Tatuagem pode causar alergia?

A tatuagem é uma forma de expressão, de arte. Além disso, ela pode ter um importante papel para a autoestima, por exemplo, quando cobre alguma cicatriz. No entanto, é preciso estar atento a alguns pontos antes de se submeter ao procedimento. Por exemplo, você sabe se tatuagem pode causar alergia?

Se sua pele for sensível e os cuidados de cicatrização não forem adotados corretamente, saiba que você poderá sofrer com as reações. No artigo de hoje, compreenda melhor essa questão.

Como é feita a tatuagem?

A tatuagem é uma arte expressa na pele, ou seja, é uma prática invasiva. É feita por meio da injeção de tinta na camada mais interna da pele, a derme. Com o auxílio de uma agulha específica, o tatuador aplica a tinta nessa camada, formando aquilo que conhecemos como tatuagem.

Vale reforçar que todos os produtos utilizados são específicos para esse fim, diminuindo a agressividade do procedimento.

Por que a tatuagem pode causar alergia?

Ainda que todo o equipamento usado para as tatuagens seja seguro – em locais com autorização para realizar esse tipo de procedimento e com execução feita por profissional qualificado -, é possível que algumas pessoas acabem desenvolvendo sintomas de alergia.

Quem sofre de dermatite de contato, por exemplo, e que já tem a pele sensibilizada, mostra-se mais suscetível a esse tipo de ocorrência. Ainda, existem alguns componentes específicos das tintas (como o pigmento em si, metais e conservantes) que podem ser mal interpretados pelo organismo – desencadeando, também, alergias. É preciso compreender que, antes de qualquer coisa, essa tinta é um elemento estranho para a nossa pele e pode, sim, servir de gatilho para reações.

Como identificar que a tatuagem está causando alergia?

Ao fazer uma tatuagem, é preciso ter muita atenção ao comportamento da pele, especialmente, nos dias subsequentes da sua realização. Afinal, qualquer sinal diferente pode ser indício de uma reação alérgica.

Entre os principais sintomas que comprovam que tatuagem pode causar alergia, estão:

  • Região com aspecto inchado.
  • Vermelhidão excessiva ao redor da tatuagem.
  • Muita coceira.
  • Pequenas bolhas.
  • Pele descamada.

Muito desses sintomas podem ser confundidos com o processo de cicatrização normal e esperado da tatuagem, e o quadro tende a ser identificado a partir da intensidade de sua manifestação. Durante o processo de formação das cascas, pode ocorrer coceira e até uma leve vermelhidão. Em caso de qualquer suspeita, a melhor ação é procurar um médico para avaliar a região com urgência e, a partir disso, aderir ao tratamento mais adequado para seu caso.

Como evitar e tratar a alergia causada pela tatuagem?

Essa alergia, geralmente, é uma reação do próprio corpo, e que não pode ser prevista (a não ser que você tenha dermatite de contato a algum componente utilizado e já saiba disso). Ainda assim, vale reforçar que alguns cuidados do pós-procedimento ajudam no processo de cicatrização e inibição de reações alérgicas.

Manter a higiene adequada do local, passar algum produto cicatrizante se indicado e cuidar com a exposição ao sol são alguns pontos que precisam ser praticados.

Nos casos em que a alergia é identificada, cabe ao médico a prescrição do tratamento mais adequado ao seu organismo. Provavelmente, você precisará usar anti-histamínico e/ou corticoide a depender do caso. Além de outros cuidados com a higiene local.  

Então, você percebeu que a tatuagem pode causar alergia e cabe a você ficar de olho nos possíveis sintomas. Se você pensa em fazer uma tatuagem, não deixe de escolher um bom profissional e de tirar todas as suas dúvidas com ele.

Ainda, depois de ver a arte estampada na sua pele, cumpra todos os cuidados recomendados pelo seu tatuador. Com isso, a cicatrização da tatuagem será mais rápida e a sua pele deverá permanecer saudável.

E então, ficou mais claro para você de que forma tatuagem pode causar alergia? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *