O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é uma resposta imunológica do organismo ao glúten, que pode causar uma inflamação grave no intestino e levar à desnutrição de pessoas. O glúten pode estar presente em massas, como o pão, o macarrão, o bolo e a bolacha.

Essa doença pode ser de difícil diagnóstico, porque ela afeta as pessoas de formas diferentes. Existem mais de 200 sintomas possíveis da doença, podendo ocorrer no sistema digestivo ou em outras partes do corpo.

Normalmente, as pessoas desenvolvem a doença celíaca quando crianças, mas, outras, quando adultas – e a razão para isso acontecer ainda é incerta. Pessoas com a doença celíaca podem não apresentar qualquer sintoma. e mesmo assim, ser positivas no teste do sangue. Outras têm o sangue negativo (Teste de sangue), mas em uma biópsia intestinal apresentam positivo para a doença.

Independentemente do teste negativo ou positivo, ou de apresentar ou não os sintomas, todas as pessoas que têm a doença celíaca correm o risco de complicações no longo prazo.

No post de hoje, saiba mais sobre a doença celíaca, seus sintomas e tratamento. Acompanhe!

O perigo do glúten

O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina. Elas são encontradas na farinha de cevada, no centeio e no trigo e são unidas, na forma do glúten, quando adicionamos água.

O glúten torna a massa mais elástica para ser trabalhada e mais resistente para não se desfazer quando esticada, como acontece com o pão e o macarrão. Ele também ajuda no crescimento e na textura macia do bolo e do pão.

Dessa forma, o glúten está presente no cardápio da maioria da população global. No entanto, estima-se que até 2% da população mundial tenha a doença celíaca. No Brasil, uma em cada 200 ou 250 pessoas são celíacas, e muitas delas nem sabe que têm a doença.

Quando o celíaco continua a consumir glúten, com o tempo, as paredes do seu intestino vão inflamando e atrofiando, perdendo a capacidade de absorver nutrientes dos alimentos. Até mesmo remédios podem deixar de fazer efeito, causando diversas complicações médicas para o paciente.

Os sintomas da doença celíaca

Os sinais podem variar de acordo com a idade. Durante a infância, é comum diarreia, vômitos, falta de apetite, inchaço na região abdominal e prisão de ventre. Em adultos, crises de diarreia com dor e desconforto abdominal são mais constantes. Outros indícios da doença celíaca é a anemia, dermatite (inflamações na pele) e osteoporose.

Qualquer pessoa que sofra de um mal inexplicável e persistente por vários meses deve considerar a doença celíaca como uma possível causa a ser devidamente examinada. Aqueles que têm histórico da doença na família, principalmente parentes de primeiro grau (pais filhos, irmãos) devem ser rastreados. Nesses casos, os riscos de desenvolver a doença é 1 em 10 – em comparação com o risco de população geral, de 1 em 100.

O diagnóstico é feito em duas etapas. Na primeira, são realizados exames de sangue (triagem). Para confirmar uma suspeita, o médico alergologista pode solicitar uma biópsia do tecido intestinal (através de exame de endoscopia digestiva) a fim de verificar se ele está afetado.

O tratamento

A doença celíaca não tem cura e pode perdurar anos, ou até mesmo a vida inteira. Atualmente, o único tratamento para a doença é a adoção de uma dieta rigorosa sem a presença de glúten. Os celíacos devem evitar alimentos com trigo, centeio e cevada, como pão e cerveja.

E você, conhece alguém que possui a doença celíaca? Já pensou em fazer o teste da intolerância ao glúten? Quer saber mais informações sobre a doença? Escreva para a gente nos comentários ou entre em contato! Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *