Alergia na praia: como evitar?

Verão, férias e sol formam a combinação perfeita para dar um mergulho no mar e desfrutar de momentos únicos com a família ou com amigos. Por isso, é também nesse período que podem surgir às crises de doenças que cursam com alergia na praia.

E nada pior do que um imprevisto que acabe com os dias de descanso e lazer, ainda mais se o problema estiver diretamente ligado à saúde, como são os casos de alergia desencadeados na praia.

Os agravantes que fazem com que os casos de alergia na praia sejam relativamente altos, são: suor, areia, sol e calor em contato com a pele.

No artigo de hoje, descubra mais sobre as principais doenças que são causas de alergia na praia e outras condições relacionadas. Acompanhe a seguir.

Radiação solar e alterações na pele

Algumas coisas são mais fáceis de evitar, outras, como o sol, nem tanto. Muitas pessoas apresentam sensibilidade aos raios solares, especialmente aos raios UVA e UVB.

Assim, algumas doenças relacionadas à pele podem se manifestar das seguintes maneiras apos exposição solar:

  • Urticária solar: causando lesões parecidas com picadas de insetos (chamadas de urticas). Que tem coceira, vermelhidão e lesões elevadas na pele quando exposta a luz solar ou artificial.
  • Erupção polimórfica à luz: deixando a pele avermelhada, com manchas, descamação e coceira nos locais de pele exposta e em pessoas predispostas.
  • Fotossensibilidade: incômodo, vermelhidão e sensação de queimação na pele, nas áreas expostas ao sol. Essa pode ser uma das causas de alergia na praia, mas esse sinal também pode significar outro problema, como doenças sistêmicas.

Para prevenir o problema, é essencial utilizar protetor solar que contenha proteção contra os raios UVAe UVB . Usar meios físicos como roupas com proteção, guarda-sóis e chapéus. Outras dicas como hidratar a pele e tomar bastante água também ajudam.

Alimentos contaminados e suas consequências

Ao passar o dia de frente para o mar, é comum que as famílias se alimentem na praia ou ao redor dela. A alta demanda pode comprometer o controle de qualidade e o calor em excesso atrapalha a durabilidade dos alimentos.

Sendo assim, é recomendável prestar atenção na procedência dos alimentos, evitar perecíveis na rua, optar por alimentos quentes, preferir copos para não entrar em contato com a embalagem, entre outras boas práticas. Ainda, vale a dica de evitar, principalmente itens crus e mal acondicionados em dias de praia, sobretudo quem não está acostumado a ingerir mais rotineiramente essas comidas.

Alergia na praia associada a tecidos, cosméticos, calor e umidade

Roupas de banho, tecidos de verão e produtos de beleza, higiene pessoal e cosméticos também podem provocar alergia de contato. O problema acontece quando a pessoa entra em contato com a substância irritante ou alérgena a qual está sensível e essa causa danos à sua pele.

Quando há reações alérgicas a pessoa apresenta como sintomas característicos coceiras, manchas avermelhadas e até bolhas na região irritada.

Nesses casos, é importante verificar se os tecidos das roupas são dermatologicamente testados, bem como verificar a procedência de produtos de proteção e higiene, seus constituintes (ver os rótulos) além de evitar permanecer com roupas molhadas por muito tempo.

Picadas de insetos também estão associadas à alergia na praia

As altas temperaturas e umidade contribuem para o aparecimento de insetos. Na praia e no campo, diferentes espécies aparecem causando coceira, irritação e alergia na pele sensibilizada. Os insetos “borrachudos” (inseto voador) são os mais comuns.

Depois da picada, vem a vermelhidão, a coceira e o inchaço, sendo que a intensidade desses sintomas varia entre pessoas alérgicas e não alérgicas. Utilizar repelentes dermatologicamente testados é a principal recomendação nesse caso, além de meios de barreira, como roupas mais compridas e mosquiteiros.

Alergia na praia: procure ajuda médica

Reações alérgicas podem se manifestar de uma hora para outra e, muitas vezes, o problema pode evoluir de maneira acelerada. Para evitar complicações, em caso de sintomas suspeitos, procure um médico alergologista.

É importante ressaltar que remédios caseiros em casos de alergia podem piorar o quadro e, por isso, não são indicados.

E então, ficou mais claro como evitar e lidar com as possibilidades de alergia na praia? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *