O que é a urticária aguda? Como ela afeta as crianças?

Neste artigo, saiba mais sobre a urticária aguda em crianças e confira dicas para prevenir seus filhos dos males relacionados a essa doença.

O que é a urticária aguda?

A urticária que chamamos de aguda é um tipo de urticária cujo quadro se resolve em até 6 (seis) semanas, ou seja, os sinais e sintomas são limitados a esse tempo. Ela se caracteriza pelo surgimento de placas vermelhas na pele (chamadas de urticas), que aparecem e somem em diversos locais do corpo, de tamanhos variados e que coçam bastante. Pode vir associada a inchaços (que chamamos de angioedema) em alguns locais do corpo, principalmente na face (ao redor dos olhos e lábios), mãos e pés. O quadro pode ser de leve intensidade até crises mais graves, aonde o paciente chega a ser internado.

A urticária aguda pode ter como causas mecanismos alérgicos ou não. Cerca de 20% da população no mundo pode sofrer de uma crise de urticária aguda na vida e nunca mais apresentar nada do tipo. Em uma parte dos casos não se encontra uma causa, e nos que tem uma causa identificável os agentes mais envolvidos são alimentos, medicamentos, picadas de insetos e infecções, especialmente as infecções virais no caso das crianças.

Assim, quando a urticária aguda se caracteriza como uma manifestação alérgica que surge a partir da exposição a determinado agente externo (o alérgeno) existe uma relação clara de causa e efeito, entre a exposição ao alimento ou medicamento, por exemplo, e o surgimento da crise de urticária aguda.

A urticária aguda alérgica, então, nada mais é do que uma hipersensibilidade (resposta) da pele em relação à exposição à determinada substância/condição/componente. E quando é não alérgica, urticária aguda determinada por infecções por exemplo, surge durante ou poucos dias após a doença.

Por que a urticária aguda é comum em crianças?

A urticária aguda é bastante evidenciada no público infantil, em especial nos primeiros anos de vida. Isso porque nesse período ocorre o primeiro contato do organismo com determinadas substâncias (como em alimentos e medicamentos) – o que pode acabar acarretando o surgimento e o descobrimento de alguma alergia. Além do fato de quadros infecciosos, principalmente os virais, serem mais freqüentes na infância.

Por isso, é fundamental ter atenção aos sintomas e buscar o correto diagnóstico, garantindo tratamento adequado e, principalmente, o bem-estar das crianças.

 

Como prevenir os pequenos da urticária aguda?

Cabe aos pais um cuidado especial com as crianças, evitando manifestações mais severas de urticária aguda. Manter hábitos de higiene e hidratação da pele, priorizando o uso de produtos (peças de roupa, pomadas, fraldas) de boa procedência e qualidade é o primeiro passo nesse processo. Ter alimentação e hábitos de vida mais saudáveis ajuda bastante.

Ainda, fazer a introdução de novos alimentos aos poucos e controlar o uso de medicações podem ser estratégias inteligentes para evitar que as crianças sofram o risco de ter uma urticária aguda. Diante disso, sempre seguir as recomendações do pediatra assistente é muito importante.

Como tratar a urticária aguda em crianças?

O primeiro passo para o tratamento da urticária aguda é o seu correto diagnóstico. Por isso, a partir de qualquer suspeita dessa condição, é preciso procurar atendimento médico.

Depois disso, o médico vai prescrever medicações para aliviar e controlar a crise, que aos poucos vai melhorando. A investigação é feita em um segundo momento.

Assim, buscar identificar quais ações podem ter sido as causas desse episódio é importante. Tente lembrar se a criança ingeriu algum alimento diferente, se tomou alguma medicação ou se apresentou algum sinal de infecção ajuda a tentar identificar um possível desencadeante.

A urticária aguda pode ser bastante incômoda, especialmente para os pequenos. Por isso, em qualquer caso de manifestação diferente na pele do seu filho, não hesite em buscar ajuda médica. Procure identificar as causas da urticária aguda e administre o melhor tratamento de acordo com a prescrição médica – afinal, as crianças precisam de atenção especial para que estejam sempre felizes e cheias de saúde.

Sendo assim, é fundamental que o diagnóstico e o tratamento sejam conduzidos por um médico especialista ou outro que tenha conhecimento sobre a doença.

E então, ficou mais claro para você como se dá a urticária aguda em crianças? Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *