4 etapas do tratamento de urticária

Aqueles que sofrem com as doenças de pele, como a urticária, sabem o quão inconvenientes essas podem ser para a garantia do bem-estar. Além de deixar a região atingida irritada, podem causar sintomas a longo prazo – prejudicando a saúde do organismo. E o tratamento de urticária correto é extremamente importante para que esse problema não permaneça gerando inconvenientes para a sua rotina. Somente com a administração adequada, será possível aliviar os sintomas e inibir novas manifestações.

Para ajudá-lo, a seguir, confira quatro etapas muito importantes do tratamento de urticária e que fazem toda a diferença para os bons resultados. Acompanhe.

Tratamento de urticária: 4 fases importantes

1. Diagnóstico correto

Qualquer tratamento efetivo tem início a partir de um diagnóstico correto. Afinal, de nada adianta investir em práticas que não estejam de acordo com as necessidades do organismo. Então, antes de qualquer coisa, você precisa saber se o que tem é, mesmo, urticária.

Para isso, preste bastante atenção nos sintomas e procure um médico especializado no assunto (um dermatologista ou alergologista, por exemplo). Esse profissional poderá examiná-lo e detectar qual é, de fato, o seu quadro. Lembre-se de que todo o tratamento de urticária dependerá dessa etapa inicial, então não a negligencie fazendo apenas uma busca dos sintomas na internet, por exemplo.

2. Administração de anti-histamínicos

Para o alívio dos sintomas e, consequentemente, para promover a melhora do bem-estar físico, será necessária a administração de medicamentos anti-histamínicos. Também chamados de antialérgicos, esses remédios ajudam a controlar as reações da doença. Eles atuam diretamente bloqueando a ação da histamina (substância produzida pelo organismo a partir do contato com determinado corpo estranho, compreendido como alérgeno), que a principal responsável pelos sinais e sintomas da urticária. As opções comercializadas para esse fim são inúmeras e a melhor alternativa será prescrita pelo médico.

3. Cuidados com a região atingida

Alguns tipos urticária podem ser desencadeadas através de estímulos físicos na pele, as chamadas urticária induzidas, assim, evitar certas situações que causem fricção e/ou pressão sobre a pele podem ajudar a prevenir ou amenizar as crises, como por exemplo os causados por roupas ásperas, apertos de cintos, uso de sabonetes esfoliantes e buchas de banho.

Para outros tipos de urticárias, como as causadas por exposição solar, frio ou contato com água (esse tipo mais raro), medidas como uso de filtros solares, roupas com proteção UV, luvas, vestimenta com impermeabilização e etc, são medidas também de proteção que podem ser utilizadas em determinados momentos e circunstâncias.

Todas as medidas visão então proteger a pele do contato com o fator desencadeante específico, a depender do paciente (caso) e do seu tipo de urticária induzida.

4. Ações preventivas

Depois de vivenciada a experiência com o aparecimento da urticária, com certeza, você vai querer evitá-la ao máximo. Pensando nisso, uma das etapas do tratamento – que se mostra extremamente importante – é a da prevenção.

Invista em uma rotina de cuidados, que se baseie em evitar contato com possíveis causadores desse tipo de problema, que podem ser alimentos específicos, medicamentos, picadas de insetos, produtos de higiene e beleza, fatores físicos e etc. Cada organismo é único, apresentando sensibilidade a determinadas substâncias em especial. Então, se você já as conhece, busque deixá-las de fora da sua vida.

O tratamento de urticária não é tão simples e precisa ser realizado com responsabilidade para que, de fato, apresente resultados eficazes. É preciso garantir uma rotina de cuidados e atenção, verificando quaisquer sinais desse tipo de ocorrência.

E você já sabe: em caso de qualquer sintoma, não hesite em procurar um especialista. Um dermatologista ou alergologista poderá ajudá-lo no diagnóstico desse quadro e na prescrição do melhor tratamento. O uso correto e regular da medicação anti-histamínica, a medida mais importante do tratamento para controle dos sintomas, deve ser seguido rigorosamente com a prescrição do especialista.

A urticária, apesar de não apresentar grandes riscos para a saúde como um todo, pode ser muito inconveniente, por isso, evite os incômodos adotando cuidados diários como os que vimos aqui.

E então, ficou mais claro para você como é o tratamento de urticária? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *