela roupa. Os sintomas dessas condições variam de acordo com a doença, mas costumeiramente incluem:

  • Erupções cutâneas.
  • Manchas e vermelhidão na pele.
  • Descamação, crosta ou sangramento da pele.
  • Bolhas na pele.
  • Sensação de queimação e ardência na pele.
  • Coceira.
  • Irritação e maior sensibilidade nas áreas de pele expostas ao sol.

Quais são as causas e os fatores de risco?

As causas para algumas dessas doenças ainda não estão totalmente claras, porém sabe-se que determinados medicamentos, produtos químicos e condições médicas podem tornar a pele mais sensível ao sol.

Alguns sintomas em determinadas doenças são desencadeados quando a pele é exposta a uma substância e depois à luz solar. As substâncias comumente responsáveis por esse tipo de reação incluem fragrâncias, medicamentos e outros produtos químicos utilizados na composição de determinados produtos utilizados na pele.

Além disso, quem tem algum tipo de dermatite apresenta também maior risco de manifestar alergia ao sol, assim como quem tem um familiar que apresente tal condição.

As mulheres parecem ser mais suscetíveis do que os homens a manifestarem o problema que, comumente, surge no início da idade adulta. Pessoas de pele muito clara ou sensível também apresentam maior probabilidade de manifestarem os sintomas.

Como evitar os sintomas?

Se você tem algumas dessas condições ou uma sensibilidade maior a essa exposição, recomenda-se:

  • Evitar exposição solar direta entre 10:00 e 16:00.
  • Utilizar óculos escuros, chapéus de abas largas e roupas com proteção UV.
  • Evitar a exposição repentina a muita luz solar. Muitos pacientes têm sintomas quando se expõem por períodos maiores à luz solar. O recomendado é aumentar gradualmente a quantidade de tempo que você passa exposto, para que as células da pele tenham tempo de se adaptar à luz solar.
  • Utilizar protetor solar de amplo espectro com um FPS de, pelo menos, 30. É importante reaplicá-lo a cada duas horas – ou mais frequentemente se estiver nadando ou suando.
  • Evitar gatilhos conhecidos. Se você sabe que determinada substância ou produto causa uma reação cutânea antes da exposição ao sol, não entre em contato com ele em dias que for à praia ou à piscina.
  • Manter sua pele sempre bem hidratada.

E o mais importante de tudo é ter o acompanhamento dos médicos dermatologista e alergologista, que são os profissionais mais preparados para os devidos esclarecimentos, prevenção e tratamento dessas patologias (doenças).

Esclarecemos suas dúvidas sobre os principais sintomas da alergia ao sol? Gostou do nosso conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre alergias? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *