10 coisas que podem causar alergia em casa

Para ter conforto, praticidade e funcionalidade, contamos com uma série de objetos e produtos na rotina doméstica. No entanto, embora possam parecer inofensivos, alguns desses itens podem levar a quadros de alergia em casa.

No artigo de hoje, descubra 10 exemplos bastante comuns e seus riscos potenciais para o surgimento de processos alérgicos. Acompanhe.

10 itens comuns, mas que podem causar crises de alergia em casa

Entre os itens mais corriqueiros, mas que também apresentam riscos, estão:

1. Travesseiros

Esses estão entre os mais importantes. Isso porque o travesseiro pode abrigar grandes quantidades de ácaros. Quem é alérgico, comumente se levanta pela manhã com coceira na região do nariz e olhos, com espirros e tosse. Esse pode ser o motivo.

Para evitar problemas, procure lavar com frequência o item com água quente. O uso de capa protetora anti-ácaros também é importante. Substituir os travesseiros antigos é necessário.

2. Bichos de pelúcia

Do mesmo modo que o travesseiro, esses itens são alvo para acúmulo de ácaros e, ainda, juntam pó – outro problema que estimula crises de alergia em casa.

Assim, avalie reduzir a quantidade desses brinquedos e higienize-os com frequência utilizando água quente. Também é importante expô-los ao sol – prática não amigável aos ácaros.

3. Velas aromáticas

Elas ajudam a relaxar, mas, também podem causar crises de alergia em casa. Isso porque, comumente, esses itens contêm produtos químicos em sua composição, que elevam o risco de desenvolver asma e outros problemas alérgicos respiratórios.

Outro ponto de perigo é que a fragrância das velas emite algumas partículas no ar que podem causar irritações nos olhos e no nariz. Desse modo, se ao acender essas velas você perceber alguma sensibilidade, começar a lacrimejar, espirrar e tossir, suspenda o uso e se desfaça do item.

4. Luvas de látex

Ao utilizar luvas de látex em sua rotina de limpeza doméstica, você pode estar se expondo a um alérgeno perigoso. Isso porque há quem apresente reação imunológica contra as partículas do composto da borracha natural.

Coceira, vermelhidão, pele seca e áspera na zona de contato são alguns dos sintomas característicos da forma na pele (dermatite). Em alguns casos mais graves, sintomas respiratórios (tosse, falta de ar, coriza), inchaços na pele, por exemplo, entre outros sintomas, podem estar presentes. Nesse caso, luvas de polietileno, nitrila ou vinil, a depender da atividade, são alternativas para substituir as de látex.

5. Toalhas

Se suas toalhas são ásperas, está na hora de trocá-las por outras novas e macias. Isso porque o tecido mais duro pode acabar provocando irritações e agravar as alergias na pele de quem tem condições crônicas, como dermatite atópica e alguns tipos de urticária.

6. Sofás e cadeiras

Esse tipo de móvel com certos tipos de revestimento de tecido também funciona como alojamento para ácaros e fungos. Manter a limpeza, lavando e aspirando com regularidade ajuda a diminuir esse risco. Evitar comer no sofá é fundamental.

7. Sabão em pó

Esse tipo de produto pode estimular quadros de dermatite de contato principalmente nas mãos. Se você fica com inchaço, vermelhidão, coceira, dor ou sensibilidade ao manusear produtos de limpeza, saiba que esses podem atuar como alérgenos ou irritantes em seu organismo. Nesse caso, prefira sempre itens hipoalergênicos.

8. Tapetes

Os tapetes são peças decorativas bastante tradicionais. No entanto, também podem servir de gatilhos para o surgimento de casos de alergia em casa. Tapetes e carpetes acumulam poeira, ácaros, pelos de bichinhos de estimação, entre outros itens potencialmente favoráveis ao surgimento de crises alérgicas.

O ideal é, mesmo, evitá-los, mas, se não for possível, limpezas frequentes com aspirador de pó e exposição das peças ao sol são ações importantes.

9. Plantas

Até mesmo as plantas merecem atenção para evitar crises de alergia em casa. Elas ajudam a purificar o ambiente e podem trazer uma série de benefícios. Entretanto, se fungos se alojarem nos vasos e se proliferarem em função da umidade, esse é um prato cheio para que surjam processos alérgicos.

Quem tem plantas no jardim também pode perceber sintomas de alergia ao pólen, sobretudo na primavera.

10. Panelas

Saiba que esses itens, que parecem inofensivos, também podem estimular casos de alergia em casa. Há modelos que utilizam níquel em sua composição. Esse é um metal sensibilizante, que pode levar principalmente a quadros de dermatite de contato, entre outros problemas. Panelas de titânio e de vidro são boas alternativas, visto não liberarem substâncias tóxicas.

E então, você está morando com o inimigo? Utiliza esses itens em sua rotina doméstica e sente algum desconforto?

Compartilhe:

2 thoughts on “10 coisas que podem causar alergia em casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *