Como evitar alergia na Páscoa?

A chamada “alergia a chocolate” pode estar mais presente em época de Páscoa, acaba sendo um grande inconveniente, sobretudo para as crianças. Isso porque são os pequenos os que mais podem sofrer com esse tipo de estigma, impedindo que se deliciem com os tão esperados “ovos do coelhinho”.

No entanto, algumas precauções podem ser tomadas para esclarecer o que pode ou não ser alergia na Páscoa e evitar o incômodo em adultos e crianças. Por isso, confira, a seguir, um pouco mais sobre essa alergia, como ela pode ser evitada e quais são os principais substitutos para o chocolate. 

Alergia ao alimento que é?

A alergia ao alimento é uma reação adversa desenvolvida pelo organismo a partir do contato com esse alimento, ou com um de seus componentes. Ela pode surgir logo após a ingestão ou depois de algumas horas, de acordo com o organismo de cada pessoa.

A reação alérgica pode desencadear sintomas, como falta de ar, náuseas, vômitos, dor abdominal, inchaço, vermelhidão na pele, coceira e dores de cabeça. Ainda que possa parecer uma alergia sem grandes riscos, quando em maior escala, pode desencadear problemas mais sérios ou até fatais – especialmente em bebês e crianças.

As causas da alergia ao chocolate

A alergia pode ser desencadeada a partir de inúmeras substâncias presentes na composição dos chocolate. Dentre as mais comuns estão o próprio cacau, o leite e alguns recheios comumente utilizados (castanha, amendoim, passas, amêndoa, etc.). Corantes e conservantes podem ser prejudiciais para quem já é alérgico.

E vale reforçar que essa alergia pode surgir com o passar do tempo (assim como pode desaparecer também). Ou seja, não quer dizer que só porque você já consumiu determinada substância em outro momento da vida, e não percebeu sintomas, que está livre de sofrer reações. Identificar essa causa específica é essencial para evitar novas ocorrências, bem como realizar o tratamento adequado quando necessário.

Assim, a alergia não é ao doce (chocolate) em si, e sim a um ou mais de seus constituintes.

Como evitar alergia aos componentes de chocolate nesta Páscoa?

A única forma de evitar alergia aos componentes de chocolate é inibir o contato com a substância alergênica. (após identificar).

No caso do chocolate, cujas causas da reação podem ser diferentes substâncias, o primeiro passo é procurar um médico alergologista para entender essa reação. Com o diagnóstico preciso, é possível manter distância daquilo que lhe é prejudicial, evitar alergia aos componentes do chocolate e buscar alternativas para a sua substituição.

Assim, o médico alergologista é habilitado para saber se os seus sinais e sintomas são de alergia mesmo, e tentar identificar a qual ou quais componentes do chocolate você está sensível e deve evitar ingerir ou ter contato.

Como encontrar alternativas para evitar alergia na Páscoa?

Identificada a razão da alergia, pode-se partir para a busca de soluções para consumo. Não é porque você tem essa restrição e quer evitar alergia a um ou mais componentes do chocolate que não poderá aproveitar as delícias da Páscoa!

Se a reação estiver atrelada aos recheios do chocolate, a dica é consumir apenas os que não apresentam essas variedades. Mas, se atente aos rótulos, pois, às vezes, o chocolate é processado em equipamentos junto a essas outras substâncias, podendo conter traços dos alergênicos.

Já se a alergia for ao leite, opte por chocolates sem esse componente (sim, já há opções no mercado nesse formato) ou pelos produzidos à base de soja. Em ambos os casos, o sabor é praticamente o mesmo, e as variedades incluem sabores e recheios diferentes.

Para os alérgicos ao cacau, a melhor alternativa é a alfarroba – uma espécie de vagem, semelhante ao feijão, que tem em sua polpa um sabor muito semelhante ao do cacau. Além de ser uma excelente opção para os alérgicos, ela é uma alternativa saudável – rica em vitaminas e isenta de açúcares, glúten e lactose.

A alergia ao cacau é mais rara, mas também pode ocorrer.

Nada de se preocupar à toa, pois até quem sofre de alergia a chocolates tem direito a uma Páscoa recheada! Com um pouco de cuidado e algumas substituições você e toda a criançada vão poder aproveitar todas as delícias dessa data!

E então, tiramos sua dúvida sobre como evitar alergia na Páscoa? Se precisar de alguma outra orientação, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *