Qual a diferença entre dermatite e psoríase?

Sua pele apresenta vermelhidão, coceira ou descamação? Esses sintomas são comuns em certas doenças de pele, e em especial duas condições que afetam muitas pessoas: dermatite e psoríase. No entanto, apesar de algumas similaridades iniciais, essas doenças apresentam fatores que as diferenciam, com características e tratamentos próprios.

Então, como saber qual é o problema em questão? Como detectar a diferença entre dermatite e psoríase? Compreenda melhor essas questões a seguir.

O que é dermatite?

A dermatite atinge cerca de 3% da população adulta e está em 11º lugar entre as doenças dermatológicas mais comuns no país.

Essa condição se refere a qualquer tipo de inflamação na pele, que pode ser agravado por contato com algum alérgeno ou fator irritante, ou até mesmo em função de um processo sistêmico – como ocorre em alguns casos de alergia alimentar. Trata-se de uma condição não contagiosa, crônica e inflamatória que pode se manifestar em áreas como mãos, pés, punhos, tornozelos, região da dobra dos braços e pernas, rosto e couro cabeludo.

Entre seus sinais e sintomas mais comuns, estão o surgimento de lesões avermelhadas na pele, ressecamento, coceira, descamação, eczemas e fissuras.

E a psoríase?

estimativa de que entre 1 e 3% da população mundial sofra com a psoríase. Trata-se de uma doença inflamatória, multifatorial, crônica, não transmissível e cíclica, ou seja, seus sinais e sintomas aparecem e somem em períodos. Manifesta-se em qualquer fase da vida – embora seja mais comum surgir antes dos 30 anos ou após os 50 anos.

Dependendo do caso, as lesões características podem aparecer em diferentes locais, incluindo braços, cotovelos, pernas, axilas, região genital, couro cabeludo e, até mesmo, no interior da boca.

Entre seus sintomas, geralmente, estão as manchas avermelhadas bem delimitadas e cobertas por escamas esbranquiçadas, o ressecamento e a rachadura da pele – que pode vir a sangrar – coceira, sensação de queimação e dor.

Cabe salientar que o estresse é um fator estimulador bastante acentuado para a manifestação e o agravamento de tais sintomas – assim como ocorre na dermatite -, porém, eles podem surgir a partir de uma série de outros desencadeadores.

O que ajuda a diferenciar dermatite e psoríase?

Como vimos, há certas similaridades entre dermatite e psoríase. No entanto, há alguns fatores que ajudam o médico a diferenciar uma condição da outra. Entre eles, estão:

  • A dermatite atópica é uma doença crônica que pode vir associada a outras doenças atópicas, como asma e rinite. Se manifesta em função de uma hipersensibilidade do sistema imunológico, com cunho hereditário e estimulada por fatores ambientais e emocionais. Já a psoríase é incitada a partir da multiplicação acelerada das células da pele, que acabam se agrupando e formando camadas de pele ressecadas.
  • Entre dermatite e psoríase, as manchas da última apresentam mais nitidez e definição do que as da primeira. São em geral placas grossas e secas, com descamação característica.
  • Na psoríase, há a sensação de queimação na pele, o que não ocorre na dermatite, onde a coceira predomina.
  • Entre os problemas que podem ser associados a psoríase, estão artrite psoriática, pressão alta, doença renal ou cardiovascular, alguns tipos de cânceres e distúrbio do humor. Já na dermatite, observa-se asma, conjuntivite e rinite alérgicas. Vale ressaltar que as complicações que podem ser provocadas pela psoríase costumam ser mais graves.

Para ter certeza do diagnóstico entre dermatite e psoríase, é fundamental buscar apoio de um médico. Ele vai realizar um levamento do histórico médico e familiar do paciente, verificar hábitos e estilo de vida, solicitar eventualmente exames, entre outras ações investigativas que vão ajudar a identificar a condição exata do paciente e o melhor tratamento para o controle de seus sintomas.

Portanto, se você apresenta manifestações, como coceiras e vermelhidão na pele, não realize o autodiagnóstico nem a automedicação – essas práticas podem agravar bastante seu problema.

Ficou mais claro qual é a diferença entre dermatite e psoríase? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

One thought on “Qual a diferença entre dermatite e psoríase?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *