8 produtos com glúten nada óbvios

Quando o assunto é produtos com glúten, é comum lembrar de itens como grãos, massas e farináceos. Mas será que essa proteína, nociva para quem é celíaco ou sofre de alguma condição sensibilizadora a ela, está presente somente nesse tipo de alimento?

A verdade é que, por suas propriedades, o glúten é utilizado na composição de muitos produtos – e não apenas alimentícios. É por isso que a gente fez uma seleção com alguns exemplos menos evidentes de produtos com glúten. Conheça quais são eles a seguir!

O que é o glúten? Como saber se há glúten em um produto?

O glúten é uma substância natural, que sempre esteve presente em determinados alimentos. Ele é a principal proteína dos grãos de trigo, aveia, centeio, cevada e malte (produto derivado da cevada).

No entanto, a forma como os grãos são produzidos industrialmente hoje pode estar impactando, também, no modo como nosso organismo metaboliza o glúten e reage a ele. Conforme dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atualmente, há 20 vezes mais glúten no trigo do que 40 anos atrás, o que, em parte, pode explicar o aumento de casos de diversas reações adversas.

O glúten está presente em uma ampla gama de produtos, alguns mais óbvios, outros nem tanto. Por isso, é importante sempre conferir o rótulo do item. Há uma lei que obrigada as empresas a informarem a presença do glúten no rótulo de alimentos industrializados.

Você também pode conferir se na composição do produto há elementos como: gérmen de trigo, proteína hidrolisada de trigo, avena sativa, extrato de malte, aminoácidos de trigo, triticum vulgare, triticum aestivum, entre outros. No caso de doença celíaca, ou outro problema relacionado à intolerância a essa proteína, peça orientações ao seu médico sobre essa questão.

8 casos curiosos de produtos com glúten em sua composição

O glúten está presente em diversos tipos de produtos: alimentos industrializados, determinados cosméticos, medicamentos, entre outros. Confira alguns exemplos não tão óbvios de produtos que podem conter glúten.

1. Batatas fritas congeladas e batata chips

Embora determinados alimentos in natura, que compramos na feira e os preparamos em casa, não apresentem risco, na opção industrializada, como é o caso de boa parte das fritas congeladas, o produto é fabricado com trigo. Quanto às batatas chips, é comum que elas tenham aromas processados que contêm trigo, cevada ou centeio em sua composição.

2. Ketchup

Diversos condimentos, incluindo ketchup, mostarda e maionese, podem utilizar produtos com glúten como estabilizante, aromatizante ou espessante.

3. Sorvete

Pode parecer improvável esse item estar entre os produtos com glúten. Acontece que algumas marcas de sorvete utilizam farinha para espessar a mistura do sorvete.

4. Cachorro quente

Além do glúten presente no pão tradicional, essa proteína também é utilizada em algumas marcas de salsicha. E se no hot dog for utilizado algum alimento em conserva, o risco aumenta.

5. Conservas industrializadas

Após seu processo de fabricação, é possível que esses produtos apresentem glúten, especialmente conserva de carne, almôndegas e hambúrguer. Ainda, a conserva de picles, que se utiliza de vinagre de malte como elemento de envase e conserva, também apresenta esse perigo.

6. Ração para pets

Há alguns tipos de ração que levam glúten em sua composição. Quem tem desordens relacionadas ao glúten também deve restringi-lo da alimentação de seus animais de estimação. Isso porque os bichinhos estão sempre em contato com seu dono e, assim, pode ocorrer contaminação, por exemplo, por meio de lambidas.

7. Alguns medicamentos

Determinados remédios apresentam em sua composição farinha de trigo, amido de trigo e outros compostos com glúten. Esses elementos podem também estar na cápsula do medicamento. Há uma resolução da resolução da Anvisa que torna obrigatório incluir na bula se o medicamento contém glúten. É importante sempre ler com cuidado esse material.

8. Hambúrguer vegetariano

Alguns tipos de hambúrgueres vegetarianos contêm glúten da farinha de trigo, que é adicionada para dar liga ao produto. Isso pode ocorrer, também, com outros itens vegetarianos e veganos, portanto, atenção ao rótulo dessas mercadorias.

E então, você ficou surpreso em como o glúten pode ser utilizado em produtos que nem imaginamos? Conhece algum outro exemplo curioso? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *