O que é dermatite perioral e quais os sintomas?

Por vezes confundida com acne ou outros problemas que acometem a região do rosto, a dermatite perioral é um transtorno cutâneo não contagioso, relativamente comum sobretudo entre o público feminino em idade fértil e também acomete crianças, sendo menos comum em homens.

Esse problema pode ser mostrado com bastante frequência na rotina, em função de atingir uma parte do seu rosto bastante exposta. No entanto, é importante acompanhar os seus sintomas e tomar medidas preventivas para evitar a sua manifestação.

Neste artigo, saiba mais sobre o que é dermatite perioral, seus sintomas, diagnóstico e tratamento. Confira um seguir.

O que é dermatite perioral?

A dermatite perioral é uma doença inflamatória da pele que atinge a região da face, principalmente ao lado da boca e do nariz, podendo evoluir, também, para a área dos olhos .

A causa da doença não é motivo de consenso, mas estudos relacionam com disfunções da barreira epidérmica, alterações da microflora cutânea e problemas no sistema imunológico do indivíduo. A condição é identificada, muitas vezes, em quem tem alergia ou outros problemas respiratórios.

O problema acomete, geralmente, mulheres entre 15 e 40 anos de idade e também pode ocorrer em crianças. Dentre os principais fatores indutores para o surgimento da doença estão a utilização de cremes cosméticos e maquiagens oclusivas, uso prolongado de corticóide tópico ou inalado (em bombinhas), creme dental fluorado, anticoncepcional, e falta de higiene adequada com a pele.

Sintomas principais e diagnósticos da dermatite perioral

Entre os principais sintomas dessa condição, estão:

  • Pequenas pápulas avermelhadas, sobretudo ao redor da boca.
  • Pústulas na pele.
  • Ressecamento e descamação da pele.
  • Coceira.
  • Queimação e irritação na pele.

O diagnóstico da doença é feito por meio da avaliação dos sintomas e da aparência da pele. A doença pode ser confundida com outras patologias cutâneas, como acne, rosácea e diferentes tipos de alergia. Já que alguns sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças, o diagnóstico deve ser feito por um médico especialista.

Tratamento para dermatite perioral

É fundamental interromper o uso de cremes e pomadas contendo corticóide. Em alguns casos, a suspensão lenta e gradual orientada por um profissional médico especialista é necessária para se evitar o efeito rebote, ou seja, a piora após a suspensão.

Neste momento, deve-se evitar, também, o uso de sabonetes agressivos, cosméticos e maquiagens até a descamação da pele amenizar – caso contrário, estes serão agravantes para o problema.

Medicamentos tópicos contendo antibióticos, imunomoduladores e alguns tipos de ácidos são utilizados a depender de cada caso. Nos casos mais graves, antibióticos orais, como a doxiciclina, amoxicilina com clavulanato e sulfas, podem ser utilizados.

A doença pode ter curso recidivante e mesmo após um tratamento bem feito, outras crises podem ocorrer. Assim, evitar uso desnecessário e por longos períodos de corticóide na pele e de cosméticos com veículos oclusivos, além de manter a proteção e hidratação da pele, com produtos devidamente prescritos por médicos especialistas são medidas preventivas.

E então, ficou mais claro para você o que é dermatite perioral e quais são seus sintomas? Até a próxima!

Compartilhe:

2 thoughts on “O que é dermatite perioral e quais os sintomas?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *