Por que algumas pessoas desenvolvem alergia e outras não?

As doenças alérgicas são cada vez mais comuns nos dias atuais, acometendo um número cada vez maior de pessoas. Seja qual for a substância causadora da alergia, ela pode se configurar como um risco sério à saúde, prejudicando a qualidade de vida e o bem-estar. Mas por que será que algumas pessoas desenvolvem alergias e outras não?

Existem teorias que levam a explicações no que tange às razões de um organismo desenvolver ou não doença alérgica, porque algumas pessoas sofrem e outras não com esse mal.

Que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo a seguir e descubra porque algumas pessoas têm alergia e outras não.

1. Pessoas têm alergias em função de fatores genéticos

Os fatores genéticos são a primeira causa apontada para o aparecimento de alergias, se constituindo como a hipótese mais relevante. Isso porque o material genético apresenta características específicas desse tipo de reação do corpo, as quais são transmitidas por meio do pai ou da mãe (ou ambos). Passando de geração para geração.

Estima-se que a probabilidade de um filho de pais alérgicos nascer com o mesmo perfil é de cerca de 70% (ou de 30-50% nos casos em que apenas um dos dois é alérgico) – um número bastante expressivo para o contexto. Assim, como características físicas e de algumas doenças, a alergia também é uma herança que passa de geração para geração e pode-se dizer que, por isso, algumas pessoas têm alergia e outras não.

2. Fatores situacionais (exposição ao ambiente)

Ainda que os fatores genéticos tenham se sobressaído na questão de desenvolvimento de alergias, é preciso também considerar o modo de vida dos indivíduos na análise do porquê algumas pessoas desenvolvem alergias e outras não.

Isso porque os hábitos do dia a dia, bem como as condições do ambiente em que se vive, podem impactar diretamente para o aparecimento de novas alergias. A dieta realizada (tipo de alimento, qualidade, etc.), as condições de trabalho e moradia, a higiene do corpo e dos espaços de convívio, bem como a exposição a agentes agressores, são todos pontos com atuação importante na saúde do corpo. As alergias então podem surgir havendo uma predisposição do organismo associada a exposição a fatores ambientais (externos) que geram alterações no sistema imunológico.

3. Fatores psicológicos

A doenças alérgicas no organismo também podem sofrer forte influência com questões de equilíbrio emocional, configurando-se como uma ocorrência também de relação com a condição psicológica. Isso porque fatores como o estresse, o cansaço, a ansiedade e a depressão podem atingir diretamente o sistema imunológico, o fragilizando e deixando vulnerável para o desenvolvimento de novas doenças.

As alergias acabam se “aproveitando” dessas condições e deixando o corpo mais reativo à exposição a agentes agressores.

As variáveis para o desenvolvimento de alergias se baseiam, basicamente, nos dois primeiros pilares, com certa influência desse terceiro, lembrando de que um pode contribuir para o outro – elevando a probabilidade de o organismo ser alérgico. Ainda que a influência genética seja a mais relevante dentro desse quadro, não é possível desconsiderar a relevância das demais.

Por isso, tomar todas as devidas precauções, evitando exposições perigosas e cuidando da saúde como um todo é extremamente importante dentro do processo preventivo. Independentemente da causa, os sintomas não podem ser negligenciados e considerá-los com antecipação – pelas pessoas que têm alergia ou não – é muito importante para garantir uma vida com saúde.

E então, ficou mais claro para você por que algumas pessoas têm alergia e outras não? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *