Por que algumas pessoas só podem usar acessórios de ouro?

Brincos, anéis, pulseiras, relógios… Itens como esses são utilizados por boa parte das pessoas para complementar o visual no dia a dia. No entanto, acontece que, alguns deles, podem causar alergia e, nesse caso, usar exclusivamente acessórios de ouro é uma das alternativas encontrada.

Você sabe por que isso ocorre? Por que alguns apetrechos causam alergia e outros não? Tire essas e outras dúvidas no artigo de hoje. Acompanhe a seguir.

Níquel x alergia

De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde -, cerca de 20% da população mundial possui alergia ao níquel, elemento químico presente em grande parte das bijuterias.

Isso ocorre porque o níquel é um metal sensibilizante. Então, quando em contato com a pele de pessoas suscetíveis, seu sistema imunológico se prepara para reagir, desencadeando problemas como a dermatite de contato.

Os sintomas podem surgir algumas horas depois de utilizar o acessório ou, ainda, no longo prazo, depois de alguns contatos com o material. Entre os principais sinais desse quadro, pode-se destacar: coceira, vermelhidão e inchaço na pele, que geralmente surgem no local de contato com o metal.

A ingestão diária de níquel em pequenas quantidades, através de água potável e determinados alimentos é benéfica para o corpo humano, mas por se tratar de um composto tóxico cumulativo, quando ultrapassa determinada quantidade pode se tornar um risco para a saúde.

O níquel é utilizado para baratear o custo de produção e, por isso, está presente em boa parte das bijuterias. Mas, além dele, outros componentes como cádmio, cobre, mercúrio e chumbo também podem causar reações alérgicas.

Por isso, para não abrir mão de utilizar adereços como brincos, anéis e outros, uma das alternativas é optar por acessórios de ouro

Acessórios de ouro apresentam menos riscos potenciais para a saúde

Para diminuir os riscos de quadros alérgicos, os acessórios de ouro são ótimas alternativas, já que são muito raros os casos de alergia a esse material.

A principal diferença do ouro para as bijuterias ou semi joias está na composição. Os acessórios de ouro são feitos com metal precioso, o que justifica o preço mais elevado. Já as semi joias são compostas por uma mistura de metais.

Levando em consideração o processo de produção dos acessórios, entende-se que a qualidade daqueles feitos com ouro é expressivamente superior aos outros feitos a partir de composições diversas.

O cuidado com a produção das peças e a qualidade do produto explicam o fato de o material não oxidar, se mantendo sempre puro e brilhoso, o que o torna um metal muito valioso.

Entre os tipos de ouro comuns estão o rosé, branco, amarelo, 24 quilates e 18 quilates. Vale ressaltar que o quilate, também simbolizado pela letra K, é a medida padrão usada para indicar a quantidade de ouro.

As mais puras são as joias 24 quilates, que é a medida de pureza desse metal. As de 18 quilates, por exemplo, representam 18 partes de ouro e 6 partes de outras ligas metálicas. Ainda, além do ouro, peças em aço cirúrgico e prata de qualidade também podem ser alternativas.

Portanto, se ao utilizar determinado acessório você perceber alguma reação na pele, procure orientação médica e suspenda o uso do adereço.

E então, ficou mais claro agora para você por que algumas pessoas só podem usar acessórios de ouro? Tem ainda alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *