5 dicas para evitar alergia no carnaval

Seja para curtir os dias de descanso ou cair na folia, não há quem não curta o feriado de carnaval. A data é uma das mais esperadas do ano e, geralmente, vem acompanhada de muitas festas, viagens e encontros com a família e amigos. Mas apesar de todas as alegrias, o carnaval também pode trazer alguns inconvenientes. A piora da alergia no carnaval, por exemplo, é um fator que pode comprometer seu planejamento para a data.

Então, que tal saber como evitar esse quadro bem na época da folia? Confira, a seguir, 5 dicas importantes para manter a sua saúde em dia, livre de riscos alérgicos.

1. Utilize repelente

Os insetos, especialmente nos dias mais quentes e úmidos, podem incomodar. Por isso, antes de sair de casa para curtir a folia, a praia ou outras programações, a dica é passar um bom repelente.

Ele pode ser utilizado em todo o corpo, com exceção do rosto, e precisa ser reaplicado depois de algumas horas. E não esqueça: prefira um produto que tenha qualidade garantida, com menor chance de causar irritação ou alergia na pele. Sempre consulte seu dermatologista ou alergologista para saber o produto mais indicado e seguro, assim como o modo correto de usar.

2. Evite alimentos desconhecidos para fugir da alergia no carnaval

Principalmente para os que vão curtir a folia longe de casa, a dica é evitar alimentos desconhecidos. Nessas datas, temos tendência a querer experimentar novos pratos, e esses podem representar uma grande ameaça para quem desconhece ser alérgico a determinado alimento ou quem já é alérgico e corre o risco de ingerir o alimento ao qual é sensível desavisado, sem saber assim dos ingredientes dos pratos que consome.

Por isso, prefira uma alimentação balanceada e escolha alimentos com os quais você já esteja acostumado, que conhece a procedência e preparo.

3. Cautela com as maquiagens

Muito brilho, maquiagens, tintas… isso é, mesmo, a cara do carnaval! Mas você sabia que determinados cosméticos podem desencadear fortes alergias na pele de quem é ou se torna alérgico a alguns dos componentes desses produtos? Isso mesmo, eles podem causar irritação, coceira e pele vermelha, as vezes com lesões (feridas).

Os casos dessa alergia no carnaval são inúmeros e tomar cuidado é a melhor prevenção. Então, antes de sair pintando o rosto, tenha atenção: prefira produtos antialérgicos e com boa qualidade, de boa procedência e sempre com o consentimento do seu médico dermatologista e/ou alergologista, garantindo a saúde da sua pele e a alegria de seu carnaval!

4. Utilize filtro solar

O calor excessivo e o sol forte são fatores causadores ou de piora de algumas doenças alérgicas. O suor da pele, ambientes pouco arejados e o aumento da temperatura corporal podem ser capazes de promover fortes reações. Por isso, uma atitude tão simples como o uso de filtro solar se torna fundamental.

Aplique o produto antes mesmo de sair de casa e repasse de 3 em 3 horas, ou até antes se necessário, sempre preferindo o que tem fator de proteção superior a 30. E é claro, se o seu carnaval for em exposição direta ao sol – praia, mar, piscina -, repasse o produto com mais frequência e busque locais sombreados para descanso.

5. Prefira roupas leves e confortáveis

Carnaval é época de muitas fantasias e roupas diferentes, e esse é outro ponto de atenção para quem quer curtir a folia em segurança. O excesso de pedrarias e bordados, assim como a aplicação de plumas e outros adereços, podem ser fortes ameaças à saúde da pele.

Além de poderem causar alergias, esse são itens que podem machucar o corpo, até de quem já tem alguma dermatite (inflamação na pele). Por isso, antes de escolher o que usar no carnaval, pense nas reações que os adornos podem causar à sua pele. Para evitar riscos, prefira tecidos leves, plumas antialérgicas e poucos bordados. Evite o contato direto desses itens com a pele ou os utilize por pouco tempo. Tente conhecer a constituição de todos para saber se você já não é sensível a algum componente da peça do adorno ou da roupa.

A época é de descontração, mas manter uma rotina de cuidados é essencial para aproveitar um dos feriados mais esperados do ano. E não os subestime, pois por mais simples que pareçam ser, fazem toda a diferença para garantir o seu bem-estar.

E então, pronto para seguir nossas dicas e evitar alergia no carnaval? Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados? Deixe sua mensagem nos comentários e boa folia!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *