Quem tem quadro alérgico precisar ir ao alergologista de quanto em quanto tempo?

Muitas pessoas acabam adiando a visita a determinados especialistas por desconhecimento ou por acharem que essa é necessária apenas em situações de crise. No entanto, as consultas preventivas também são muito importantes para detectar prematuramente situações de risco, para checar se o tratamento está adequado, para sanar dúvidas, etc. Por isso, ir ao alergologista também deve fazer parte da rotina de cuidados com a saúde, sobretudo daqueles que já apresentam algum quadro alérgico.

Neste artigo, saiba mais sobre a atuação do alergologista, veja dicas de quando procurar esse profissional e de como escolher seu especialista de confiança. Acompanhe a seguir.

Alergologista: saiba mais sobre a atuação desse profissional

Vem crescendo o conhecimento a respeito da alergologia e imunologia, e essa especialidade é de suma importância para garantir a saúde e o bem-estar de boa parte da população. Além de ser voltada para o estudo, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos diferentes tipos de alergias, ela também atua para ajudar a garantir o bom funcionamento de nosso sistema imunológico. Ainda, é comum que esse médico atue de modo multidisciplinar, em parceria com dermatologistas, oftalmologistas, pneumologistas, pediatras, clínicos gerais, otorrinolaringologistas, e diversas outras especialidades médicas, além de outras profissões da saúde, como fonoaudiólogos e nutricionistas, por exemplo, para prover um tratamento ainda mais integral aos pacientes.

O alergologista, além da formação padrão em medicina, também realiza residência médica em alergia e imunologia, já tendo de base também o treinamento em clínica geral ou pediatria.

Desse modo, ir ao alergologista é uma atitude muito importante para quem é alérgico. Além de obter um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz para sua condição, esse paciente terá orientações que ajudarão a evitar crises que prejudiquem seu bem-estar e o andamento de sua rotina.

Quando ir ao alergologista?

Por vezes, quem já tem um diagnóstico de quadro alérgico acredita que não precisa mais consultar-se com um especialista. No entanto, essas consultas ajudam na manutenção de uma rotina saudável e livre de sintomas alérgicos. Ainda, se necessário, na identificação de ajustes necessários em seu tratamento.

Com isso, também se consegue reduzir ou mesmo eliminar as situações emergenciais de crises alérgicas, que são perigosas e elevam as visitas ao pronto-socorro.

Sendo assim, quem é alérgico deve combinar com seu médico visitas de acompanhando ao longo dos meses, para ter a certeza de que tudo está bem e para saber sobre novas opções de tratamento e de cuidados para sua rotina.

Além disso, ao identificar que sua medicação já não faz mais efeito e em determinadas situações, que podem apresentar riscos, mudanças no quadro das pacientes ou novas manifestações alérgicas, também é importante ir ao alergologista.

Por exemplo, quando se estiver com:

  • Tosse e/ou espirros constantes.
  • Coceira persistente no nariz.
  • Dificuldade para respirar e/ou chiado no peito.
  • Coceira, manchas e vermelhidão na pele.
  • Irritação nos olhos, lacrimejamento e coceira constantes.
  • Inchaço nos lábios ou na região dos olhos.
  • Vômito, gases, diarreia e dor abdominal.
  • Reações com medicamentos que possam sugerir alergia.

Como escolher seu alergologista?

Se você percebeu que é hora de ir ao alergologista, é importante encontrar um profissional que lhe transmita segurança, confiança e dedicação. Como essa deverá ser uma relação de longo prazo, a empatia e um atendimento humanizado também facilitarão o processo.

Além disso, é recomendado sempre buscar referências de bons profissionais ou clínicas especializadas, checar as credenciais e a credibilidade do especialista, a estrutura do local e verificar os convênios e planos de saúde aceitos. Com esses cuidados, é mais fácil acertar em sua decisão. No site da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) tem um campo onde o paciente pode procurar por um medico que é credenciado pela sociedade para atuar na área. Pode consultas também as regionais dessas associações e até pedir referencia do medico de confiança.

Portanto, o medico alergologista e imunologista é o profissional capacitado para prevenir, diagnosticar e tratar condições como asma, rinite, dermatites e urticárias, (problemas de pele), alergias a alimentos e medicamentos, além questões relacionadas a imunidade, como defeitos que geram deficiência (imunidade baixa) e/ou sua desregulação, que pode gerar doenças auto-imunes, onde a grosso modo o próprio organismo ataca partes dele mesmo.

Assim, diante de questões como essas, marque um consulta ou principalmente discuta com seu medico o encaminhamento para esse profissional. E se você já é acompanhado por um, agende regularmente suas consultas, mesmo não estando doente, já que a prevenção é o melhor caminho para manter as doenças sob controle.  

E então, ficou mais claro para você a importância desse especialista e quando se deve ir ao alergologista? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato para agendar sua consulta.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *