O tempo seco prejudica as alergias respiratórias?

Um dos maiores problemas de quem sofre com as alergias respiratórias é o tempo seco. Embora muitas pessoas relacionem essas alergias ao frio, a causa de cada uma delas é a baixa umidade do ar, característica desta época o ano.

Entretanto, você sabe exatamente porque o tempo seco prejudica as alergias respiratórias? No artigo de hoje, você também vai descobrir quais as alergias respiratórias que podem ocorrer, como tratá-las e preveni-las. Acompanhe. 

Por que o tempo seco prejudica as alergias respiratórias?

Quem sofre com problemas de saúde, principalmente os respiratórios, fica em uma situação complicada nesta época do ano, não é mesmo? Embora muitas pessoas pensem que o frio é a causa das doenças respiratórias, na verdade, o que causam esses problemas é o tempo seco.

O que acontece é que partículas de diversos tipos ficam suspensas no ar e são inaladas pelas pessoas. Dentre elas estão o enxofre, que sai do escapamento dos veículos, a poeira, os restos de materiais queimados, pelos de animais domésticos, pólen das flores e outros agentes que causam alergias.

No tempo da estiagem, você respira um oxigênio mais seco e, para chegar ao pulmão, é necessário um esforço maior do sistema respiratório, o que causa a reação alérgica.

Quais as principais alergias respiratórias provocadas pelo tempo seco?

1. Reações alérgicas

Quem sofre com o clima seco pode apresentar tosse seca, crises de rinite, ressecamento da pele, coceiras e falta de ar. As crianças, idosos e pessoas que já sofrem com alguma doença respiratória são os mais vulneráveis a essas reações alérgicas.

2. Asma

O tempo seco pode provocar a asma.  Por ser uma doença crônica, o pulmão do asmático é mais inflamado, e como no tempo seco o ar chega menos filtrado, isso sobrecarrega o sistema respiratório, que já não é bom.

3. Rinite alérgica

Há muitas substâncias tóxicas e micropartículas de poeiras suspensas no ar no tempo seco. Isso irrita a mucosa nasal e provoca a rinite alérgica, fazendo com que adultos e crianças sofram com os sintomas.

4. Faringite

A doença é uma inflamação da faringe ocasionada quando a umidade do ar está baixa. Nessas situações, o muco fica mais espesso, de modo que as bactérias e os vírus permanecem mais tempo no organismo e se proliferam.

5. Sinusite

Com o clima seco, as membranas que revestem os seios nasais acabam não drenando o muco, que fica mais espesso por falta de umidade.

Como o ar não circula de forma adequada, os vírus e as bactérias se reproduzem com facilidade e favorecem a sinusite, que se caracteriza como uma inflamação na face. Geralmente as pessoas sentem dor de cabeça, incômodo na região abaixo dos olhos e coriza.

6. Bronquite

A bronquite é uma inflamação nos brônquios. O problema é caracterizado pela tosse e o aumento da secreção da mucosa nos brônquios acompanhada ou não de febre. As crianças são as mais atingidas pela doença e são as que mais sofrem com o tempo seco.

Como tratar as alergias respiratórias?

Caso sinta algum sintoma relacionado às alergias respiratórias, é importante procurar um médico alergologista para diagnosticar seu problema e definir o tratamento mais adequado para o seu caso.

É importante lembrar que os tratamentos para as alergias respiratórias vão depender dos sintomas que o paciente apresentar. Entretanto, para cuidar desse tipo de doença, o médico pode receitar anti-histamínicos e corticoides, que vão eliminar o desconforto dos sintomas alérgicos.

Como prevenir?

1. Tome bastante líquido

É importante tomar muito líquido em qualquer fase da vida ou época do ano. Entretanto, redobre os cuidados quando o clima estiver seco.

2. Evite o acúmulo de poeira

Sabe aquele tapete da sala ou aquela cortina do quarto? Evite-os! Quem tem alergia respiratória precisa ficar longe desses itens de decoração, pois eles acumulam poeira e ácaros.

3. Use o aspirador de pó para limpar a casa

A vassoura ajuda a levantar poeira. No lugar dela, use o aspirador de pó e o pano úmido para limpar a casa. Dessa maneira, você evita respirar um ar mais contaminado. 

4. Use umidificadores

Os umidificadores ajudam a melhorar a umidade do ar, assim como as bacias com água e as toalhas molhadas no ambiente. Use-os apenas durante o dia, pois de noite a umidade do ar tende a aumentar.

5. Evite exercícios físicos ao ar livre entre às 10 e às 16 horas

Se você gosta de caminhar ao ar livre, evite o exercício físico entre às 10 e 16 horas. Essas horas são as piores porque exigem maior esforço do organismo para a prática da atividade. 

Agora que você já sabe que o tempo seco prejudica as alergias respiratórias, tomará mais cuidado com seu corpo e com o ambiente durante o período mais seco do ano, não é mesmo? Entretanto, se sentir algum sintoma de alergia, marque uma consulta com o médico especialista para que você possa fazer o tratamento adequado.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

One thought on “O tempo seco prejudica as alergias respiratórias?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *