Quais os perigos dos remédios caseiros para alergia?

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos (ICTQ) informou que 76,4% da população brasileira faz uso de medicamentos a partir da indicação de familiares, amigos, colegas e vizinhos. Nesse cenário, entram, também, os remédios caseiros para alergia. Esses medicamentos, muitas vezes até de origem natural, são vistos como seguros, entretanto, nem sempre são eficazes e podem, inclusive, contribuir para um agravamento do quadro.

Sobre essa questão é importante saber que não existe uma análise técnica das propriedades da grande maioria dos remédios para alergia, ou outras doenças, que sejam feitos de modo caseiro. Isso significa que não é possível analisar se eles realmente ajudam na evolução ou cura do caso, e quais problemas ou contra-indicações eles podem trazer.

A falta de estudos aprofundados sobre esse assunto também gera discussões quanto à quantidade que seria utilizada do produto e, também, sobre a procedência das próprias folhas de ervas utilizadas em alguns desses compostos.

E como as pessoas alérgicas já possuem um problema de saúde que deve ser tratado de forma contínua e cuidadosa, as restrições ao uso de determinados ingredientes devem ser ainda mais precisas.

Neste artigo, entenda melhor os riscos potenciais dos remédios caseiros para alergia ingeridos por meio da automedicação. Acompanhe.

Principais perigos dos remédios caseiros para alergia

1. Tenha em mente que nem tudo que é natural é 100% seguro

Há uma certa crença de que qualquer alternativa que seja natural e não industrializada é mais benéfica à saúde. Isso pode ser verdadeiro em determinados casos, como em uma alimentação orgânica com produtos de procedência certificada e garantida, por exemplo.

No entanto, no que diz respeito a medicamentos para fins específicos, essa abordagem pode não ser suficiente ou eficaz, nem mesmo inofensiva para sua saúde, sobretudo com uso contínuo e com doses não mediadas.

2. Os remédios caseiros podem agravar o grau do problema

Muitas pessoas têm alergia a determinados ingredientes e composições, por isso, a automedicação pode agravar o quadro da doença. As plantas, por exemplo, base de muitos dos remédios naturais, possuem várias substâncias que agem no corpo, promovendo ações que também podem ser tóxicas.

Ainda, essas interações medicamentosas não controladas podem gerar reações adversas bastante sérias e piorar o quadro geral do paciente.

3. Essas soluções podem mascarar a gravidade da situação

Os remédios caseiros, muitas vezes, acabam atuando como “máscaras” para os problemas – isso porque, comumente, agem de forma paliativa, e não curativa. Eles reduzem os sintomas e eliminam o mal-estar, porém, não atuam na causa da enfermidade. Sendo assim, corre-se o risco de os sintomas serem camuflados e a alergia poder chegar a um grau mais severo e crítico.

4. Eles podem causar interferência ou dependência

Os remédios caseiros para alergia via automedicação podem interferir no tratamento, muitas vezes, eliminando ou enfraquecendo os efeitos de outros medicamentos, ou ainda, no longo prazo, causar dependência ou resistência à determinada composição.

5. Automedicação sempre é um risco à saúde

Ao ingerir remédios, caseiros ou não, alguns sintomas que até então eram desconhecidos podem surgir, entre eles, falta de ar, dores de cabeça, vômitos, obstrução intestinal, diarreia e outros. O remédio, de qualquer natureza, somente tem sua efetividade segurada quando prescrito por um profissional devidamente capacitado, que avaliará seu histórico, perfil, necessidades e restrições, a fim de indicar o melhor tratamento.

Por isso, se você, ou alguém que conhece, tem problemas alérgicos, é importante não optar pela automedicação ou pelos medicamentos naturais que não forem recomendados pelo médico. Procure um profissional qualificado para que seja definido o melhor tratamento para o seu problema – que até mesmo poderá incluir como complemento um remédio natural conhecido e estudado, aliado a outros recursos da medicina.

E você, já utilizou remédios para alergia caseiros? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *