6 cuidados para não ter alergia no alongamento de cílios

Acordar como se estivesse com maquiagem e com os cílios mais longos: essa é a principal premissa do alongamento de cílios, procedimento estético de grande procura em estabelecimentos de todo o país.

A praticidade e a beleza trazidas por essa técnica têm conquistado adeptas de todas as faixas etárias. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para que o procedimento não desencadeie problemas, como a alergia.

No post de hoje, conheça algumas dicas para não ter alergia ao fazer alongamento de cílios.

O que é o alongamento de cílios?

Também conhecido como extensão de cílios, o procedimento, que surgiu nos Estados Unidos, rapidamente conquistou celebridades e virou objeto de desejo de muita gente. Ele consiste, basicamente, na aplicação de fios ultrafinos e leves, semelhantes ao fio natural da área, aplicados sobre os cílios da pessoa, visando alongá-los, dar mais volume e destaque ao olhar.

Os fios utilizados podem apresentar diferentes curvaturas, espessuras, cumprimentos e até mesmo cores. Ainda, podem ser aplicadas técnicas diversas nesse procedimento, tais como volume russo e 3D.

6 dicas para que o procedimento não cause alergia

1. Verifique as contraindicações do alongamento de cílios

Conforme especialistas, há um risco mais elevado de pessoas com alongamento de cílios desenvolverem conjuntivite bacteriana. Também é importante saber que o procedimento não é recomendado para gestantes ou mulheres que estejam amamentando.

Ainda, quem apresenta antecedentes alérgicos na região e outros problemas oftalmológicos, como lesões em córnea, também deve evitar essa aplicação. Pessoas com queda de cabelo relacionadas a processos inflamatórios, doenças da tireoide e carências nutricionais, além de alopecia areata, também podem apresentar algum problema a partir da realização desse procedimento.

2. Prepare adequadamente seus cílios para o alongamento de cílios

Antes de realizá-lo, é importante se certificar de que seus cílios estejam limpos, sem maquiagem ou resíduo de outro produto. O profissional escolhido deverá fazer, também, essa checagem e higienização.

3. Realize o procedimento apenas em locais e com profissionais com credibilidade

A escolha do estabelecimento e do profissional aplicador é muito importante para evitar alergia e outros problemas ao fazer alongamento de cílios. Por isso, opte por local que siga as normas de segurança e higiene vigentes, e que tenha os devidos alvarás e licenças de funcionamento.

Esse tipo de cuidado é fundamental, pois, com o aumento da procura pelo procedimento, há alguns profissionais sem a devida formação e que, eventualmente, fazem a aplicação sem ter o conhecimento técnico e empírico necessário para tanto.

Além disso, o profissional que possui o conhecimento demandado terá diversos cuidados, como, por exemplo, não aplicar a cola próximo demais da pele – o que pode estimular o surgimento de alergia e outros problemas -, e utilizar uma proteção adequada nas pálpebras inferiores, para evitar que o contato do produto na pele cause quadros como os de dermatite.

4. Peça para testar e verificar os produtos

É possível fazer um teste antes da aplicação do alongamento. Além disso, o profissional deve solicitar o preenchimento de formulário sobre o histórico do cliente, incluindo questões sobre alergia. A partir daí, ele poderá ou não dar prosseguimento ao procedimento.

Também é válido checar os produtos a serem utilizados, se estão dentro da validade e, sobretudo no caso da cola, se ela segue padrões e tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não contendo formaldeído – um derivado do formol que pode gerar diversos problemas na região dos olhos.

5. Dê preferência ao uso de material não alergênico

Para não correr um risco desnecessário, faça o procedimento utilizando material hipoalergênico e dermatologicamente testado. Esse cuidado pode fazer toda a diferença para não ter alergia ou outros problemas.

Um estudo analisou casos de pessoas com problemas oculares decorrentes desse procedimento. Nenhuma delas tinha, então, histórico de doença ocular, porém, acabaram desenvolvendo condições como ceratoconjuntivite, blefarite alérgica e hemorragia subconjuntival. A principal causa identificada nesses casos foram as colas utilizadas na extensão – em algumas, foi detectada a presença de elementos nocivos como chumbo. Portanto, checar a composição desses produtos e utilizar apenas aqueles que são seguros é crucial para sua saúde e para o sucesso da extensão dos cílios.

6. Se sentir desconforto, procure um médico

Se, após fazer o alongamento de cílios, você sentir desconforto na região, ardor, vermelhidão, coceira ou inchaço, a recomendação é lavar bem o local com sabão neutro e água e procurar um médico a fim de checar se algum dano foi causado, ou se surgiu uma reação alérgica.

E então, você já conhecia esses cuidados para não ter alergia ao fazer alongamento de cílios? Já fez ou pensa em fazer esse procedimento estético? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *